LIGA ZGT - REGULAMENTO 8º CAMPEONATO SUPER GT-500 GTSPORT




Categoria SUPER GT-500

  1. Período de Inscrições: de 11 maio até 19 de maio.
  2. Nome completo
  3. ZAP ou Facebook
  4. ID na PSN
  5. Inscrição 40 reais.
  6. 5 Etapas
  7. Piloto escolhe o horário a participar das restrições abaixo:
  8. Horário de abertura de Lobby 
  9. Grupo 1 Sexta-feira 20h00 - livre - máximo 3 pilotos por equipe
  10. Grupo 2 Sexta-feira 00h00 - livre - máximo 3 pilotos por equipe
  11. Grupo 3 Domingo 21h00 - máximo 3 pilotos por equipe

  12. Pagamento será realizado em conta bancária ou pelo mercado livre e boleto bancário.
  13. So será inscrito piloto após o pagamento de inscrição.

Contatos: 
Piloto terá que solicitar mensagem no e-mail equipezgt6@gmail.com ou facebook https://www.facebook.com/profile.php?id=100012002088641 para receber solicitar o pagamento da sua inscrição.
Ou ZAP 17 991259052 - 

Adicionar ID na PSN ZUQUEIRO
Narração: ZUQUEIRO 
Canal Youtube: LIGA ZGT

*Premiação:

Campeão: Trofeu personalizado
Vice Campeão: Medalha personalizada
3º Lugar: Medalha personalizada
Da categoria.

Envios ficará a critério da Organização.



2.0 Transmissão ao vivo

Todas as Etapas serão com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT.
Narração: ZUQUEIRO

As transmissões serão realizadas após inicio do treino classificatório.

link: https://www.youtube.com/channel/UCPvPMI3S3g2XRIyJLf85z4A

Para entrevistas piloto terá que adicionar skype LIGA ZGT.


3.0- Veículos disponíveis:



  1. Os veículos serão da categoria GR.2
  2. 3 veículos estará presentes nessa temporada categoria GT-500 denominada no jogo GR.2
  3.  Carros serão sorteados no dia 22 de maio as 22h00
  4. Nissan, Honda e Lexus
  5. Configuração de Peso e potência conforme abaixo nas imagens.
  6. O número máximo de carro iguais será de 5.


4.0- DAS ETAPAS

As etapas ocorrerão de acordo com a agenda do campeonato, caso ocorram problemas que impeçam o bom andamento, conforme critérios do diretor de prova, a data da prova poderá ser alterada.
O campeonato será com treinos qualificatórios de 10 minutos para cada corrida.
O horário do inicio do Treino Qualificatório será colocado no chat da sala.
Será obrigatório o piloto estar em party para ouvir o briefing de corrida e receber as informações daquele dia de corrida.
Novo sistema de Treino Classificatório.




5.0 Configurações da Corrida e Treino Classificatórios: 

1ªEtapa Circuito de Fuji Speedway corrida com 60 minutos de duração.
Grupo 1 dia 29/05 horário 20h00
Grupo 2 dia 29/05 horário 00h00
Grupo 3 dia 31/05 horário 21h00








2ª Etapa Circuito Interlagos corrida com 40 minutos de duração.
Grupo 1 dia 05/06 horário 20h00
Grupo 2 dia 05/06 horário 00h00
Grupo 3 dia 07/06 horário 21h00





3ª Etapa Circuito La Sarthe corrida com 50 minutos de duração.
Grupo 1 dia 12/06 horário 20h00
Grupo 2 dia 12/06 horário 00h00
Grupo 3 dia 14/06 horário 21h00





4ª Etapa Circuito Autodromo Nazionale di Monza corrida com 50 minutos de duração.
Grupo 1 dia 19/06 horário 20h00
Grupo 2 dia 19/06 horário 00h00
Grupo 3 dia 21/06 horário 21h00





5ª Etapa Circuito Suzuka corrida com 90 minutos de duração.
Grupo 1 dia 26/06 horário 20h00
Grupo 2 dia 26/06 horário 00h00
Grupo 3 dia 28/06 horário 21h00







5.0 Configurações da Corrida:










7.0- Da pontuação:

1º =25
2º =18
3º =15
4º =12
5º =10
6º =8
7º =6
8º =4
9º =2
10º =1


7.1- Em caso de empate na pontuação, os critérios adotados serão:
1 - As melhores posições terminadas nas provas.



📄8.0- DA PILOTAGEM E PENALIDADES POR MÁ CONDUÇÃO

Regras Gerais

Definições gerais: incidente é o contato em que não há dano a nenhum dos carros envolvidos mas havendo perda de tempo para algum dos pilotos podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, acidente é o contato em que há dano a algum dos veículos, podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, contato inocente é o contato em que nenhum dos pilotos sofre qualquer perda devido a ele, não havendo culpabilidade.

Defina-se preferencial: no caso de dois pilotos estiverem parcial ou totalmente lado a lado rumo a um ponto ou uma curva em que na melhor trajetória a ser percorrida por ambos há sobreposição de linhas, haverá casos em que ambos devem dar espaço um ao outro(mesmo significando uma trajetória e velocidade subótima, leia-se, por exemplo, ao dividir uma curva) e casos deles deve desacelerar pelo outro ter prioridade, neste caso, um dos pilotos tem a preferencial (exemplo, antes de dividir uma curva, um carro está menos de metade do veículo lado a lado, o piloto a frente tem a preferencial e o outro deve desacelerar). A preferencial é usada para julgar culpabilidade no caso de incidentes e acidentes.

Linha ótima: linha de percurso que leva ao menor tempo de volta em uma pista.

Regras gerais

1 - Todo piloto tem como prioridade evitar incidentes e acidentes, sendo essa regra aplicada acima das outras. Exemplo, um piloto atravessar um carro "fantasma" para evitar contato com outro piloto. A toda regras abaixo, acrescenta-se que pode ser desrespeitada se o piloto o fizer para evitar um incidente ou acidente e/ou que não tenha um ganho de tempo ao fazê-lo.

1.1 - Todo piloto que não fizer o que estiver ao seu alcance para evitar um acidente evitável será penalizado. Exemplo: piloto tenta se aproveitar de um acidente à sua frente e não desacelera, tendo um imprevisto, algo inerente a acidentes, e acaba se acidentando junto e piorando a gravidade dos danos dos outros.

2 - Nenhum piloto deve andar no sentido contrário ao da corrida, exceto se manobrando após alguma rodada ou saída de pista no momento em que for seguro o fazer sem entrar no caminho de outros carros, leia-se, um piloto manobrando não deve causar com que um piloto em velocidade de corrida altere sua linha planejada para evitar contato, sendo passível de punição.

3 - Nenhum piloto deve atravessar outro carro que esteja fantasma.

4 - Todo piloto com danos significativos em seu carro deve dar preferencial (leia-se, sair da linha ótima de corrida) a pilotos com carros inteiros ou com danos que gerem uma diferença de velocidade significativa (use-se cerca de 5 segundos por volta ou mais de 2 segundos por setor, não sendo estes parâmetros fixos nem absolutos, sendo cada caso e suas subjetividades avaliadas pelos comissários de prova)

5 - É proibido ao piloto usar piloto automático durante a qualificação ou durante ao corrida.

Saída do pit em qualificação e em corrida:
1 - A preferencial é de quem já está na pista, exceto pistas em que a saída do pit se sobrepõem à linha ótima. Neste caso, ao sair do pit, o piloto deve-se manter na faixa associada à linha ótima e só podendo sair dela no caso de poder sair desta linha sem causar alteração de percurso de outros carros mais rápidos.

2 - É obrigação do piloto em pista cuidar para não ter contato de pilotos saindo do pit. Em caso de piloto saindo do pit em pista que a saída do pit se sobrepões à linha ótima, este deve sair da linha para evitar contato. Em caso de ultrapassagem, ou qualquer outro motivo, em pistas que a saída do pit não se sobrepõem à linha ótima e um piloto estiver saindo do pit, o piloto em pista deve agir de acordo para evitar contato, abortando a ultrapassagem ou desacelerando.

Qualificação:
1 - Nenhum piloto que não esteja em volta rápida deve causar com que outro piloto em volta rápida seja obrigado a alterar seu percurso saindo da linha ótima.

2 - Nenhum piloto em volta rápida sem nenhum dano em seu carro tem obrigação de mudar seu percurso por nenhum outro carro, mesmo se o outro carro estiver significativamente mais rápido.

Largada:
1 - No caso de largada lançada pelo jogo, aplicam-se desde o momento em que o jogo passa o comando do carro para o jogador as regras de corrida em curso

2 - No caso de largada com safety car, aplicam-se as regras abaixo:

2.1 - O piloto deve aguardar a passagem do safety car e a saída dos pilotos à frente para se locomover, na ausência de safety car, deve aguardar os pilotos da frente se locomoverem. No caso de um piloto demorar mais do que 5 segundos para se locomover após a saída do da frente, o piloto pode partir.

2.2 - O piloto deve manter-se entre a velocidade mínima tal e veocidade máxima tal, é proibido ao piloto usar os freios durante a volta de aquecimento de pneus, exceto para evitar incidentes no caso de imprevistos.

2.3 - Recomenda-se que o piloto mantenha um intervalo de 1 a 1,500 segundo para o piloto à sua frente.

2.4 - No caso de imprevistos e o piloto perder contato com o piloto à frente, o piloto pode ultrapassar o limite de velocidade e usar os freios até chegar a um intervalo de 2 segundos do piloto da frente, sendo a regra 2.2 aplicada novamente no intervalo de distância entre 0,700 e 1,300 segundos. ( se o safety car desacelera para esperar, os pilotos à frente são prejudicados por esfriamento de pneus, além da questão de tempo de demora para se comunicar com o piloto do safety car, além de o caso de o pole estiver sem safety car à frente)

2.5 - Exceto casos excepcionais, como acidentes, é proibida a ultrapassagem durante a volta de apresentação.

2.5.1 - O piloto que rodar o seu veículo ele somente poderá retornar a sua posição que ele estava se ele não possuir danos ou não cair para última posição.

2.6 - O piloto só poderá ultrapassar, quando passar na linha de chegada.

Corrida em curso


1 - Ultrapassagens: recomenda-se fazê-las nas retas. Um piloto tem o direito de dividir a preferencial se estiver com mais da metade do carro lado a lado do outro carro antes do ponto de frenagem usual que os pilotos usam em outras voltas. Menos do que isso, o piloto deve desacelerar e posicionar-se atrás do outro veículo antes do ponto em que ele começa a virar, leia-se, não pode causar alteração no percurso do piloto da frente da linha ótima da corrida.

2 - Relativo a mergulhos: um piloto só pode ultrapassar outro estando atrás no ponto de frenagem usual se a diferença de desempenho dos carros for o suficiente para estar à frente do outro carro no ápice da curva se em nenhum momento causar alteração significativa de trajetória do piloto que vinha mais devagar à frente.

3 - É permitido ao piloto mudar sua trajetória uma única vez para defender sua posição antes de um curva. No caso de mudança de faixa, o piloto recomenda-se permanecer na mesma faixa inclusive durante a curva, sendo-lhe sugerido não retornar a faixas anteriores e deixar o espaço de um carro na faixa externa. Exemplo, se puxa o carro para a direita 2 faixas, deve fazer a curva usando essas duas faixas como referência, dando a oportunidade de o outro piloto ultrapassar por fora e emparelhar até o ponto do ápice da curva. Após o ápice da curva, o piloto pode espalhar se o carro que estiver por fora não estiver com sua metade lado a lado, voltando a ter preferência a partir desse ponto. No caso de o piloto ultrapassando por fora estiver com no mínimo sua metade lado a lado, a preferencial é dividida entre ambos. Devido à complexidade das peculiaridades de cada ultrapassagem e situações possíveis, será aplicado o bom senso dos comissários de prova.

4 - Pilotos retardatário não pode causar alteração de percurso quanto à linha ótima sendo percorrida pelos pilotos que estiverem lhes dando volta, mesmo que para isso seja necessário desacelerar e sair da sua linha ótima de percurso.

5 - Treino qualificatório será proibido o piloto diminuir a quantidade de combustível. Todos os pilotos terá que iniciar com o combustível inicial. 

6 - Piloto que tiver problema de equipamento comprovado por fotos ou vídeos até o final da prova será considerado que participou de toda a prova. O piloto terá que fazer a volta de apresentação e ficar parado nos boxes para ser validado. Em caso do piloto abrir a volta 2 que será a primeira volta de corrida não será aceito o pedido.

Entrevistas
1- Será obrigatório o piloto utilizar um fone para se comunicar com o diretor de prova narradores e comentarista. Se caso piloto não dar entrevista ele receberá penalidade média na primeira vez. Os três primeiros colocados que serão entrevistados serão proibido de sair da sala após o final da prova no caso de sair da sala ele receberá penalidade média. 
2 - Assim que o piloto entrar na party ele terá que fazer a sua confirmação que está dentro da sala e da party.

Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, bem como reclamações sobre a organização do campeonato. Nesses casos, haverá penalidade ou até exclusão do participante.

Caso acontecer problemas no servidor e 40% dos pilotos forem desconectados da sala naquele momento, será realizado uma nova corrida.
Caso acontecer problemas no com bugs que afetam 50% pilotos, será realizado uma nova corrida.

Caso acontecer problemas no servidor e a corrida não ter chegado a 50% não será validado a corrida. E será marcado uma nova data ou será realizado uma nova prova no mesmo dia. Nesses casos poderá ter rodada dupla ou adiar termino da temporada em 1 semana.


Em caso de realizar uma nova prova em outra data só poderão participar os pilotos presentes naquela data da corrida oficial.

Caso acontecer problemas no servidor e chegar a 50% não alcançado 75%, será validado 50% dos pontos, arredondando para cima os pontos quebrados.

Em caso de fatos não ocorridos na comunidade da LIGA ZGT, ficará a cargo da organização julgar. 

💥9.0 PENALIDADES


PENALIDADE ADVERTÊNCIA: ADVERTÊNCIA VERBAL - Qualquer infração que não cause problemas a outros.


PENALIDADE LEVE: PERDA DE 1 POSIÇÃO NO GRID - 2 PONTOS
 Causar um acidente. Mudar de direção na corrida atingindo outro piloto. Atingir o piloto da frente causando-lhe danos. Ofensa média contra piloto ou fiscal. Reclamação em grupo de whatsapp.


PENALIDADE MÉDIA: PERDA DE 2 POSIÇÕES  - 4 PONTOS Causar um acidente de porte médio. Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar. Ofensa média contra piloto ou fiscal. Atingir um carro durante uso de marcha ré.


PENALIDADE GRAVE: PERDA DE  4 POSIÇÕES NO GRID FINAL DA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 8 PONTOS. Causar um acidente de maior gravidade. Ofensa grave contra piloto ou fiscal. Usar veículo errado, Andar em sentido contrário. Retardatário ocasionar acidente. Tirar um piloto da prova com quebra total do carro.  Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar pela segunda vez.

PENALIDADE GRAVÍSSIMA: DESQUALIFICAÇÃO DE PROVA, SUSPENSÃO DA PRÓXIMA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 25 PONTOS: Destruição do carro de propósito, provado por filmagem ou confissão. Ofensa contra piloto ou fiscal gravíssima. Causar um acidente de maior gravidade envolvendo vários carros pela segunda vez. Suspeito de outro piloto utilizar ID na PSN.

PENALIDADE DE DESQUALIFICAÇÃO: A Organização irá julgar caso a caso. Exemplos: vantagem indevida, desrespeito ao lastro, desrespeito a horários. A organização irá desqualificar o piloto que usará lastro errado durante a prova. Em caso do piloto não sair da sala em até 2 minutos será expulso da sala pelo host.


Faltas justificáveis:
 O piloto terá um prazo até o dia da primeira etapa da Temporada para justificar suas faltas, durante a temporada, após essa data, não serão validadas as justificativas de faltas.
O envio terá que ser realizado ao e-mail equipezgt6@gmail.com.
Após aceitação das justificativas de faltas, o piloto ficará isento de qualquer penalidade.
Após a data limite estipulada acima, não serão abertas exceções, sendo aplicadas as regras previstas em caso de falta.

Faltas no Campeonato:

O piloto que faltar terá descontado - 2 pontos do campeonato

Todos os acidentes ficará critério da analise da Fiscalização de prova.
 


9.2 Vídeos de Corrida 


- É obrigatório gravar as corridas, sendo que o piloto que não gravar a corrida será automaticamente considerado culpado do acidente, vídeos da transmissão não serão válidos para análise. Mesmo se demonstrarem a inocência do piloto, vídeos da transmissão serão desconsiderados.

- O piloto tem 24 horas após o horário de início da corrida para solicitar análises de incidentes do evento. O piloto deve enviar o vídeo para a organização do campeonato no e-mail equipezgt6@gmail.com.

- A defesa terá 24 horas para enviar o vídeo de resposta após receber a mensagem. Passado este período o piloto perde o direito de enviar o vídeo, será considerado apenas e tão somente o vídeo do pedido de análise, sem exceções.

- Nos vídeos de pedidos de análise e de defesa, é obrigatório ao piloto fazer o vídeo contendo a tela inteira, em alta resolução, com a telemetria visível e com a função do replay de constarem todas informações na tela ativada. No caso de haver informações ocultas ou baixa resolução, a equipe de fiscalização pode invalidar o vídeo ou a análise.

-Em caso de suspeita de outro piloto estar utilizando outra ID na PSN será analisado o histórico do piloto nas corridas da LIGA ZGT, e o piloto terá que durante o periodo de analise comprovar por filmagem o seu tempo.

- Apenas serão analisadas reclamações de pilotos com o replay original deles salvo por eles ao final da corrida. Em caso de o piloto usar replay de outro piloto, pedido não será analisado. Isso inclui pilotos que saírem do lobby antes do final da corrida e pilotos que perderem conexão, em ambos os casos, pedidos de análise não serão aceitos devido ao replay não pertencer ao piloto.
- Após aplicação dos critérios previstos nas regras do campeonato e estatuto da ZGT, a organização responderá por e-mail os resultados e possíveis advertências e punições.
Obs: O piloto reclamante também é passível de punição.

- É responsabilidade do piloto ler o Estatuto ZGT (cujo link se encontra na barra na parte superior do site), pois seu conteúdo é complementar às regras do campeonato e também são aplicadas como regras do campeonato.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do campeonato pelos canais de comunicação.


6.1- Leia o Estatuto ZGT que se encontra em páginas na parte superior do site.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do campeonato pelos canais de comunicação.

10.0- DAS DEFINIÇÕES E DO REGULAMENTO DA SALA


Carros

Categoria GR.2  SUPER GT-500

Pneus

A escolha de pneus será Corrida em contra partida, o consumo de pneus 4x e combustível será configurado como 3x.

Assistências

Assistências permitidas:
- Realistas
Controle de Tração e ABS

 Danos

- Danos Totais

 Penalidades:

- conforme as imagens acima.

 Aderência da Pista

- A aderência será deixada em modo real.

 Largada

A largada será em movimento.

 Classificação e Corrida

- Formato da corrida: correr juntos.
- Treino de qualificação: 10 minutos
- Será colocado o horário do inicio da sessão da corrida no lobby de corrida.

Atraso

180 segundos

11.0- DICAS ANTES DE ENTRAR NA SALA

Só será permitida a entrada na sala quando o fiscal de prova enviar uma mensagem. Caso o participante entre sem ser chamado, esse ficará sujeito à devida penalidade.
Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, nesse caso haverá penalidade ou ate exclusão do campeonato.
É proibido deixar o headset ligado durante o treino qualificatório ou corrida. Somente fiscais poderão usar headset nessas situações.

11.1- DICAS PARA TER UMA BOA CONEXÃO

Desligar o computador, notebook etc. Deixar apenas o ps4 conectado à internet.
Limpar o cache de arquivos temporários.
Configurar para NAT 2 para manter a conexão.
Se tiver problemas ao entrar na sala, desligue o ps4 e modem e limpe os arquivos temporários.
Os pilotos têm que estar vendo pelo menos 80% dos outros participantes.

11.2- DICAS DE PILOTAGEM

As corridas são com largada com falsa partida, o piloto deve aguardar o sinal verde para colocar o carro em movimento.
A primeira curva é um ponto muito importante, não se deve colocar outro piloto em perigo.
Evitar linhas de três pilotos (three wide) em disputa de posição;
Facilitar a ultrapassagem quando retardatário.
Montar a estratégia antes da corrida.
Treinar e achar o melhor acerto do carro.
Olhar constantemente o retrovisor.
Disputa de posição quem está na frente em curvas tem a preferência.
Sempre deixar espaço suficiente para o carro do adversário se manter dentro da pista.
Estudar o tempo total perdido com paradas nos boxes.
Evitar o vácuo quando há a possibilidade de LAG.


BOA SORTE A TODOS OS PILOTOS E BOM DIVERTIMENTO.