LIGA ZGT - 4ºCAMPEONATO SUPER FORMULA - REGULAMENTO - INSCRIÇÕES ABERTAS

   




Categoria Super Formula

1.0 - Informações a serem fornecidas na inscrição

  1. Período de Inscrições: de 05 de janeiro até 14 de janeiro
  2. Inscrição: 70 reais.
  3. Etapas: 6
  4. Veiculo livre: escolha
  5. Gratificação: Pilotos que aderiu o plano de fidelidade em 2023, receberão a inscrição gratuita para a Super Fórmula.

  6. - Categoria 1 Quinta-Feira 22h30 - nível alien, master, profissional e veterano
  7. - Categoria 2 Domingo 20h00 - nível profissional, veterano, amador iniciante
  8. - Categoria 3 Segunda-Feira 22h00 - nível veterano, amador e iniciante

  9. Pagamento será realizado em conta bancária ou pelo mercado livre e boleto bancário.
  10. Preencher Formulário de Cadastro. Caso piloto já tenho o cadastro entrar em contato pelo whatsapp 17988048855 ou Página Facebook LIGA ZGT.

2.0 Premiação:

- Campeão: Troféu personalizado. 
Vice Campeão:Troféu personalizado. 
3º Lugar: Troféu personalizado. 



2.1 Transmissão ao vivo

Todas as Etapas serão com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT.
Narração: ZUQUEIRO
Host: ZUQUEIRO

As transmissões serão realizadas após inicio do treino classificatório.

link: https://www.youtube.com/channel/UCPvPMI3S3g2XRIyJLf85z4A



3.0- Veículos disponíveis:
  1. Os veículos serão da categoria Monoposto Super Formula
  2. 2 veículos estarão presentes
  3. Carros dísponiveis somente do ano de 2023 que estão abaixo
  4. Toyota e Honda
  5. Configuração de Peso e potência potência 634cv e peso 670kg
  6. Após a escolha não sera permitido a troca de veículo durante o campeonato.









4.0- DAS ETAPAS

As etapas ocorrerão de acordo com a agenda do campeonato, caso ocorram problemas que impeçam o bom andamento, conforme critérios do diretor de prova, a data da prova poderá ser alterada.
O campeonato será com treino qualificatório de 10 minutos para cada corrida.
Será obrigatório o piloto estar em party para ouvir o briefing de corrida e receber as informações daquele dia de corrida.



Configurações da Corrida:
















5.0 Datas

1ª Etapa Circuito SPA-Francorchamps 30 voltas
Categoria 1 Quinta-feira dia 18/01
Categoria 2 Domingo dia 21/01
Categoria 3 Segunda-Feira dia 22/01





2ª Etapa Circuito Suzuka Circuit 40 voltas 
Categoria 1 Quinta-feira dia 25/01
Categoria 2 Domingo dia 28/01
Categoria 3 Segunda-Feira dia 29/01






3ª Etapa Autódromo Nazionale di Monza
Categoria 1 Quinta-feira dia 01/02
Categoria 2 Domingo dia 04/02
Categoria 3 Segunda-Feira dia 05/02




 






4ª Etapa Daytona Percurso de Estrada 21 voltas
Categoria 1 Quinta-feira dia 08/02
Categoria 2 Domingo dia 11/02
Categoria 3 Segunda-Feira dia 12/02








5ª Etapa Deep Forest Raceway
Categoria 1 Quinta-feira dia 08/02
Categoria 2 Domingo dia 11/02
Categoria 3 Segunda-Feira dia 12/02




 





6ª Etapa Red Bull Ring 32 voltas 
Categoria 1 Quinta-feira dia 15/02
Categoria 2 Domingo dia 18/02
Categoria 3 Segunda-Feira dia 19/02








6.0- Da pontuação:

1º =25
2º =18
3º =15
4º =12
5º =10
6º =8
7º =6
8º =4
9º =2
10º =1

5.1- Em caso de empate na pontuação, os critérios adotados serão:
1- Pontuação na fase anterior
2 - As melhores posições terminadas nas provas.

Pontuação da melhor volta = 1 ponto para receber a pontuação o piloto terá que terminar a prova entre os dez primeiros colocados para validar o ponto. Se ele não estiver não haverá pontuação extra a nenhum piloto.


📄10.0- DA PILOTAGEM E PENALIDADES POR MÁ CONDUÇÃO

Regras Gerais

Definições gerais: incidente é o contato em que não há dano a nenhum dos carros envolvidos mas havendo perda de tempo para algum dos pilotos podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, acidente é o contato em que há dano a algum dos veículos, podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, contato inocente é o contato em que nenhum dos pilotos sofre qualquer perda devido a ele, não havendo culpabilidade.

Defina-se preferencial: no caso de dois pilotos estiverem parcial ou totalmente lado a lado rumo a um ponto ou uma curva em que na melhor trajetória a ser percorrida por ambos há sobreposição de linhas, haverá casos em que ambos devem dar espaço um ao outro(mesmo significando uma trajetória e velocidade subótima, leia-se, por exemplo, ao dividir uma curva) e casos deles deve desacelerar pelo outro ter prioridade, neste caso, um dos pilotos tem a preferencial (exemplo, antes de dividir uma curva, um carro está menos de metade do veículo lado a lado, o piloto a frente tem a preferencial e o outro deve desacelerar). A preferencial é usada para julgar culpabilidade no caso de incidentes e acidentes.

Linha ótima: linha de percurso que leva ao menor tempo de volta em uma pista.

Regras gerais

1 - Todo piloto tem como prioridade evitar incidentes e acidentes, sendo essa regra aplicada acima das outras. Exemplo, um piloto atravessar um carro "fantasma" para evitar contato com outro piloto. A toda regras abaixo, acrescenta-se que pode ser desrespeitada se o piloto o fizer para evitar um incidente ou acidente e/ou que não tenha um ganho de tempo ao fazê-lo.

1.1 - Todo piloto que não fizer o que estiver ao seu alcance para evitar um acidente evitável será penalizado. Exemplo: piloto tenta se aproveitar de um acidente à sua frente e não desacelera, tendo um imprevisto, algo inerente a acidentes, e acaba se acidentando junto e piorando a gravidade dos danos dos outros.

2 - Nenhum piloto deve andar no sentido contrário ao da corrida, exceto se manobrando após alguma rodada ou saída de pista no momento em que for seguro o fazer sem entrar no caminho de outros carros, leia-se, um piloto manobrando não deve causar com que um piloto em velocidade de corrida altere sua linha planejada para evitar contato, sendo passível de punição.

3 - Piloto com penalidade de tempo deve sair do traçado para evitar acidentes.

4 - Todo piloto com danos significativos em seu carro deve dar preferencial (leia-se, sair da linha ótima de corrida) a pilotos com carros inteiros ou com danos que gerem uma diferença de velocidade significativa (use-se cerca de 5 segundos por volta ou mais de 2 segundos por setor, não sendo estes parâmetros fixos nem absolutos, sendo cada caso e suas subjetividades avaliadas pelos comissários de prova)

5 - É proibido ao piloto usar piloto automático durante a qualificação ou durante a corrida.



Entrada e saída do pit em qualificação e em corrida:

1 - A preferencial é de quem já está na pista, exceto pistas em que a entrada ou a saída do pit se sobrepõem à linha ótima. Neste caso, ao sair do pit, o piloto deve-se manter na faixa associada à linha ótima e só podendo sair dela no caso de poder sair desta linha sem causar alteração de percurso de outros carros mais rápidos.

2 - É obrigação do piloto em pista cuidar para não ter contato de pilotos saindo do pit. Em caso de piloto saindo do pit em pista que a saída do pit se sobrepões à linha ótima, este deve sair da linha para evitar contato. Em caso de ultrapassagem, ou qualquer outro motivo, em pistas que a saída do pit não se sobrepõem à linha ótima e um piloto estiver saindo do pit, o piloto em pista deve agir de acordo para evitar contato, abortando a ultrapassagem ou desacelerando.

 

Qualificação:

1 - Nenhum piloto que não esteja em volta rápida deve causar com que outro piloto em volta rápida seja obrigado a alterar seu percurso saindo da linha ótima.

2 - Nenhum piloto em volta rápida sem nenhum dano em seu carro tem obrigação de mudar seu percurso por nenhum outro carro, mesmo se o outro carro estiver significativamente mais rápido.

 3 - O piloto que apertar o "Start ou Pause" e retornar aos boxes, recebera penalidade média.

4 - O piloto será proibido ultrapassar veículos durante o Treino Classificatório, Somente poderá efetuar a ultrapassagem se caso o piloto da frente estar com quebras, com penalidade, ter acontecido algo que o piloto tenha que desacelerar ou volta de retorno dos boxes.

5 - O piloto que sair dos boxes deverá manter uma distância de segurança para o carro da frente e fazer sua volta rápida. Será proibido ultrapassar esse piloto que está diminuindo a velocidade para tomar vantagem de efetuar a volta na frente dele.

6 - Exceto casos excepcionais, como acidentes, é proibida a ultrapassagem durante a treino de classificação.

7 - O treino qualificatório inicia com aviso no chat do lobby, podendo os pilotos saírem de seus boxes apenas após esse aviso. Em seguida ao término do tempo o diretor de prova irá iniciar a corrida.

8 - O tempo de marcação do Treino qualificatória será informado no briefing de corrida.

9 - Antes de cada etapa, previamente ao treino qualificatório, é obrigatório o piloto entrar na party iniciada pelo diretor do campeonato no momento em que for chamado para ouvir o briefing, percorrendo as informações e recomendações daquele dia de corrida.



Largada:

1 - No caso de largada lançada pelo jogo, aplicam-se desde o momento em que o jogo passa o comando do carro para o jogador as regras de corrida em curso.

2 - No caso de largada com safety car, aplicam-se as regras abaixo:

2.1 - O piloto deve aguardar a passagem do safety car e a saída dos pilotos à frente para se locomover, na ausência de safety car, deve aguardar os pilotos da frente se locomoverem. No caso de um piloto demorar mais do que 5 segundos para se locomover após a saída do da frente, o piloto pode partir.

2.1.1 - Em caso de não haver o safety car o primeiro colocado será responsável de manter sua velocidade na volta entre 60km/h e 200km/h. Não podendo ultrapassar dos 200km/h. Se o limite for ultrapassado o primeiro colocado receberá penalidade após a prova. 

2.1.2 - O piloto primeiro colocado será proibido de andar com velocidade abaixo de 60km/h nas retas.

2.2 - O piloto deve manter-se entre a velocidade mínima tal e velocidade máxima tal, é proibido ao piloto usar os freios durante a volta de aquecimento de pneus, exceto para evitar incidentes no caso de imprevistos.

2.3 - Recomenda-se que o piloto mantenha um intervalo de 0,700 a 1,300 segundo para o piloto à sua frente.

2.4 - No caso de imprevistos e o piloto perder contato com o piloto à frente, o piloto pode ultrapassar o limite de velocidade e usar os freios até chegar a um intervalo de 1,500 segundos do piloto da frente, sendo a regra 2.2 aplicada novamente no intervalo de distância entre 0,700 e 1,300 segundos. (se o safety car desacelera para esperar, os pilotos à frente são prejudicados por esfriamento de pneus, além da questão de tempo de demora para se comunicar com o piloto do safety car, além de o caso de o pole estiver sem safety car à frente)

2.5 - Exceto casos excepcionais, como acidentes, piloto muito lento, é proibida a ultrapassagem durante a volta de apresentação.

2.5.1 - O piloto que rodar o seu veículo ele somente poderá retornar a sua posição que ele estava se ele não possuir danos ou não cair para última posição.

2.6 - O piloto só poderá ultrapassar, quando passar na linha de chegada da volta 1. No caso do piloto ter uma penalidade ele poderá ser ultrapassado. 

2.7 - Em caso de problemas de conexão com no mínimo 25% dos participantes a corrida será realizada em modo de sala Aberta. A corrida assim passará a ter 1 volta a menos, pois será realizado uma volta de aquecimento de pneus exceto no circuito de 24H Nurburgring, onde os pilotos largam no circuito de Nordscheleife. 

2.7 - Em caso de não conseguir iniciar a corrida será aberto uma nova sala, caso problema persistir será realizado em modo de sala Aberta a prova.

2.8 - Modo Sala Aberta Em caso do piloto apertar o botão START e retornar aos boxes será Desclassificação de corrida.

 2.9 - Modo Sala Aberta será por contagem de volta. Recomenda-se o piloto correr ouvindo a transmissão do evento, ou ter engenheiro de pista para ajudar na sua posição de corrida.

Corrida em curso

 

1 - Ultrapassagens: recomenda-se fazê-las nas retas. Um piloto tem o direito de dividir a preferencial se estiver com mais da metade do carro lado a lado do outro carro antes do ponto de frenagem usual que os pilotos usam em outras voltas. Menos do que isso, o piloto deve desacelerar e posicionar-se atrás do outro veículo antes do ponto em que ele começa a virar, leia-se, não pode causar alteração no percurso do piloto da frente da linha ótima da corrida.

 

2 - Relativo a mergulhos: um piloto só pode ultrapassar outro estando atrás no ponto de frenagem usual se a diferença de desempenho dos carros for o suficiente para estar à frente do outro carro no ápice da curva se em nenhum momento causar alteração significativa de trajetória do piloto que vinha mais devagar à frente.

 

3 - É permitido ao piloto mudar sua trajetória uma única vez para defender sua posição antes de um curva. No caso de mudança de faixa, o piloto recomenda-se permanecer na mesma faixa inclusive durante a curva, sendo-lhe sugerido não retornar a faixas anteriores e deixar o espaço de um carro na faixa externa. Exemplo, se puxa o carro para a direita 2 faixas, deve fazer a curva usando essas duas faixas como referência, dando a oportunidade de o outro piloto ultrapassar por fora e emparelhar até o ponto do ápice da curva. Após o ápice da curva, o piloto pode espalhar se o carro que estiver por fora não estiver com sua metade lado a lado, voltando a ter preferência a partir desse ponto. No caso de o piloto ultrapassando por fora estiver com no mínimo sua metade lado a lado, a preferencial é dividida entre ambos. Devido à complexidade das peculiaridades de cada ultrapassagem e situações possíveis, será aplicado o bom senso dos comissários de prova.

 

4 - Pilotos retardatário não pode causar alteração de percurso quanto à linha ótima sendo percorrida pelos pilotos que estiverem lhes dando volta, mesmo que para isso seja necessário desacelerar e sair da sua linha ótima de percurso.

 

5 - Treino qualificatório será proibido o piloto diminuir a quantidade de combustível. Todos os pilotos terá que iniciar com o combustível inicial.

 

6 - Piloto que tiver problema de equipamento comprovado por fotos ou vídeos até o final da prova será considerado que participou de toda a prova. O piloto terá que fazer a volta de apresentação e ficar parado nos boxes para ser validado. Em caso do piloto abrir a volta 2 que será a primeira volta de corrida não será aceito o pedido.

 

7- Expressamente proibido o piloto empurrar outro carro em reta para ganhar tempo será analisado pelos comissários.


Entrevistas

1- Será obrigatório o piloto utilizar um fone para se comunicar com o diretor de prova narradores e comentarista. Se caso piloto não dar entrevista ele receberá penalidade média na primeira vez. Os três primeiros colocados que serão entrevistados serão proibido de sair da sala após o final da prova no caso de sair da sala ele receberá penalidade média.

2 - O piloto assim que ele entrar na sala de entrevista será obrigatório ele já se comunicar para evitar de caso ele cair da sala para ele marcar sua presença.

3 - Durante a entrevista o piloto só poderá utilizar o seu console para entrar na party, será proibido o uso de celular para entrar dentro da party, Na party do console mostra o desenho do console que está utilizando, caso aparecer um desenho do celular este será impedido de correr ou dar entrevista. E receberá penalidade média.


Presença 

1 - Durante a Presença na party o piloto só poderá utilizar o seu console para entrar na party, será proibido o uso de celular para entrar dentro da party, Na party do console mostra o desenho do console que está utilizando, caso aparecer um desenho do celular este será impedido de correr. Assim piloto terá que provar sua participação.


Briefing de Corrida:

1 - O piloto que não participar do briefing de corrida não poderá realizar o treino classificatório. Em caso do piloto chegar atrasado e o briefing de corrida ter encerrado. Será proibido participar do Treino classificatório.

2 - O piloto que ignorar a regra 1, será penalizado com penalidade média.


Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, bem como reclamações sobre a organização do campeonato. Nesses casos, haverá penalidade ou até exclusão do participante.

Nenhuma hipótese a corrida poderá ser adiada somente caso for a última etapa do campeonato.

Todas as corridas que acontecer problemas serão realizadas no mesmo dia caso tenha tempo suficiente. 

As etapas que não ocorrer no dia será cancelada e os pilotos correram a próxima etapa.

Caso acontecer problemas no servidor e 50% dos pilotos forem desconectados da sala naquele momento, será realizado uma nova corrida.

Caso acontecer problemas no servidor com bugs que afetam 35% pilotos, será realizado uma nova corrida. Caso tenha como efetuar a corrida naquele dia. Ou a etapa será cancelada.

Caso acontecer problemas no servidor e a corrida não ter chegado a 50% não será validado a corrida. E será marcado uma nova data ou será realizado uma nova prova no mesmo dia. Nesses casos a corrida será cancelada e irá para próxima etapa.

Caso acontecer problemas no servidor e chegar a 50% não alcançado 75%, será validado 50% dos pontos, arredondando para cima os pontos quebrados.

Em caso de fatos não ocorridos na comunidade da LIGA ZGT, ficará a cargo da organização julgar.

 

💥11.0 PENALIDADES

 

PENALIDADE ADVERTÊNCIA: ADVERTÊNCIA VERBAL - Qualquer infração que não cause problemas a outros.

 

PENALIDADE LEVE: PERDA DE  1 POSIÇÕES NO GRID FINAL DA CORRIDA - 2 PONTOS

Causar um acidente. Mudar de direção na corrida atingindo outro piloto. Atingir o piloto da frente causando-lhe danos. Ofensa média contra piloto ou fiscal dentro da corrida. Não respeitar sair do último lugar por conta de conexão. Atitude antidesportiva. Infração contra um piloto de grau leve.

 

PENALIDADE MÉDIA: PERDA DE  2 POSIÇÕES NO GRID FINAL DA CORRIDA  - 4 PONTOS Causar um acidente de porte médio. Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar. Ofensa média contra piloto ou fiscal. Atingir um carro. Infração contra um piloto de grau média.

 

PENALIDADE GRAVE: PERDA DE  4 POSIÇÕES NO GRID FINAL DA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 8 PONTOS. Causar um acidente de maior gravidade. Ofensa grave contra piloto ou fiscal. Usar veículo errado, Andar em sentido contrário. Retardatário ocasionar acidente. Tirar um piloto da prova com quebra total do carro. Atingir um carro durante uso de marcha ré. Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar pela segunda vez. Infração contra um piloto de grau grave.

 

PENALIDADE GRAVÍSSIMA: DESQUALIFICAÇÃO DE PROVA, SUSPENSÃO DA PRÓXIMA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 20 PONTOS: Destruição do carro de propósito, provado por filmagem ou confissão. Ofensa contra piloto ou fiscal gravíssima. Causar um acidente de maior gravidade envolvendo vários carros pela segunda vez. Suspeito de outro piloto utilizar ID na PSN. Causar um acidente gravíssimo. 

 

PENALIDADE DE DESQUALIFICAÇÃO: A Organização irá julgar caso a caso. Exemplos: vantagem indevida, desrespeito ao lastro, desrespeito a horários. Não Utilizar pneus do patrocinador, A organização irá desqualificar o piloto que usará lastro errado durante a prova. Em caso do piloto não sair da sala em até 2 minutos será expulso da sala pelo host. Apertar o START e retornar aos boxes durante uma prova de corrida Sala Aberta.


EXCLUSÃO DO CAMPEONATO: Ficará a critério da Organização julgar o caso. Carteira de penalidade -25 pontos.


 A comissão julgadora irá aplicar a melhor penalidade que se enquadra em cada caso.

Penalidade dobrada somente para oitava etapa do campeonato.

Obs: Acidente na ultima etapa o piloto perderá os pontos multiplicados por 2 vezes.

Exemplo: 

Penalidade leve = 1 posição e - 4 pontos

Penalidade média = 2 posição e - 8 pontos

Penalidade grave = 4 posições e - 16 pontos 

Penalidade gravíssima = - 40 pontos

Exclusão do campeonato = - 50 pontos

* Carteira de Penalidades:

Eventos que contarão pontos para carteira de penalidades: Campeonato Mundial, Campeonato GT-500, Copa Porsche, Campeonato LMP1, Super Formula, Campeonato Japonês, Campeonato Europeu, Nascar, DTM, Campeonato Rally.

Suspensão:

Suspensão nível 1: O piloto que acumular 25 pontos de penalidades no periodo das Temporadas 28, 29 e 30 terá uma Temporada completa sem participar prazo é de 4 meses.

Suspensão nível 2: O piloto que acumular 38 pontos de penalidades no periodo das Temporadas 28, 29 e 30 tera duas Temporada completa sem participar prazo é de 8 meses.

Suspensão nível 3: O piloto que acumular 52 pontos de penalidades nas Temporadas 28, 29 e 30 este será banido da Liga ZGT.

Após três temporada os pontos zera é a contagem começa novamente nas proximas três temporadas seguintes.

As Faltas não contaram como pontos para carteira de penalidades.

Terá uma tabela para os pilotos consultar a sua carteira de penalidades durante as temporadas.

Link da carteira de penalidades: https://equipezgt.blogspot.com/p/liga-zgt-carteira-de-penalidade.html


11.1 Faltas justificáveis:

 O piloto terá um prazo até o dia da primeira etapa da Temporada para justificar suas faltas, durante a temporada, após essa data, não serão validadas as justificativas de faltas.

O envio terá que ser realizado ao e-mail equipezgt6@gmail.com.

Após aceitação das justificativas de faltas, o piloto ficará isento de qualquer penalidade.

Após a data limite estipulada acima, não serão abertas exceções, sendo aplicadas as regras previstas em caso de falta.

Após o inicio do campeonato o piloto comprovar que ele não irá conseguir mais de 3  provas ele terá que entrar em contato com a Organização para justificar faltas. 

Acontecimentos extremos: Faltas por motivos de internação hospitalar, falecimento de parentes O piloto terá que enviar o atestado médico hospitalar ou comprovante de óbito. Para evitar perder pontos por faltas. 

 

11.2 Faltas no Campeonato:

O piloto que faltar terá descontado - 2 pontos do campeonato


11.3 Comissão julgadora

 

- LUIZA SILVIA

- MURILO CAMARGO

- MARCO AURELIO

- FRANK VASCONCELLOS

- DANIEL

- ANDERSON

- RONALDO SOUZA

- VAGNER RIBEIRO

 

11.4 Reclamações e Vídeos de Corrida

- É obrigatório gravar as corridas, sendo que o piloto que não gravar a corrida poderá ser automaticamente considerado culpado do acidente, vídeos da transmissão não serão válidos para análise. Mesmo se demonstrarem a inocência do piloto, vídeos da transmissão serão desconsiderados.

- O piloto tem 24 horas após o horário de início da corrida para solicitar análises de incidentes do evento. O piloto deve enviar o vídeo para a organização do campeonato no e-mail equipezgt6@gmail.com.

- A defesa terá 24 horas para enviar o vídeo de resposta após receber a mensagem do diretor de prova. Passado este período o piloto perde o direito de enviar o vídeo, será considerado apenas e tão somente o vídeo do pedido de análise, sem exceções.

- Nos vídeos de pedidos de análise e de defesa, é obrigatório ao piloto fazer o vídeo contendo a tela inteira, em alta resolução, com a telemetria visível e com a função do replay de constarem todas informações na tela ativada. No caso de haver informações ocultas ou baixa resolução, a equipe de fiscalização pode invalidar o vídeo ou a análise.

- O vídeo do piloto devera conter tempo de 10 segundos até no máximo 4 minutos. O vídeo que não estiver dentro do tempo estipulado será cancelada a análise.

- O vídeo precisa conter a câmera do piloto reclamante e dos pilotos acusados. Caso não constar será cancelada a análise.

- A resolução do vídeo terá que estar no mínimo em resolução de 360p abaixo disso será cancelado a analise pela equipe de fiscalização de prova. 

-Em caso de suspeita de outro piloto estar utilizando outra ID na PSN será analisado o histórico do piloto nas corridas da LIGA ZGT, e o piloto terá que durante o período de analise comprovar por filmagem o seu tempo.

- Apenas serão analisadas reclamações de pilotos com o replay original deles salvo por eles ao final da corrida. Em caso de o piloto usar replay de outro piloto, pedido não será analisado. Isso inclui pilotos que saírem do lobby antes do final da corrida e pilotos que perderem conexão, em ambos os casos, pedidos de análise não serão aceitos devido ao replay não pertencer ao piloto.

- Após aplicação dos critérios previstos nas regras do campeonato e estatuto da ZGT, a organização responderá por e-mail os resultados e possíveis advertências e punições.

- O piloto poderá solicitar uma reclamação enviando o replay do seu share play.

- Fica proibido o piloto abrir reclamação para outro piloto mesmo sendo da mesma equipe.

- Para evitar reclamação desnecessária. O piloto que abrir a reclamação e a comissão entender como desnecessário e seu caso não proceder ele receberá uma penalidade de - 2 pontos.

Obs: O piloto reclamante também é passível de punição.

- É responsabilidade do piloto ler o Estatuto ZGT (cujo link se encontra na barra na parte superior do site), pois seu conteúdo é complementar às regras do campeonato e também são aplicadas como regras do campeonato.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do campeonato pelos canais de comunicação.


🔓12.0- DAS DEFINIÇÕES E DO REGULAMENTO DA SALA Campeonato:

Carros

Categoria GR.3

Pneus

A escolha de pneus será de corrida Suave, Médio e Duro, em contra partida será obrigatório usar mesmo composto na parte traseira e dianteira do veículo, o consumo de pneus e combustível será configurado conforme a etapa

Será proibido mesclar pneus.

 

Assistências

Assistências permitidas:

 

- Realistas

Controle de Tração e ABS

 

 Danos

- Danos Totais

 

 

 Penalidades:

- Penalidade ligada

 

 

 Aderência da Pista

- A aderência será deixada em modo real.

 

 Largada

Preferencialmente, largadas serão dadas em movimento. O procedimento de largada pode ser modificado. A ZGT se responsabilizará em avisar e explicar previamente aos pilotos se mudanças forem necessárias.

 

13.0 Regras de convivência e respeito

 

- Todo piloto tem obrigação, como piloto e como pessoa, manter o respeito aos concorrentes e membros da organização.

 

- Todas reclamações devem ser feitas diretamente à organização do campeonato de forma particular. É proibido ao piloto reclamações públicas através de redes sociais, grupos e PSN. O piloto que infringir essa regra será penalizado. No caso da sua segunda vez ele receberá penalidade de maior grau ou exclusão do grupo de whatsapp.

- Fica proibido ao piloto fazer a postagem de vídeos em redes sociais e grupos de whatsapp envolvendo incidentes de corrida que tenham o intuito de denegrir a imagem de outros pilotos ou da organização do campeonato. A postagem de vídeos com ultrapassagens limpas e disputas sadias está permitida. Em caso de denúncias, haverá apuração dos fatos pela organização do campeonato.

- Nos lobbys, é proibido o piloto postar conteúdo pornográfico, ofensivo, palavras de baixo escalão, conteúdo que não se refere a LIGA ZGT, postagem de outros vídeos para poluição do chat " vídeos de outros campeonatos e ligas que não pertence a ZGT, politica, futebol, imagem que não se refere a LIGA ZGT campeonato mundial.

- Exclusão do grupo resultará no caso dos participantes não cumprirem as regras do Grupo LIGA ZGT.

- Discussão e desrespeito fora do grupo de whatsapp e fora do lobby da Liga ZGT, não serão de responsabilidade do campeonato.

- Penalidade máxima para grupo de whatsapp será exclusão do grupo.

 

14.0- PROCEDIMENTOS DE ENTRADA NA SALA


Só será permitida a entrada na sala durante eventos da divisão à qual o piloto pertence. Após entrada, o fiscal de prova enviará uma mensagem para entrar na party para o briefing. Caso o participante entre sem ser chamado, esse ficará sujeito à devida penalidade.

 

É proibido aos pilotos que estão no briefing entrar na pista para realizar aquecimento. Aos pilotos que não estão na sala de briefing, é permitido entrar na pista para aquecimento.

 

Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, nesse caso haverá penalidade ou ate exclusão do campeonato.

 

 

14.1- CONEXÃO

 

Previamente ao início do treino qualificatório, seguir as instruções do diretor do campeonato durante os procedimentos de teste de conexão dos pilotos.

 Após o último teste se caso piloto ficar com problemas este terá que largar da última posição. Não podendo fazer o treino Classificatório.

O piloto que apresentar muito leg nos testes de conexão ou durante a corrida deverá se retirar da corrida. O diretor de prova irá avaliar o caso.

Ao ser perguntado quantos pilotos estão na pista, o piloto deve entrar no evento (selecionar o sinal de correto de cor verde, última opção à esquerda e abaixo na tela), selecionar o binóculo (modo observação de corrida), informar no chat do lobby o número total de pilotos que vê (incluindo a si mesmo).

 

Desligar o computador, notebook e celular para deixar apenas o ps4 conectado à internet (evitar variações na banda e lags repentinos).

 

Antes da corrida, limpar o cache de arquivos temporários do jogo, resetar modem e resetar o ps4. Para limpar todo o cache do ps4, desligar ele da tomada por 15 segundos.

 

Configurar o roteador para utilizar NAT 2 para manter a conexão mais estável.

 

Se tiver problemas ao entrar na sala, desligue o ps4 e modem e limpe os arquivos temporários, seguir as instruções da organização passo a passo, já que quando este imprevisto ocorre a liga se responsabiliza em guiar e acompanhar o procedimento do piloto passo a passo.

 

Para se iniciar o evento, O evento terá um tempo limite de iniciar de até 60 minutos em caso de problemas com conexões e com a fiscalização do evento, após esse tempo será feito a prova somente se todos os participantes e fiscais da prova estarem de acordo. 

 

Em caso de perda de conexão durante o treino qualificatório, é permitido ao piloto retornar à sala e participar do evento, após o término do treino qualificatório, o piloto não pode retornar mais à sala. No caso de desconexão durante a corrida, não é permitido ao piloto retornar à sala. 


OBS: no caso de desconexão na etapa, pertencente à rodada dupla, o piloto pode retornar à sala no período entre o término da primeira bateria e início da segunda para disputar a etapa. Devido à situação especial de escolha do grid de largada deste evento, o piloto que perder a conexão na primeira bateria irá iniciar no fim do grid a segunda bateria.

 

 

14.2- RECOMENDAÇÕES DE PILOTAGEM

 

As corridas são com largada com falsa partida, o piloto deve aguardar o sinal verde para colocar o carro em movimento.

 

A primeira curva é um ponto muito importante, não se deve colocar outro piloto em perigo.

 

Evitar linhas de três pilotos (three wide) em disputa de posição.

 

Facilitar a ultrapassagem quando retardatário.

 

Montar a estratégia antes da corrida.

 

Treinar e achar o melhor acerto do carro.

 

Olhar constantemente o retrovisor e o radar.

 

Estudar o tempo total perdido com paradas nos boxes.

 

Evitar o vácuo quando há a possibilidade de LAG.

BOA SORTE A TODOS OS PILOTOS E BOM DIVERTIMENTO !!!