LIGA ZGT - 23º CAMPEONATO MUNDIAL - TEMPORADA 23 (10 ANOS) REGULAMENTO E REGRAS

 23º CAMPEONATO MUNDIAL - 2021 - TEMPORADA 23

Após o sucesso no ano de 2020, apresentamos o 23° CAMPEONATO MUNDIAL, o ano de 2021 um ano especial para Liga ZGT, a Temporada 23 terá grandes desafios em pista, essa Temporada promete ser muito disputada e divertida. Desejamos um grande sucesso para todos.


🚦1.0 - Categorias, acesso e rebaixamento


Os pilotos serão divididos em 23 CATEGORIAS, cada uma com 14 à 15 vagas.

A Iniciante foi criada para pilotos ganharem experiência e desenvolverem seu potencial sem a pressão envolvida nas divisões superiores. Pilotos da categoria mais Iniciantes que tiverem uma evolução precoce, a partir de critérios da ZGT, serão remanejados para vagas em categorias superiores.

É obrigatório aos pilotos sem participação nos campeonatos anteriores a realização das classificatórias de vagas, a qual é usada para nivelar a ordem de quais pilotos tem prioridade no preenchimento de vagas abertas em categorias superiores.

Histórico de Temporadas passadas será utilizado como critério para Temporada.

 

1.1 AGENDA SEMANAL DO CAMPEONATO POR DIVISÃO E DIA DE CORRIDA ABERTURA DO LOBBY

 

Nível Alien – Categoria 1 - quinta-feira 22:15 horas - desce 5 pilotos


Nível Alien - Master – Categoria 2 - terça-feira 22:30 horas - acesso 5 pilotos - rebaixamento 5 pilotos -

 

Nível Alien - Master - Categoria 3 - sábado 00:30 horas "Madrugada" - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Profissional - Categoria 4 – domingo as 19:15 horas - sobem 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 2 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Profissional - Categoria 5 - quarta-feira 21:15 horas - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div 3 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Profissional - Categoria 6 - segunda-feira 23:00 horas - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 4 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Profissional - Categoria 7 - sexta-feira 20:45 horas - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 5 - descem 5 pilotos


Nível Profissional - Categoria 8 – domingo 21:15 horas - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 5 - sobe 1 piloto para div. 6 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Veterano - Categoria 9 - domingo 13:40 horas - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 6 - sobe 1 piloto para div. 7 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Veterano – Categoria 10 - quarta-feira 23:00 horas - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 7 - sobe 1 piloto para div. 8 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Veterano – Categoria 11 -  sábado 21:30 horas - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 7 - sobe 1 piloto para divisão 8 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível  Veterano – Categoria 12 - segunda 21:15 horas - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 8 - sobe 1 piloto para divisão 9 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 

 

Nível Veterano -  Categoria 13 - domingo 17:40 horas - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 9 - sobe 1 piloto para divisão 10 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Veterano -  Categoria 14 - sexta-feira 19:00 horas - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 9 - sobe 1 piloto para divisão 10 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Veterano – Categoria 15 - domingo 15:40 - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 10 - sobe 1 piloto para divisão 11 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Amador – Categoria 16 Categoria - quarta-feira 19:30 - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 11 - sobe 1 piloto para div. 12 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Amador – Categoria 17 – sábado 19:40 - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 11 sobe 1 piloto para div. 13 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Amador – Categoria 18 – sábado 18:00  - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 12 sobe 1 piloto para div. 14 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Amador – Categoria 19 - terça-feira 18:30 - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 13 sobe 1 piloto para div. 15- descem 5 pilotos - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Amador – Categoria 20 – domingo 23:00 - - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 14 sobe 1 piloto para div. 16 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Amador – Categoria 21 – sexta-feira 22:45  - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 15 sobe 1 piloto para div. 17 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Iniciante – Categoria 22 - segunda-feira 19:30 - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 15 sobe 1 piloto para div. 17 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Iniciante – Categoria 23 – sábado 16:00 - sobe 5 pilotos - sobe 1 piloto para div. 16 sobe 1 piloto para div. 17- acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Nível Iniciante – Categoria 24 - sábado 23:20 - sobe 4 pilotos - sobe 1 piloto para div. 17 sobe 1 piloto para div. 19 - acesso 5 pilotos  - rebaixamento 5 pilotos 


Acesso: cinco pilotos conseguem o acesso. 

Rebaixamento: cinco pilotos são rebaixados.

Importante saber que os horários acima são da abertura do lobby no simulador Gran turismo sport.

As divisões abertas podem receber qualquer piloto, ficando a cargo da ZGT a organização de realocamento de pilotos após as provas de tomada de tempo. O número máximo de pilotos da mesma equipe é de 3. Exceto na Categoria 1.

Após iniciado o campeonato, mudanças de divisão apenas serão permitidas da 2ª até a 7a etapa, novos pilotos podem vir a serem aceitos até a 7a etapa também.

Pilotos novos entram na sua divisão com zero pontos apartir da 2ª rodada, (independente da pontuação em sua divisão anterior nos casos de realocação) e com lastro de 1,5% de peso por etapa anterior já disputada acrescentado ao peso do veículo a partir do peso do veículo estipulado pela ZGT no início do campeonato.

O piloto perderá toda a sua potência em caso de mudança de Categoria. Mesmo se o piloto comprou o seus “Status”.

Importante: Para solicitar entrada ou remanejo de divisão, o piloto deve entrar em contato com a ZGT, que fará o possível, dentro de seus critérios, para solucionar a situação.


🏁2.0 -Para efetuar a Inscrição:


Durante o período de até dia 06 de outubro, o piloto deve enviar as informações abaixo para algum dos contatos fornecidos em 2.3 e efetuar o pagamento de sua inscrição conforme 2.2

 

2.1 - Informações a serem fornecidas na inscrição

Para pilotos remanescentes

 Todos os pilotos serão chamados no whatsapp para confirmar a sua categoria, horários e condição de inscrição para a nova Temporada. O piloto deverá aguardar pois a organização irá chamar todos os pilotos das categorias de cima para baixo.

Para pilotos novos

 - Preencher formulário

- Todos os pilotos NOVOS serão obrigatórios preencher o Formulário de Inscrição.

- Pilotos que preencheu formulário em campeonatos passados entraram em contato pelo whatsapp ou facebook para confirmar sua participação.

- Organização irá entrar em contato marcando um horário da sua disponibilidade.

- O piloto só poderá fazer a Classificatória de Vagas após efetuar o pagamento da sua inscrição.

- Os pilotos terão até o dia  de outubro dia 6 para fazer o pagamento da inscrição.

Acesse link abaixo:

Veja aqui o Formulário

 

2.2 - Da inscrição

Inscrição: 60 reais.

Pagamento pelo PayPal terá que adicionar 5,00 devido as taxas do PayPal.

Pagamento pela Conta Bancaria nenhum acréscimo. 

Pagamento pelo Mercado pago sem link não tem nenhum acréscimo. Enviar o pagamento no e-mail william-rpg@hotmail.com

Pagamento pelo Mercado pago enviando o link ao piloto acréscimo de 2,50.

Pagamento realizado em conta bancária ou pelo mercado livre, consultando e informando antes o diretor do campeonato, para não haver erros ou desentendimentos nos procedimentos. Assim, que efetuado, o piloto deve enviar o comprovante para o diretor do campeonato.

Contatos:

e-mail equipezgt6@gmail.com

facebook https://www.facebook.com/profile.php?id=100012002088641

ZAP 17 988048855

Adicionar ID na PSN ZUQUEIRO


🎤3.0 Transmissão ao vivo:

Todas as Etapas são transmitidas ao vivo pelo canal da LIGA ZGT, com a narração já consagrada do nosso querido ZUQUEIRO e com seus convidados, pilotos consagrados em experiência e velocidade, nos comentários.

As transmissões iniciam durante o treino classificatório.

link: http://www.youtube.com/c/LigaZGT

Sempre que possível, são realizadas entrevistas com os pilotos que alcançam o pódio ao final da corrida. Lembrando que atrasos por problemas de conexões de usuários podem causar atraso do evento podendo ser cancelada a entrevista na ausência de tempo hábil para ela devido à manutenção da agenda de corridas e ser prioridade exatamente não atrasar o início dos eventos.

Novidade: Alguns pilotos enviaram relatos sobre a corrida durante as transmissões dos eventos.

 

🏆3.1 - Premiação:

- Campeão: Troféu personalizado.

Vice Campeão: Troféu personalizado.

3º Lugar: Medalha de 3º Lugar

- Prêmio  Fair play:  1 Troféus na temporada, a cada nível de divisão " Alien, Profissional, Veterano Amador e Iniciante será sorteado um prêmio fair play. Condições: 1ª condição: não sofrer nenhuma penalidade de pontos na tabela de classificação. 2ª condição: Piloto que ter o menor número de penalidade do jogo de excesso de limite de pista durante as provas. Piloto terá que completar as 10 etapas até o final da prova. Em caso de PA quedas de conexão ele receberá 1 ponto de penal na contagem dos pontos.

- Sorteio de 10 Camisetas no final da Temporada a todos os participantes.


⏰4.0 Classificatória de Vagas:

Somente piloto novos e piloto que entraram no meio da Temporada poderão participar da Classificatória de Vagas. Aos pilotos remanescentes do campeonato anterior serão alocados em horários de divisões conforme seu histórico da Liga ZGT. Nessa temporada teremos 25% das vagas colocadas para tomada de Tempo e outros restante para pilotos remanescentes onde será usado critério posição terminada na Temporada anterior.

Todos os procedimentos de acesso e rebaixamento será controlado pela Organização da LIGA ZGT.

Após o início do campeonato, fica a cargo da organização o posicionamento e remanejo de pilotos novos e pilotos já disputando o campeonato usando os critérios de tomada de tempo e de bom senso para evitar desigualdades técnicas dentro das divisões.

Caso piloto tenha participado de competições fora da Liga ZGT terá que mencionar o seus resultados na entrevista poderá ser usado como critério dentro da ZGT.

 

Serão realizados nessa temporada 2 Classificatórias:


1- Classificatória de Tempo o piloto irá efetuar voltas, durante 25 minutos e o seu melhor tempo será registrado. Piloto tem direito a participar de 1 bateria. Pontuação máxima é de 5,0 pontos.

2- Classificatória de Corrida Longa o piloto irá efetuar uma corrida de 25 voltas no circuito de Interlagos ganhando uma pontuação conforme o tempo final de prova. Piloto pode participar apenas de 2 baterias o melhor resultado será considerado.

Após o piloto concluir as 2 classificatórias o piloto terá o seu resultado final. Com uma nota de 0 a 10 pontos.


Tabela de Pontuação



Critério de desempate 

1º Tomada de Tempo

2º Corrida Longa


4.1 Datas da realização das baterias:

Pilotos terão oportunidade dentro das sessões para efetuar sua participação na temporada, sendo responsabilidade do piloto evitar deixar para as últimas sessões e evitar o risco de não conseguir vaga para sua tomada de tempo.

Caso não consiga realizar a classificatória de vagas, o piloto será posicionado como último colocado na ordem de prioridade para preenchimento de vagas.

Após o piloto entrar na sala deve aguardar chamado para o briefing, não sendo permitido entrar na pista para aquecimento no meio tempo.

O horário de abertura de sala será de 15 minutos antes e o piloto terá que entrar no lobby e na party do ps4 para ouvir as informações de corrida, caso o piloto não consiga entrar pelas 15 vagas da sessão já terem sido preenchidas, deve tentar novamente em outro horário, relembrando que é responsabilidade do piloto não deixar para a última hora e o risco é por conta própria.


Para realizar a bateria, o piloto deve entrar no lobby com o host ZUQUEIRO nas datas e horários abaixo:

Mês de Março todas as Provas





No caso de o piloto perder a conexão durante a tomada de tempo, ele pode retornar ao lobby e seguir dando voltas dentro período de tempo estipulado. Caso retorne, vale a volta mais rápida após o retorno (mesmo se a anterior for mais rápida). No caso de não retornar, vale a volta mais rápida que estiver presente na transmissão do Youtube.

O piloto poderá participar de até 2 corridas e longas durante a Classificatórias.

4.2 Configurações do Evento para as Classificatória de Vagas:








Critério de desempate

1º Tomada de Tempo

2º Corrida Longa


4.3 Como será a tomada de Tempo:

O piloto tem 25 minutos em uma única bateria para realizar a sua voltas, a partir da abertura da pista anunciada pelo host através do chat do lobby para registrar sua melhor volta.

O circuito utilizado será o de  Barcelona-Catalunya, um circuito altamente técnico, com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT para comprovar a veracidade dos dados e das voltas realizadas pelos pilotos.

O veículo disponível será o Subaru WRX GR.3 com 540cv e 1100kg ajuste de setup livre

Nome da sala estará LIGA ZGT Bateria T. T.

Abaixo, as configurações usadas no lobby para a tomada de tempo.



4.4 Como será a Classificatória de Vagas corrida longa:

O piloto terá 2 tentativas para realizar sua participação na Classificatória de corrida longa. O melhor tempo final será validado. Será realizado uma Classificação de 12 minutos antes do início da corrida longa.

O circuito utilizado será o de Interlagos, um circuito com curvas de alta velocidade, com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT para comprovar a veracidade dos dados e do tempo final de corrida.

O veículo disponível será a Mistubishi Lancer GR.3 com 588cv e 1096kg ajuste de setup livre

Nome da sala estará LIGA ZGT Bateria T. T.

Abaixo, as configurações usadas no lobby para a corrida Longa.




🚗5.0- Veículos disponíveis:

 

Os veículos serão sorteados no dia 11 de outubro (segunda-feira) às 20:00 poderá sofrer alteração a data.

20 veículos da categoria GT3 (denominada gr.3 no jogo) estarão disponíveis nesta temporada.

- O piloto receberá (4 veículos) no dia do Sorteio.

- Serão 2 circuitos Sorteados.

Lista de veículos será disponibilizada com a relação de peso e potência no dia 07 de outubro :

Relação Peso e Potência




Quatro carros serão sorteados para cada piloto, dois carro de tração MR e dois de tração FR, devendo o piloto optar por apenas um deles para todas as etapas, sendo que o piloto tem até a primeira etapa para decidir. O carro que o piloto correr a primeira etapa será o carro considerado escolhido pelo piloto perante a organização.

O sorteio será realizado ao vivo com tabelas informando os carros sorteados para cada piloto.

Os Carros sorteados são os 20 abaixo:

Mercedes AMG GT3´16 Potência 566cv Peso 1099kg FR 

Toyota GR Supra Racing Concept '18 Potência 582cv Peso 1093kg FR 

Chevrolet Corvette C7 GT3 Potência 570cv Peso 1092kg FR 

Aston Martin V12 Vantage GT3 Potência 585cv Peso 1100kg FR 

BMW M6 GT3 Walkenhorst '16 Potência 563cv Peso 1092kg FR 

Subaru WRX GR.3 Potência 566cv Peso 1100kg FR 

Lexus RC F GT3 2017 Potência 564cv Peso 1092kg FR 

Nissan Nismo GT-R GT3 N24 Schulze Motorsport Potência 589cv Peso 1092kg FR 

Mitsubishi Lancer Final GR.3 Potência 566cv Peso 1096kg FR 

Dogde Viper SRT GT3-R´15 Potência 571cv Peso 1096kg FR 

 

Audi R8 LMS ultra Potência 553cv Peso 1090kg MR

Honda NSX GR.3 Potência 582cv Peso 1092kg MR

Alfa Romeo 4C Gr.3 Potência 557cv Peso 1098kg MR

Lamborghini Huracan GT3 Potência 567cv Peso 1094kg MR

Porsche 911 RSR GT3´ 17Potência 543cv Peso 1093kg MR

Mclaren 650S GT3 Potência 576cv Peso 1091kg MR

Ferrari 458 GT3 Potência 561cv Peso 1093kg MR

Renault R.S.01 GT3 16 Potência 553cv Peso 1098kg MR

Ford GT LM Spec II Test Car Potência 551cv Peso 1095kg MR

Peugeot RCZ GR.3 Potência 561cv Peso 1092kg MR


5.1 LASTRO

 

- Lastros serão atribuídos por porcentagem aos primeiros 10 colocados de cada etapa, exceto na última rodada, onde todos os pilotos estarão utilizando o veículo sem nenhum lastro.

 

Lastro de peso adicionado de acordo com posição:

 

1º Recebe: 4%

2º Recebe: 3%

3º Recebe: 2.5%

4º Recebe: 2%

5º Recebe: 1.6%

6º Recebe: 1.3%

7º Recebe: 1%

8º Recebe: 0.6%

9º Recebe: 0.3%

10º Recebe: 0.1%

 

Exemplo:

Veículo BMW inicia uma etapa com 85% de peso, chega na segunda posição na corrida, na próxima corrida, por receber um lastro de 3%, o carro inicia a etapa seguinte com 88% de peso.

 

Veículo Honda NSX com 102% de peso + 4% de lastro o carro ficaria com 106% de lastro para próxima etapa.

 

Em relação aos carros com porcentagem quebrada, será arredondado para a porcentagem abaixo no caso de 0.1, 0.2, 0.3 e 0.4, exemplo, carro com lastro 88.3% correrá com 88%.

Para as porcentagens 0.5, 0.6, 0.7, 0.8, 0.9 o arredondamento será para cima. Exemplo, carro com lastro 88.8% correrá com 89%.

A soma das porcentagens quebradas será sempre considerando o somatório de todas etapas, exemplo, carro que inicia o campeonato com 85% e recebe de lastro 0.3%+0.1% terá um resultado de 85.4%. Na etapa seguinte, ele correrá com 85% (arredondamento para baixo relativo ao 0.4%). Digamos, este mesmo carro chega na 9a colocação na respectiva etapa, recebe 0.3% e fica com um lastro total 85.7%, na etapa seguinte, este carro iniciará o evento com 86% (arredondamento para cima relativo ao 0.6%).

No caso de o piloto atingir o limite de peso máximo, ele correrá o restante das etapas com este peso, sem adição de lastro por já ter atingido o máximo.

Obs: Será liberado o piloto utilizar maior lastro "peso", do que ele possui na tabela. Exemplo piloto tem 87% ele corre com 90%.

 

6.0 GANHO DE POTÊNCIA

 

Neste campeonato, o piloto poderá ter o ganho de 1% de potência se preencher os pré-requisitos abaixo em três oportunidades, sendo que se preencher os pré-requisitos em ambas, será premiado com o 1% extra em ambas(pode chegar a 3%).

Após recebido o 1%, este será usado até o final do campeonato.

Oportunidade 1, pré-requisitos: ao final da terceira etapa, todos pilotos que completarem mais de 75% das voltas (número de voltas necessárias via arredondamento para cima, se for o caso) das primeiras 3 etapas, leia-se, em cada uma das 3 etapas ter completado mais de 75% das voltas dela. Em caso de desconexão antes do percurso mínimo estipulado, o piloto perde o direito a este ganho.

Oportunidade 2: chegar ao final da sexta etapa tendo completado mais de 75% das voltas de cada etapa entre as etapas 4 e 6 (independente dos ocorridos das etapas 1 a 3).

Oportunidade 3: chegar ao final da oitava etapa tendo completado mais de 75% das voltas de cada etapa 7 e 8 (independente dos ocorridos das etapas 1 a 3 e 4 a 6).

Em caso do piloto não conseguir largar por conta da conexão ou ele vier a sofrer PA, o piloto será contabilizado que participou da etapa até o final da corrida. Só será aceito caso o piloto sair na volta de apresentação ou treino classificatório.

Obs: Será liberado o piloto utilizar uma menor potência do que ele possui na tabela. Exemplo: piloto tem 105% ele corre com 103%.

Os piloto que por conta da conexão cair da sala e no momento da sua saída ele estar entre os 3 primeiros colocados será contabilizado que correu até o final da prova. 


6.1 RECUPERAÇÃO DE GANHO DE POTÊNCIA

Os pilotos que faltar ou cair a conexão uma única vez, durante a temporada terá a recuperação apenas 1% de potência que ele perdeu durante a temporada.

Queda de conexão durante a corrida: O piloto deverá efetuar o pagamento de 30 reais para recuperar a potência.

Falta: O piloto que faltar terá direito a recuperação, mais terá que fazer uma justificativa da sua falta no e-mail e depois efetuar o pagamento de 30 reais para conquistar a recuperação da potência que ele perdeu.

Pagamento: Após piloto efetuar o pagamento ele terá que postar o comprovante no grupo de whatsapp,  e enviar pelo e-mail equipezgt6@gmail.com para ficar registrado o seu comprovante para organização do campeonato.


🚦7.0- DAS ETAPAS

 

As etapas ocorrerão de acordo com a agenda do campeonato, caso ocorram problemas que impeçam o bom andamento, conforme critérios do diretor de prova, a data da prova poderá ser alterada. A Temporada terá 9 etapas.

O campeonato será com treino classificatório de 10 e 12 minutos para pista com extensão menor do que 15km. Para pista com extensão de 15km a 20km treino classificatório de 18 minutos. Para pista acima de 20km o piloto terá apenas uma volta rápida.


7.1 Datas e configurações do circuitos:

















7.2 Configuração das Etapas:

 

1ª Etapa: Circuito de La Sarthe

Desgaste de pneus para corrida 5x combustível 3x





2ª Etapa: Circuito Willow Springs Internacional

Desgaste de pneus para corrida 5x combustível 3x






 3ª Etapa: Circuito de 24H Nurburgring

 Desgaste de pneus para corrida 5x combustível 3x





 4ª Etapa: Dragon Trail Litoral

Desgaste de pneus para corrida 5x combustível 3x







5ª Etapa Circuito Barcelona-Catalunya

 Desgaste de pneus para corrida 6x combustível 2x






 6ª Etapa: Red Bull Ring

Desgaste de pneus para corrida 7x combustível 3x







 7ª Etapa: Circuito Autódromo de Interlagos

Desgaste de pneus para corrida 6x combustível 2x






8ª Etapa: Circuito Sardegna A

Desgaste de pneus para corrida 5x combustível 3x







9ª Etapa: Circuito SPA-Francorchamps

 Desgaste de pneus para corrida 5x combustível 3x








Circuitos sorteados no sorteio:

- Brands Hatch Grand Prix

- Saint Croix C

- Autopolis Internacional Racing Course

- Autódromo Nazionale di Monza

- Mount Panorama

- Fuji Internacional Speedway

- Circuito Barcelona-Catalunya

- Nurburgring GP

- Suzuka Circuit

- Laguna Seca Raceway

- Willow Springs Internacional

- Kyoto Driving Park

- Autódromo Lago Maggiore

- Alsace

Será sorteado 2 circuitos no dia do Sorteio.

Será sorteado o circuito da corrida dos campeões.


8.0 Corrida dos Campeões:

Os Campeões das 15 Categorias irá participar

Em caso de Faltas será chamado os pilotos das Categorias abaixo na ordem das Categoria.

Corrida única.

Corrida final dia 13 de  janeiro horário as 22h30

Carros livre escolha

Desgaste de pneus para corrida 5x combustível 2x





💻9.0- Da pontuação:

1º =25

2º =18

3º =15

4º =12

5º =10

6º =8

7º =6

8º =4

9º =2

10º =1

Pontuação da melhor volta = 1 ponto para receber a pontuação o piloto terá que terminar a prova entre os dez primeiros colocados para validar o ponto. Se ele não estiver não haverá pontuação extra a nenhum piloto.

 

9.1- Em caso de empate na pontuação, os critérios adotados serão:

1 - As melhores posições terminadas nas provas

2 - Menor número de faltas

3 - Volta mais rápida

 

 

📄10.0- DA PILOTAGEM E PENALIDADES POR MÁ CONDUÇÃO

Regras Gerais

Definições gerais: incidente é o contato em que não há dano a nenhum dos carros envolvidos mas havendo perda de tempo para algum dos pilotos podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, acidente é o contato em que há dano a algum dos veículos, podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, contato inocente é o contato em que nenhum dos pilotos sofre qualquer perda devido a ele, não havendo culpabilidade.

Defina-se preferencial: no caso de dois pilotos estiverem parcial ou totalmente lado a lado rumo a um ponto ou uma curva em que na melhor trajetória a ser percorrida por ambos há sobreposição de linhas, haverá casos em que ambos devem dar espaço um ao outro(mesmo significando uma trajetória e velocidade subótima, leia-se, por exemplo, ao dividir uma curva) e casos deles deve desacelerar pelo outro ter prioridade, neste caso, um dos pilotos tem a preferencial (exemplo, antes de dividir uma curva, um carro está menos de metade do veículo lado a lado, o piloto a frente tem a preferencial e o outro deve desacelerar). A preferencial é usada para julgar culpabilidade no caso de incidentes e acidentes.

Linha ótima: linha de percurso que leva ao menor tempo de volta em uma pista.

Regras gerais


1 - Todo piloto tem como prioridade evitar incidentes e acidentes, sendo essa regra aplicada acima das outras. Exemplo, um piloto atravessar um carro "fantasma" para evitar contato com outro piloto. A toda regras abaixo, acrescenta-se que pode ser desrespeitada se o piloto o fizer para evitar um incidente ou acidente e/ou que não tenha um ganho de tempo ao fazê-lo.

1.1 - Todo piloto que não fizer o que estiver ao seu alcance para evitar um acidente evitável será penalizado. Exemplo: piloto tenta se aproveitar de um acidente à sua frente e não desacelera, tendo um imprevisto, algo inerente a acidentes, e acaba se acidentando junto e piorando a gravidade dos danos dos outros.

2 - Nenhum piloto deve andar no sentido contrário ao da corrida, exceto se manobrando após alguma rodada ou saída de pista no momento em que for seguro o fazer sem entrar no caminho de outros carros, leia-se, um piloto manobrando não deve causar com que um piloto em velocidade de corrida altere sua linha planejada para evitar contato, sendo passível de punição.

3 - Nenhum piloto deve atravessar outro carro que esteja fantasma.

4 - Todo piloto com danos significativos em seu carro deve dar preferencial (leia-se, sair da linha ótima de corrida) a pilotos com carros inteiros ou com danos que gerem uma diferença de velocidade significativa (use-se cerca de 5 segundos por volta ou mais de 2 segundos por setor, não sendo estes parâmetros fixos nem absolutos, sendo cada caso e suas subjetividades avaliadas pelos comissários de prova)

5 - É proibido ao piloto usar piloto automático durante a qualificação ou durante ao corrida.


Saída do pit em qualificação e em corrida:

1 - A preferencial é de quem já está na pista, exceto pistas em que a saída do pit se sobrepõem à linha ótima. Neste caso, ao sair do pit, o piloto deve-se manter na faixa associada à linha ótima e só podendo sair dela no caso de poder sair desta linha sem causar alteração de percurso de outros carros mais rápidos.

2 - É obrigação do piloto em pista cuidar para não ter contato de pilotos saindo do pit. Em caso de piloto saindo do pit em pista que a saída do pit se sobrepões à linha ótima, este deve sair da linha para evitar contato. Em caso de ultrapassagem, ou qualquer outro motivo, em pistas que a saída do pit não se sobrepõem à linha ótima e um piloto estiver saindo do pit, o piloto em pista deve agir de acordo para evitar contato, abortando a ultrapassagem ou desacelerando.

 

Qualificação:

1 - Nenhum piloto que não esteja em volta rápida deve causar com que outro piloto em volta rápida seja obrigado a alterar seu percurso saindo da linha ótima.

2 - Nenhum piloto em volta rápida sem nenhum dano em seu carro tem obrigação de mudar seu percurso por nenhum outro carro, mesmo se o outro carro estiver significativamente mais rápido.

 3 - Será proibido o piloto utilizar o Start para retornar aos boxes. Deverá permanecer nos boxes. Em caso de voltar aos boxes e sair ele recebera penalidade média.

4 - O piloto será proibido ultrapassar veículos durante o Treino Classificatório, Somente poderá efetuar a ultrapassagem se caso o piloto da frente estar com quebras ou em volta de retorno dos boxes.

5 - O piloto que sair dos boxes deverá manter uma distância de segurança para o carro da frente e fazer sua volta rápida. Será proibido ultrapassar esse piloto que está diminuindo a velocidade para tomar vantagem de efetuar a volta na frente dele.

6 - Exceto casos excepcionais, como acidentes, é proibida a ultrapassagem durante a treino de classificação.

 

Largada:

1 - No caso de largada lançada pelo jogo, aplicam-se desde o momento em que o jogo passa o comando do carro para o jogador as regras de corrida em curso

2 - No caso de largada com safety car, aplicam-se as regras abaixo:

2.1 - O piloto deve aguardar a passagem do safety car e a saída dos pilotos à frente para se locomover, na ausência de safety car, deve aguardar os pilotos da frente se locomoverem. No caso de um piloto demorar mais do que 5 segundos para se locomover após a saída do da frente, o piloto pode partir.

2.2 - O piloto deve manter-se entre a velocidade mínima tal e velocidade máxima tal, é proibido ao piloto usar os freios durante a volta de aquecimento de pneus, exceto para evitar incidentes no caso de imprevistos.

2.3 - Recomenda-se que o piloto mantenha um intervalo de 0,700 a 1,300 segundo para o piloto à sua frente.

2.4 - No caso de imprevistos e o piloto perder contato com o piloto à frente, o piloto pode ultrapassar o limite de velocidade e usar os freios até chegar a um intervalo de 2 segundos do piloto da frente, sendo a regra 2.2 aplicada novamente no intervalo de distância entre 0,700 e 1,300 segundos. (se o safety car desacelera para esperar, os pilotos à frente são prejudicados por esfriamento de pneus, além da questão de tempo de demora para se comunicar com o piloto do safety car, além de o caso de o pole estiver sem safety car à frente)

2.5 - Exceto casos excepcionais, como acidentes, piloto muito lento, é proibida a ultrapassagem durante a volta de apresentação.

2.5.1 - O piloto que rodar o seu veículo ele somente poderá retornar a sua posição que ele estava se ele não possuir danos ou não cair para última posição.

2.6 - O piloto só poderá ultrapassar, quando passar na linha de chegada.

 

Corrida em curso

 

1 - Ultrapassagens: recomenda-se fazê-las nas retas. Um piloto tem o direito de dividir a preferencial se estiver com mais da metade do carro lado a lado do outro carro antes do ponto de frenagem usual que os pilotos usam em outras voltas. Menos do que isso, o piloto deve desacelerar e posicionar-se atrás do outro veículo antes do ponto em que ele começa a virar, leia-se, não pode causar alteração no percurso do piloto da frente da linha ótima da corrida.

 

2 - Relativo a mergulhos: um piloto só pode ultrapassar outro estando atrás no ponto de frenagem usual se a diferença de desempenho dos carros for o suficiente para estar à frente do outro carro no ápice da curva se em nenhum momento causar alteração significativa de trajetória do piloto que vinha mais devagar à frente.

 

3 - É permitido ao piloto mudar sua trajetória uma única vez para defender sua posição antes de um curva. No caso de mudança de faixa, o piloto recomenda-se permanecer na mesma faixa inclusive durante a curva, sendo-lhe sugerido não retornar a faixas anteriores e deixar o espaço de um carro na faixa externa. Exemplo, se puxa o carro para a direita 2 faixas, deve fazer a curva usando essas duas faixas como referência, dando a oportunidade de o outro piloto ultrapassar por fora e emparelhar até o ponto do ápice da curva. Após o ápice da curva, o piloto pode espalhar se o carro que estiver por fora não estiver com sua metade lado a lado, voltando a ter preferência a partir desse ponto. No caso de o piloto ultrapassando por fora estiver com no mínimo sua metade lado a lado, a preferencial é dividida entre ambos. Devido à complexidade das peculiaridades de cada ultrapassagem e situações possíveis, será aplicado o bom senso dos comissários de prova.

 

4 - Pilotos retardatário não pode causar alteração de percurso quanto à linha ótima sendo percorrida pelos pilotos que estiverem lhes dando volta, mesmo que para isso seja necessário desacelerar e sair da sua linha ótima de percurso.

 

5 - Treino qualificatório será proibido o piloto diminuir a quantidade de combustível. Todos os pilotos terá que iniciar com o combustível inicial.

 

6 - Piloto que tiver problema de equipamento comprovado por fotos ou vídeos até o final da prova será considerado que participou de toda a prova. O piloto terá que fazer a volta de apresentação e ficar parado nos boxes para ser validado. Em caso do piloto abrir a volta 2 que será a primeira volta de corrida não será aceito o pedido.

 

Entrevistas

1- Será obrigatório o piloto utilizar um fone para se comunicar com o diretor de prova narradores e comentarista. Se caso piloto não dar entrevista ele receberá penalidade média na primeira vez. Os três primeiros colocados que serão entrevistados serão proibido de sair da sala após o final da prova no caso de sair da sala ele receberá penalidade média.

2 - O piloto assim que ele entrar na sala de entrevista será obrigatório ele já se comunicar para evitar de caso ele cair da sala para ele marcar sua presença.

3 - Durante a entrevista o piloto só poderá utilizar o seu console para entrar na party do ps4, será proibido o uso de celular para entrar dentro da party do ps4, Na party do ps4 mostra o desenho do console, caso aparecer um desenho do celular ele receberá penalidade média na primeira vez.


Presença 

1 - Será obrigatório os pilotos ligar o seu fone antes de iniciar o evento para o diretor de prova colocar a sua presença. Caso o piloto não ligar o fone este será Desclassificado da corrida e será impedido de participar da corrida daquele evento.

2 - Será realizado uma chamada de presença durante o primeiro teste de conexão.


Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, bem como reclamações sobre a organização do campeonato. Nesses casos, haverá penalidade ou até exclusão do participante.

Nenhuma hipótese a corrida poderá ser adiada somente caso for a última etapa do campeonato.

Todas as corridas que acontecer problemas serão realizadas no mesmo dia caso tenha tempo suficiente. 

As etapas que não ocorrer no dia será cancelada e os pilotos correram a próxima etapa.

Caso acontecer problemas no servidor e 50% dos pilotos forem desconectados da sala naquele momento, será realizado uma nova corrida.

Caso acontecer problemas no servidor com bugs que afetam 35% pilotos, será realizado uma nova corrida. Caso tenha como efetuar a corrida naquele dia. Ou a etapa será cancelada

Caso acontecer problemas no servidor e a corrida não ter chegado a 50% não será validado a corrida. E será marcado uma nova data ou será realizado uma nova prova no mesmo dia. Nesses casos a corrida será cancelada e irá para próxima etapa.

Caso acontecer problemas no servidor e chegar a 50% não alcançado 75%, será validado 50% dos pontos, arredondando para cima os pontos quebrados.


Em caso de fatos não ocorridos na comunidade da LIGA ZGT, ficará a cargo da organização julgar.

 

💥11.0 PENALIDADES

 

PENALIDADE ADVERTÊNCIA: ADVERTÊNCIA VERBAL - Qualquer infração que não cause problemas a outros.

 

PENALIDADE LEVE: PERDA DE  1 POSIÇÕES NO GRID FINAL DA CORRIDA - 2 PONTOS

Causar um acidente. Mudar de direção na corrida atingindo outro piloto. Atingir o piloto da frente causando-lhe danos. Ofensa média contra piloto ou fiscal dentro da corrida. Não respeitar sair do último lugar por conta de conexão. Atitude antidesportiva.

 

PENALIDADE MÉDIA: PERDA DE  2 POSIÇÕES NO GRID FINAL DA CORRIDA  - 4 PONTOS Causar um acidente de porte médio. Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar. Ofensa média contra piloto ou fiscal. Atingir um carro.

 

PENALIDADE GRAVE: PERDA DE  4 POSIÇÕES NO GRID FINAL DA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 8 PONTOS. Causar um acidente de maior gravidade. Ofensa grave contra piloto ou fiscal. Usar veículo errado, Andar em sentido contrário. Retardatário ocasionar acidente. Tirar um piloto da prova com quebra total do carro. Atingir um carro durante uso de marcha ré. Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar pela segunda vez.

 

PENALIDADE GRAVÍSSIMA: DESQUALIFICAÇÃO DE PROVA, SUSPENSÃO DA PRÓXIMA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 25 PONTOS: Destruição do carro de propósito, provado por filmagem ou confissão. Ofensa contra piloto ou fiscal gravíssima. Causar um acidente de maior gravidade envolvendo vários carros pela segunda vez. Suspeito de outro piloto utilizar ID na PSN.

 

PENALIDADE DE DESQUALIFICAÇÃO: A Organização irá julgar caso a caso. Exemplos: vantagem indevida, desrespeito ao lastro, desrespeito a horários. Não Utilizar pneus do patrocinador, A organização irá desqualificar o piloto que usará lastro errado durante a prova. Em caso do piloto não sair da sala em até 2 minutos será expulso da sala pelo host.


EXCLUSÃO DO CAMPEONATO: Ficará a critério da Organização julgar o caso.


 A comissão julgadora irá aplicar a melhor penalidade que se enquadra.


11.1 Faltas justificáveis:

 O piloto terá um prazo até o dia da primeira etapa da Temporada para justificar suas faltas, durante a temporada, após essa data, não serão validadas as justificativas de faltas.

O envio terá que ser realizado ao e-mail equipezgt6@gmail.com.

Após aceitação das justificativas de faltas, o piloto ficará isento de qualquer penalidade.

Após a data limite estipulada acima, não serão abertas exceções, sendo aplicadas as regras previstas em caso de falta.

Após o inicio do campeonato o piloto comprovar que ele não irá conseguir mais de 3  provas ele terá que entrar em contato com a Organização para justificar faltas. 

 

11.2 Faltas no Campeonato:

O piloto que faltar terá descontado - 2 pontos do campeonato

 

11.3 Número de Faltas:

 

2 Faltas no campeonato o piloto terá a adição de 1% de lastro no seu veículo.

Cada falta que o piloto possuir acima de 2 faltas terá adição de 1% de lastro no seu veículo.

 

11.4 Comissão julgadora

 

- LUIZA SILVIA

- MURILO CAMARGO

- MARCO AURELIO

- FRANK VASCONCELLOS

- DANIEL

- ANDERSON

- RONALDO SOUZA

- VAGNER RIBEIRO

 


11.5 Vídeos de Corrida

- É obrigatório gravar as corridas, sendo que o piloto que não gravar a corrida será automaticamente considerado culpado do acidente, vídeos da transmissão não serão válidos para análise. Mesmo se demonstrarem a inocência do piloto, vídeos da transmissão serão desconsiderados.

- O piloto tem 24 horas após o horário de início da corrida para solicitar análises de incidentes do evento. O piloto deve enviar o vídeo para a organização do campeonato no e-mail equipezgt6@gmail.com.

- A defesa terá 24 horas para enviar o vídeo de resposta após receber a mensagem do diretor de prova. Passado este período o piloto perde o direito de enviar o vídeo, será considerado apenas e tão somente o vídeo do pedido de análise, sem exceções.

- Nos vídeos de pedidos de análise e de defesa, é obrigatório ao piloto fazer o vídeo contendo a tela inteira, em alta resolução, com a telemetria visível e com a função do replay de constarem todas informações na tela ativada. No caso de haver informações ocultas ou baixa resolução, a equipe de fiscalização pode invalidar o vídeo ou a análise.

-Em caso de suspeita de outro piloto estar utilizando outra ID na PSN será analisado o histórico do piloto nas corridas da LIGA ZGT, e o piloto terá que durante o período de analise comprovar por filmagem o seu tempo.

- Apenas serão analisadas reclamações de pilotos com o replay original deles salvo por eles ao final da corrida. Em caso de o piloto usar replay de outro piloto, pedido não será analisado. Isso inclui pilotos que saírem do lobby antes do final da corrida e pilotos que perderem conexão, em ambos os casos, pedidos de análise não serão aceitos devido ao replay não pertencer ao piloto.

- Após aplicação dos critérios previstos nas regras do campeonato e estatuto da ZGT, a organização responderá por e-mail os resultados e possíveis advertências e punições.

Obs: O piloto reclamante também é passível de punição.

 

- É responsabilidade do piloto ler o Estatuto ZGT (cujo link se encontra na barra na parte superior do site), pois seu conteúdo é complementar às regras do campeonato e também são aplicadas como regras do campeonato.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do campeonato pelos canais de comunicação.


🔓12.0- DAS DEFINIÇÕES E DO REGULAMENTO DA SALA Campeonato:

 



Carros

Categoria GR.3

Pneus

A escolha de pneus será de corrida Suave, Médio e Duro, em contra partida será obrigatório usar mesmo composto na parte traseira e dianteira do veículo, o consumo de pneus e combustível será configurado conforme a etapa

Será proibido mesclar pneus.

 

Assistências

Assistências permitidas:

 

- Realistas

Controle de Tração e ABS

 

 Danos

- Danos Totais

 

 

 Penalidades:

- Penalidade ligada

 

 

 Aderência da Pista

- A aderência será deixada em modo real.

 

 Largada

Preferencialmente, largadas serão dadas em movimento. O procedimento de largada pode ser modificado. A ZGT se responsabilizará em avisar e explicar previamente aos pilotos se mudanças forem necessárias.

 

13.0 Regras de convivência e respeito

 

- Todo piloto tem obrigação, como piloto e como pessoa, manter o respeito aos concorrentes e membros da organização.

 

- Todas reclamações devem ser feitas diretamente à organização do campeonato de forma particular. É proibido ao piloto reclamações públicas através de redes sociais, grupos e PSN. O piloto que infringir essa regra será penalizado. No caso da sua segunda vez ele receberá penalidade de maior grau ou exclusão do grupo de whatsapp.

- Fica proibido ao piloto fazer a postagem de vídeos em redes sociais e grupos de whatsapp envolvendo incidentes de corrida que tenham o intuito de denegrir a imagem de outros pilotos ou da organização do campeonato. A postagem de vídeos com ultrapassagens limpas e disputas sadias está permitida. Em caso de denúncias, haverá apuração dos fatos pela organização do campeonato.

- Nos lobbys, é proibido o piloto postar conteúdo pornográfico, ofensivo, palavras de baixo escalão, conteúdo que não se refere a LIGA ZGT, postagem de outros vídeos para poluição do chat " vídeos de outros campeonatos e ligas que não pertence a ZGT, politica, futebol, imagem que não se refere a LIGA ZGT campeonato mundial.

- Exclusão do grupo resultará no caso dos participantes não cumprirem as regras do Grupo LIGA ZGT.

- Discussão e desrespeito fora do grupo de whatsapp e fora do lobby da Liga ZGT, não serão de responsabilidade do campeonato.

- Penalidade máxima para grupo de whatsapp será exclusão do grupo.

 

14.0- PROCEDIMENTOS DE ENTRADA NA SALA


Só será permitida a entrada na sala durante eventos da divisão à qual o piloto pertence. Após entrada, o fiscal de prova enviará uma mensagem para entrar na party para o briefing. Caso o participante entre sem ser chamado, esse ficará sujeito à devida penalidade.

 

É proibido aos pilotos que estão no briefing entrar na pista para realizar aquecimento. Aos pilotos que não estão na sala de briefing, é permitido entrar na pista para aquecimento.

 

Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, nesse caso haverá penalidade ou ate exclusão do campeonato.

 

 

14.1- CONEXÃO

 

Previamente ao início do treino qualificatório, seguir as instruções do diretor do campeonato durante os procedimentos de teste de conexão dos pilotos.

 Após o último teste se caso piloto ficar com problemas este terá que largar da última posição. Não podendo fazer o treino Classificatório.

O piloto que apresentar muito leg nos testes de conexão ou durante a corrida deverá se retirar da corrida. O diretor de prova irá avaliar o caso.

Ao ser perguntado quantos pilotos estão na pista, o piloto deve entrar no evento (selecionar o sinal de correto de cor verde, última opção à esquerda e abaixo na tela), selecionar o binóculo (modo observação de corrida), informar no chat do lobby o número total de pilotos que vê (incluindo a si mesmo).

 

Desligar o computador, notebook e celular para deixar apenas o ps4 conectado à internet (evitar variações na banda e lags repentinos).

 

Antes da corrida, limpar o cache de arquivos temporários do jogo, resetar modem e resetar o ps4. Para limpar todo o cache do ps4, desligar ele da tomada por 15 segundos.

 

Configurar o roteador para utilizar NAT 2 para manter a conexão mais estável.

 

Se tiver problemas ao entrar na sala, desligue o ps4 e modem e limpe os arquivos temporários, seguir as instruções da organização passo a passo, já que quando este imprevisto ocorre a liga se responsabiliza em guiar e acompanhar o procedimento do piloto passo a passo.

 

Para se iniciar o evento, O evento terá um tempo limite de iniciar de até 60 minutos em caso de problemas com conexões e com a fiscalização do evento, após esse tempo será feito a prova somente se todos os participantes e fiscais da prova estarem de acordo. 

 

Em caso de perda de conexão durante o treino qualificatório, é permitido ao piloto retornar à sala e participar do evento, após o término do treino qualificatório, o piloto não pode retornar mais à sala. No caso de desconexão durante a corrida, não é permitido ao piloto retornar à sala. 


OBS: no caso de desconexão na etapa, pertencente à rodada dupla, o piloto pode retornar à sala no período entre o término da primeira bateria e início da segunda para disputar a etapa. Devido à situação especial de escolha do grid de largada deste evento, o piloto que perder a conexão na primeira bateria irá iniciar no fim do grid a segunda bateria.

 

 

14.2- RECOMENDAÇÕES DE PILOTAGEM

 

As corridas são com largada com falsa partida, o piloto deve aguardar o sinal verde para colocar o carro em movimento.

 

A primeira curva é um ponto muito importante, não se deve colocar outro piloto em perigo.

 

Evitar linhas de três pilotos (three wide) em disputa de posição.

 

Facilitar a ultrapassagem quando retardatário.

 

Montar a estratégia antes da corrida.

 

Treinar e achar o melhor acerto do carro.

 

Olhar constantemente o retrovisor e o radar.

 

Estudar o tempo total perdido com paradas nos boxes.

 

Evitar o vácuo quando há a possibilidade de LAG.

BOA SORTE A TODOS OS PILOTOS E BOM DIVERTIMENTO