LIGA ZGT Gran Turismo 7: Inscrições para Mundial de Endurance online 2025

     WEC Online Mundial de Endurance 2025



Realização: Liga ZGT 
Maior evento da Temporada da Liga ZGT com total de 48 horas de corridas está de volta.
Simulador: Gran Turismo 7
Plataforma: PS4 - PS5


1.0 🏁História🏁

O 9 de junho de 2011 será lembrado como uma das datas mais importantes na história recente de corridas de Endurance . Naquele dia, no ano de 2011 24 Heures du Mans , Jean Todt e Jean -Claude Plassart , respectivamente presidentes da Federação Internacional de Automobilismo ( FIA ) e do Automobile Club de l' Ouest ( ACO ) , anunciou a criação do Campeonato do Mundo de Endurance FIA.

Em março de 2012 o Campeonato Mundial de Endurance FIA realizou a sua primeira corrida nos Estados Unidos para as 12 Horas de Sebring e da lenda que é corrida de resistência voltou ao palco mundo.









2.0 INSCRIÇÕES ABERTAS – LIGA ZGT

1. Adicione o PSN ID: zuqueiro como amigo.
2. A leitura das regras e regulamento é obrigatória.
3. A equipe deverá informar o nome da categoria após solicitar a inscrição.
4. Ao solicitar todas as informações, o piloto estará concordando com os termos do campeonato.
5. A taxa de inscrição por equipe é de R$ 420,00, podendo ser dividida entre 1, 2 ou 3 pilotos.
6. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa.
7. Pagamento via PIX, PayPal ou depósito bancário.
8. Data limite de pagamento: 28 de agosto.
9. Contatos para inscrição e dúvidas:
 📧 E-mail: equipezgt6@gmail.com
 📱 WhatsApp: (17) 98804-8855
 📘 Facebook: Liga ZGT
10. PIX: Telefone (17) 98804-8855 OU 32742481850


⚠️ IMPORTANTE – SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO

  • O evento contará com a participação máxima de 14 equipes.

  • Caso o número de 16 equipes ou mais seja alcançado, será realizada uma corrida classificatória.

  • A classificatória será composta por 3 provas de 1 hora cada.

  • Cada participante da equipe deverá obrigatoriamente participar de uma das provas.

  • Caso um piloto falte, a equipe pontuará apenas com os dois que correrem. Poderá participar de duas provas um piloto caso tenha dificuldades com horários.

  • Equipes com apenas 1 piloto estarão isentas da participação na fase classificatória essas estarão classificadas para participar do campeonato.

  • Equipes com 2 ou 3 pilotos deverão obrigatoriamente participar dessa fase.


3.0 Obrigações das Equipes:

  • Cada equipe poderá contar com 1, 2 ou 3 pilotos no máximo.

  • Em caso de desistência de um piloto, a substituição será permitida mediante comunicação prévia com a Organização e o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.

  • Antes das etapas com troca de pilotos, é obrigatório o envio do cronograma de trocas por parte da equipe.

  • O cronograma de trocas deverá ser enviado para a Organização via e-mail ou canais de comunicação oficiais, válido para as etapas de 12h e 24h.

  • A ordem de escolha do cronograma será definida pela classificação atual do campeonato.

  • A não entrega do cronograma dentro do prazo estipulado resultará na desclassificação da equipe naquela etapa.


ETAPAS SEM TROCA DE PILOTOS

  • Corridas de 3h e 4h: Participação de apenas 1 piloto, sem trocas durante a prova.


ETAPAS DE 12 HORAS

  • As trocas seguirão um sistema de intervalos de 15 em 15 minutos.

  • A Organização poderá fornecer modelos de cronograma já prontos.

  • Equipes com 3 pilotos: Permitidas apenas 2 trocas.

  • Equipes com 2 pilotos: Permitida apenas 1 troca.

  • Trocas adicionais não são permitidas. Caso ocorra, será aplicada uma penalidade de 5 minutos parado no pit-lane.


ETAPA DE 24 HORAS – NÜRBURGRING

  • Trocas também serão baseadas em intervalos de 15 em 15 minutos.

  • A Organização fornecerá orientações específicas para montagem do cronograma.

  • Equipes com 3 pilotos: Permitidas 6 trocas.

  • Equipes com 2 pilotos: Permitidas 5 trocas.

  • Trocas adicionais implicarão penalidade de 5 minutos parado no pit-lane.


CATEGORIAS DISPONÍVEIS

  • As equipes deverão optar por uma das seguintes categorias:


Critério de Classificação por Categoria

  • Caso haja 10 equipes na GT3 e 5 na LMP1, todas as equipes da LMP1 estarão automaticamente classificadas para o campeonato.

  • Nesse cenário, apenas as equipes da GT3 participarão da fase classificatória.


5.0 - Premiação 💻

- As Equipes Campeãs da Categoria GT3 receberá todos os pilotos troféus personalizados de campeões do Evento.

- As Equipes Campeãs da Categoria LMP1 receberá todos os pilotos troféus personalizados de campeões do Evento.

- As Equipes vencedora da Categoria GT3 da corrida das 24H de Nurburgring todos os pilotos receberá troféus personalizados pela vitória da corrida de 24H de Nurburgring.

- As Equipes vencedora da Categoria LMP1 da corrida das 24H de Nurburgring todos os pilotos receberá troféus personalizados pela vitória da corrida de 24H de Nurburgring.


Todos os envios será realizado pelos correios onde ficará por conta da Organização do campeonato efetuar.


* Não será enviado para fora do país.


6.0 Calendário 📅


Dia 10 de agosto Inscrições abertas.


Dia 28 de agosto Fim das Inscrições.


Após o dia 28 de agosto realização do Pagamento da inscrição até dia 07 de setembro.
Não realização do pagamento será passado a vaga para uma nova Equipe. 

Dia 29 Horário 20:00 Chaveamento


Corrida da Fase Classificatória: 1 Hora de Barcelona-Catalunya

FASE CLASSIFICATÓRIA

Prova

  • Duração: 1 hora.

  • Circuito: Barcelona–Catalunya.


Calendário das Chaves

  • Chave 1: 30 de agosto – 23h00

  • Chave 2: 31 de agosto – 16h00

  • Chave 3: 31 de agosto – 20h00

  • Chave 4: 31 de agosto – 22h00

  • Chave 5: a definir (caso haja necessidade)

  • Chave 6: a definir (caso haja necessidade)


Formação das Chaves

  • O chaveamento das equipes será definido por sorteio.

  • Cada equipe participará de 3 corrida de 1 hora.

  • O total será de 3 horas de corrida por equipe, considerando a participação de todos os pilotos (quando aplicável).

  • A equipe que terá problemas com horário poderá participar com apenas 2 pilotos. 

  • Exemplo: Piloto 1 corre a etapa 1, Piloto 2 corre a etapa 2 e o Piloto 1 corre a etapa 3.


Pontuação:

1º 25
2º 18
3º 15
4º 12
5º 10
6º 08
7º 06
8º 04
9º 02
10º 01

Volta mais rápida = 1 ponto.

CRITÉRIO DE DESEMPATE

  • Em caso de empate na pontuação entre equipes para definição das classificadas, será realizada uma prova extra.

  • Data da prova extra: 02 de setembro, às 22h00 (horário de Brasília).

  • A corrida seguirá as mesmas configurações da prova de Barcelona–Catalunya.

  • A prova será disputada por dois pilotos da mesma equipe, participando simultaneamente durante a corrida.










Abertura do lobby 20:30
Dia 13 de setembro inicio as 21:00 horas corrida
Pneus Liberados: Macio, Médio 
Pneus Obrigatório: Macio






Abertura do lobby 19:30
Dia 14 de setembro inicio as 20:00 horas corrida
Pneus Liberados: Médio e Duro
Pneu Obrigatório: Duro








Dia 20 setembro inicio as 21:00 horas corrida
Pneus Liberados: Médio e Duro
Pneu Obrigatório: Duro









Abertura do lobby 19:30
Dia 21 setembro inicio as 20:00 horas corrida
Pneus Liberados: Macio, Médio
Pneu Obrigatório: Macio










Formato de Corrida Livre:

12 Horas de Le Mans - França

Abertura do lobby 15:30
 Pneus liberado: Médio e Duro

Dia 27 e 28 de setembro Horários às 16:00 horas 




Classificação: 25 minutos dia 25 de setembro horário 22h30 Apenas 1 piloto representante da Equipe irá participar do evento será transmitido ao vivo. - Pneus Médios e Duros.
Tempo de Prosseguimento da classificatória 180 segundos.

Duração do evento: 12 horas












Dia 04 e 05 de outubro Horários às 12:00 horas 
Pneus liberados: Médio e Duro.
Duração do evento: 24 horas

Evento Real
Abertura do lobby 11:30

Classificação: 40 minutos dia 02 de outubro horário 22h30 Apenas 1 piloto representante da Equipe irá participar do evento será transmitido ao vivo. 
Tempo de Prosseguimento da classificatória 180 segundos.






As etapas ocorrerão de acordo com a agenda do campeonato, caso ocorram problemas que impeçam o bom andamento, conforme critérios do diretor de prova, a data da prova poderá ser alterada. 
Obs: Em caso de chuva, alteração de condição climática, variação de tempo, inconstância de clima em algum circuito será adicionado pela organização do campeonato.


8.0 Pontuação:

A equipe que somar o maior número de pontos vence o campeonato Mundial de Endurance.
A Pontuação da Fasa Classificatória não valerá para as 6 provas do campeonato.

Pontuação para  Eventos de Endurance 24 Horas de Nurburgring:

1º 50
2º 36
3º 30
4º 24
5º 20
6º 16
7º 12
8º 08


Pontuação Endurance 12 Horas Le Mans

1º 25
2º 18
3º 15
4º 12
5º 10
6º 08
7º 06
8º 04



Pontuação Endurance de 3 Horas 

1º 15
2º 12
3º 10
4º 08
5º 06
6º 04
7º 03
8º 02


7.1- Em caso de empate na pontuação, os critérios adotados serão:
1- Melhor posição na corrida das 24 Horas de Nurburgring
2- Melhor posição na corrida das 12 Horas de Le Mans

PONTUAÇÃO EXTRA (Treino de classificação)

Por todas as classificações acima, dois pontos adicionais serão atribuídos, em cada evento, para a equipe “pole position” 2 ponto adicionado.


Haverá apenas um carro de segurança na operação de cada vez.
PROIBIDO ULTRAPASSAR carros quando o safety car estiver na pista será dada uma informação ao piloto quando o safety car estiver na pista os pilotos podem ir aos boxes e caso ocorre algo poderá ser a corrida paralisada por um tempo. A entrada do safety car ficará a cargo da direção de prova.

Regras da Classificação:

- Não haverá limite de voltas a ser dada. 
- Em caso de acidente no treino o piloto poderá receber penalidades.
- Será iniciado pontualmente o inicio.

9.0 DAS DEFINIÇÕES E DO REGULAMENTO DA SALA


 Largada

A largada será lançada em fila única com o carro de segurança.
Obs: Será dada uma volta de apresentação e aquecimento de pneus para as corridas de Le Mans e 24H Nurburgring.
Obs: Etapas de 24H Nurburgring e Le Mans somente poderá utilizar os pneus Médios e Duros.











10.0 🏁Lista dos Veículos🏁 


Categoria LMP1: 6 a 8 vagas 

Será liberado a escolha de 1 veículo para cada equipe.
Carros livre escolha. 
Veiculos terão Potência máxima 602cv o piloto pode utilizar menos potência, Peso mínimo 920kg




Categoria GT3: 6 a 8 vagas

Os veículos serão de livre escolha dentre os 8 veículos abaixo:

Veiculos terão Potência máxima 602cv o piloto pode utilizar menos potência, Peso mínimo 920kg







Cada equipe usará um único carro para Classificatória e o Campeonato:


11.0 – Formato das Provas

  • Corridas de 3 horas: realizadas no modo corrida do sistema do jogo.

  • Corridas de 12 e 24 horas: realizadas no modo de volta livre.


Procedimento de Largada

  • A largada ocorrerá após o carro de segurança sair da pista.

  • O primeiro colocado poderá acelerar após a última curva do circuito.

  • A Categoria LMP1 largará primeiro, seguida da Categoria GT3.


Horários e Organização da Sala

  • O tempo total da sala será zerado no horário exato de início do evento.

  • A sala será aberta 30 minutos antes da corrida.

  • Em caso de atraso, os pilotos poderão largar no modo treino livre, computando a volta que estiverem realizando.

  • Corrida e treino classificatório começam pontualmente, salvo problemas técnicos da organização.


Acompanhamento e Reconexão

  • As posições e voltas devem ser acompanhadas pela transmissão oficial.

  • Caso o piloto perca a conexão, ele poderá retornar à sala, porém perderá a volta em andamento.

    • Exemplo: se cair na volta 9, serão contabilizadas 8 voltas completas.


Troca de Pilotos

  • As trocas seguirão um cronograma previamente definido pela organização.

  • É obrigatório que cada piloto tenha em mãos os horários de troca para coordenação com o companheiro de equipe.

Procedimento de Troca:

  1. O piloto deve sair da sala após concluir o horário marcado no cronograma.

    • Exemplo: se a troca for às 2h30min, o piloto deve sair logo após ultrapassar esse tempo.

  2. O próximo piloto entra com o mesmo carro imediatamente após o companheiro sair.

  3. É proibido dois pilotos da mesma equipe estarem na sala simultaneamente.

    • Penalidade: 2 minutos parado no box.

  4. Cada equipe tem 1 volta de tolerância em relação ao horário estipulado para efetuar a troca.

    • Ultrapassar essa tolerância gera penalidade de 2 minutos parado no box.


Comprovação das Trocas

  • Para comprovar as voltas, o piloto deverá gravar vídeo da parte final da sua corrida.


12.0 – PENALIDADES

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Organização do Campeonato pelos canais de comunicação oficiais.

Tipos de Penalidade

  • Advertência: Advertência verbal.

  • Penalidade Leve:

    • Perda de 1 posição no grid final da corrida -2 pontos na classificação;

    • Ou 2 minutos parado nos boxes.

  • Penalidade Média:

    • Perda de 2 posições no grid final -4 pontos na classificação;

    • Ou 5 minutos parado nos boxes.

  • Penalidade Grave:

    • Perda de 4 posições no grid final Perda do treino classificatório -8 pontos na classificação;

    • Ou 8 minutos parado nos boxes.

  • Penalidade Gravíssima: Desqualificação da provaSuspensão da próxima corridaPerda do treino classificatório20 pontos na classificação;

    •  Desqualificação da prova

    • Penalidade de Desqualificação:

    • Exclusão do campeonato (a critério da Organização).

Observação: Os fiscais irão decidir qual penalidade se aplica. O Diretor de Prova aplicará a punição conforme o caso.


12.1 – Cumprimento da Penalidade de Tempo

  • O piloto deve entrar no box na volta em que estiver para cumprir sua penalidade.

  • Ao entrar nos boxes, poderá abastecer e trocar pneus.

  • É proibido apertar o botão START para ir aos boxes com o objetivo de mexer no acerto do veículo.

    • Penalidade: +2 minutos parado no box.

  • Caso a equipe precise fazer troca fora do horário estipulado, será aplicada penalidade de 5 minutos.

  • Caso a equipe necessite de troca extra, será aplicada penalidade de 8 minutos.


Término da Corrida

  • A corrida se encerra quando o tempo estipulado terminar e o primeiro colocado da categoria LMP1 completar a volta em andamento.

  • Após o término, serão informados os resultados oficiais.


Acompanhamento ao Vivo

  • Equipes e pilotos poderão acompanhar a corrida ao vivo pelo canal oficial no YouTube:
    🔗 Liga ZGT – YouTube


Término do Campeonato

As 3 melhores equipes de cada categoria não precisarão disputar as Eliminatórias da WEC Online, pois já terão vaga garantida automaticamente na próxima temporada da competição.


📄13.0- DA PILOTAGEM E PENALIDADES POR MÁ CONDUÇÃO

Regras Gerais

Definições gerais: incidente é o contato em que não há dano a nenhum dos carros envolvidos mas havendo perda de tempo para algum dos pilotos podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, acidente é o contato em que há dano a algum dos veículos, podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, contato inocente é o contato em que nenhum dos pilotos sofre qualquer perda devido a ele, não havendo culpabilidade.

Defina-se preferencial: no caso de dois pilotos estiverem parcial ou totalmente lado a lado rumo a um ponto ou uma curva em que na melhor trajetória a ser percorrida por ambos há sobreposição de linhas, haverá casos em que ambos devem dar espaço um ao outro(mesmo significando uma trajetória e velocidade subótima, leia-se, por exemplo, ao dividir uma curva) e casos deles deve desacelerar pelo outro ter prioridade, neste caso, um dos pilotos tem a preferencial (exemplo, antes de dividir uma curva, um carro está menos de metade do veículo lado a lado, o piloto a frente tem a preferencial e o outro deve desacelerar). A preferencial é usada para julgar culpabilidade no caso de incidentes e acidentes.

Linha ótima: linha de percurso que leva ao menor tempo de volta em uma pista.

Regras gerais

1 - Todo piloto tem como prioridade evitar incidentes e acidentes, sendo essa regra aplicada acima das outras. Exemplo, um piloto atravessar um carro "fantasma" para evitar contato com outro piloto. A toda regras abaixo, acrescenta-se que pode ser desrespeitada se o piloto o fizer para evitar um incidente ou acidente e/ou que não tenha um ganho de tempo ao fazê-lo.

1.1 - Todo piloto que não fizer o que estiver ao seu alcance para evitar um acidente evitável será penalizado. Exemplo: piloto tenta se aproveitar de um acidente à sua frente e não desacelera, tendo um imprevisto, algo inerente a acidentes, e acaba se acidentando junto e piorando a gravidade dos danos dos outros.

2 - Nenhum piloto deve andar no sentido contrário ao da corrida, exceto se manobrando após alguma rodada ou saída de pista no momento em que for seguro o fazer sem entrar no caminho de outros carros, leia-se, um piloto manobrando não deve causar com que um piloto em velocidade de corrida altere sua linha planejada para evitar contato, sendo passível de punição.

3 - Piloto com penalidade de tempo deve sair do traçado para evitar acidentes.

4 - Todo piloto com danos significativos em seu carro deve dar preferencial (leia-se, sair da linha ótima de corrida) a pilotos com carros inteiros ou com danos que gerem uma diferença de velocidade significativa (use-se cerca de 5 segundos por volta ou mais de 2 segundos por setor, não sendo estes parâmetros fixos nem absolutos, sendo cada caso e suas subjetividades avaliadas pelos comissários de prova)

5 - É proibido ao piloto usar piloto automático durante a qualificação ou durante a corrida.



Entrada e saída do pit em qualificação e em corrida:

1 - A preferencial é de quem já está na pista, exceto pistas em que a entrada ou a saída do pit se sobrepõem à linha ótima. Neste caso, ao sair do pit, o piloto deve-se manter na faixa associada à linha ótima e só podendo sair dela no caso de poder sair desta linha sem causar alteração de percurso de outros carros mais rápidos.

2 - É obrigação do piloto em pista cuidar para não ter contato de pilotos saindo do pit. Em caso de piloto saindo do pit em pista que a saída do pit se sobrepões à linha ótima, este deve sair da linha para evitar contato. Em caso de ultrapassagem, ou qualquer outro motivo, em pistas que a saída do pit não se sobrepõem à linha ótima e um piloto estiver saindo do pit, o piloto em pista deve agir de acordo para evitar contato, abortando a ultrapassagem ou desacelerando.

 

Qualificação:

1 - Nenhum piloto que não esteja em volta rápida deve causar com que outro piloto em volta rápida seja obrigado a alterar seu percurso saindo da linha ótima.

2 - Nenhum piloto em volta rápida sem nenhum dano em seu carro tem obrigação de mudar seu percurso por nenhum outro carro, mesmo se o outro carro estiver significativamente mais rápido.

 3 - O piloto que apertar o "Start ou Pause" e retornar aos boxes, recebera penalidade média.

4 - O piloto será proibido ultrapassar veículos durante o Treino Classificatório, Somente poderá efetuar a ultrapassagem se caso o piloto da frente estar com quebras, com penalidade, ter acontecido algo que o piloto tenha que desacelerar ou volta de retorno dos boxes.

5 - O piloto que sair dos boxes deverá manter uma distância de segurança para o carro da frente e fazer sua volta rápida.

6 - Exceto casos excepcionais, como acidentes, é proibida a ultrapassagem durante a treino de classificação.

7 - O treino qualificatório inicia com aviso no chat do lobby, podendo os pilotos saírem de seus boxes apenas após esse aviso. Em seguida ao término do tempo o diretor de prova irá iniciar a corrida.

8 - O tempo de marcação do Treino qualificatória será informado no briefing de corrida.

9 - Antes de cada etapa, previamente ao treino qualificatório, é obrigatório o piloto entrar na party iniciada pelo diretor do campeonato no momento em que for chamado para ouvir o briefing, percorrendo as informações e recomendações daquele dia de corrida.



Largada:

1 - No caso de largada lançada pelo jogo, aplicam-se desde o momento em que o jogo passa o comando do carro para o jogador as regras de corrida em curso.

2 - No caso de largada com safety car, aplicam-se as regras abaixo:

2.1 - O piloto deve aguardar a passagem do safety car e a saída dos pilotos à frente para se locomover, na ausência de safety car, deve aguardar os pilotos da frente se locomoverem. No caso de um piloto demorar mais do que 5 segundos para se locomover após a saída do da frente, o piloto pode partir.

2.1.1 - Em caso de não haver o safety car o primeiro colocado será responsável de manter sua velocidade na volta entre 60km/h e 200km/h. Não podendo ultrapassar dos 200km/h. Se o limite for ultrapassado o primeiro colocado receberá penalidade após a prova. 

2.1.2 - O piloto primeiro colocado será proibido de andar com velocidade abaixo de 60km/h nas retas.

2.2 - O piloto deve manter-se entre a velocidade mínima tal e velocidade máxima tal, é proibido ao piloto usar os freios durante a volta de aquecimento de pneus, exceto para evitar incidentes no caso de imprevistos.

2.3 - Recomenda-se que o piloto mantenha um intervalo de 0,700 a 1,300 segundo para o piloto à sua frente.

2.4 - No caso de imprevistos e o piloto perder contato com o piloto à frente, o piloto pode ultrapassar o limite de velocidade e usar os freios até chegar a um intervalo de 1,500 segundos do piloto da frente, sendo a regra 2.2 aplicada novamente no intervalo de distância entre 0,700 e 1,300 segundos. (se o safety car desacelera para esperar, os pilotos à frente são prejudicados por esfriamento de pneus, além da questão de tempo de demora para se comunicar com o piloto do safety car, além de o caso de o pole estiver sem safety car à frente)

2.5 - Exceto casos excepcionais, como acidentes, piloto muito lento, é proibida a ultrapassagem durante a volta de apresentação.

2.5.1 - O piloto que rodar o seu veículo ele somente poderá retornar a sua posição que ele estava se ele não possuir danos ou não cair para última posição.

2.6 - O piloto só poderá ultrapassar, quando passar na linha de chegada da volta 1. No caso do piloto ter uma penalidade ele poderá ser ultrapassado. 

2.7 - Em caso de problemas de conexão com no mínimo 25% dos participantes a corrida será realizada em modo de sala Aberta. A corrida assim passará a ter 1 volta a menos, pois será realizado uma volta de aquecimento de pneus exceto no circuito de 24H Nurburgring, onde os pilotos largam no circuito de Nordscheleife. 

2.7 - Em caso de não conseguir iniciar a corrida será aberto uma nova sala, caso problema persistir será realizado em modo de sala Aberta a prova.

2.8 - Modo Sala Aberta Em caso do piloto apertar o botão START e retornar aos boxes será Desclassificação de corrida.

 2.9 - Modo Sala Aberta será por contagem de volta. Recomenda-se o piloto correr ouvindo a transmissão do evento, ou ter engenheiro de pista para ajudar na sua posição de corrida.

Corrida em curso

 

1 - Ultrapassagens: recomenda-se fazê-las nas retas. Um piloto tem o direito de dividir a preferencial se estiver com mais da metade do carro lado a lado do outro carro antes do ponto de frenagem usual que os pilotos usam em outras voltas. Menos do que isso, o piloto deve desacelerar e posicionar-se atrás do outro veículo antes do ponto em que ele começa a virar, leia-se, não pode causar alteração no percurso do piloto da frente da linha ótima da corrida.

 

2 - Relativo a mergulhos: um piloto só pode ultrapassar outro estando atrás no ponto de frenagem usual se a diferença de desempenho dos carros for o suficiente para estar à frente do outro carro no ápice da curva, se em nenhum momento causar alteração significativa de trajetória do piloto que vinha mais devagar à frente.

 

3 - É permitido ao piloto mudar sua trajetória uma única vez para defender sua posição antes de um curva. No caso de mudança de faixa, o piloto recomenda-se permanecer na mesma faixa inclusive durante a curva, sendo-lhe sugerido não retornar a faixas anteriores e deixar o espaço de um carro na faixa externa. Exemplo, se puxa o carro para a direita 2 faixas, deve fazer a curva usando essas duas faixas como referência, dando a oportunidade de o outro piloto ultrapassar por fora e emparelhar até o ponto do ápice da curva. Após o ápice da curva, o piloto pode espalhar se o carro que estiver por fora não estiver com sua metade lado a lado, voltando a ter preferência a partir desse ponto. No caso de o piloto ultrapassando por fora estiver com no mínimo sua metade lado a lado, a preferencial é dividida entre ambos. Devido à complexidade das peculiaridades de cada ultrapassagem e situações possíveis, será aplicado o bom senso dos comissários de prova.

 

4 - Pilotos retardatário não pode causar alteração de percurso quanto à linha ótima sendo percorrida pelos pilotos que estiverem lhes dando volta, mesmo que para isso seja necessário desacelerar e sair da sua linha ótima de percurso.

 

5 - Treino qualificatório será proibido o piloto diminuir a quantidade de combustível. Todos os pilotos terá que iniciar com o combustível inicial.

 

6 - Piloto que tiver problema de equipamento comprovado por fotos ou vídeos até o final da prova será considerado que participou de toda a prova. O piloto terá que fazer a volta de apresentação e ficar parado nos boxes para ser validado. Em caso do piloto abrir a volta 2 que será a primeira volta de corrida não será aceito o pedido.

 

7- Expressamente proibido o piloto empurrar outro carro em reta para ganhar tempo será analisado pelos comissários.


Entrevistas

1- Será obrigatório o piloto utilizar um fone para se comunicar com o diretor de prova narradores e comentarista. Se caso piloto não dar entrevista ele receberá penalidade média na primeira vez. Os três primeiros colocados que serão entrevistados serão proibido de sair da sala após o final da prova no caso de sair da sala ele receberá penalidade média.

2 - O piloto assim que ele entrar na sala de entrevista será obrigatório ele já se comunicar para evitar de caso ele cair da sala para ele marcar sua presença.

3 - Durante a entrevista o piloto só poderá utilizar o seu console para entrar na party, será proibido o uso de celular para entrar dentro da party, Na party do console mostra o desenho do console que está utilizando, caso aparecer um desenho do celular este será impedido de correr ou dar entrevista. E receberá penalidade média.

4 - Para pilotos que perdeu a capacidade da fala "mudo" ou pilotos que o fone estiver com problemas, ou piloto que for sair do lobby este terá que gravar a sua corrida no Youtube, colocando a sua camera de modo que vizualiza a imagem do seu monitor com o seu rosto. A Gravação terá que ser realizada. Em caso da interrupção da transmissão gerada pelo piloto, este receberá penalidade média . O piloto poderá se retirar do evento para evitar receber penalidade. A equipe de fiscalização vai julgar o caso para aumentar a sua penalidade em caso da gravação muito curta ou longa.


Presença 

1 - Durante a Presença na party o piloto só poderá utilizar o seu console para entrar na party, será proibido o uso de celular para entrar dentro da party, Na party do console mostra o desenho do console que está utilizando, caso aparecer um desenho do celular este será impedido de correr. Assim piloto terá que provar sua participação.


Briefing de Corrida:

1 - O piloto que não participar do briefing de corrida não poderá realizar o treino classificatório. Em caso do piloto chegar atrasado e o briefing de corrida ter encerrado. Será proibido participar do Treino classificatório.

2 - O piloto que ignorar a regra 1, será penalizado com penalidade média.


Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, bem como reclamações sobre a organização do campeonato. Nesses casos, haverá penalidade ou até exclusão do participante.

Nenhuma hipótese a corrida poderá ser adiada somente em ultimo caso, diretor de prova que irá verificar o tempo decorrido da etapa do campeonato.

Todas as corridas que acontecer problemas serão realizadas no mesmo dia caso tenha tempo suficiente. 

Caso acontecer problemas no servidor e 50% dos pilotos forem desconectados da sala naquele momento, será realizado uma nova corrida.

Caso acontecer problemas no servidor com bugs que afetam 30% pilotos, será realizado uma nova corrida. Caso tenha como efetuar a corrida naquele dia. Ou a etapa será adiada para mesmo dia e horário das etapa. 

Caso acontecer problemas no servidor e a corrida não ter chegado a 50% não será validado a corrida. E será marcado uma nova data ou será realizado uma nova prova no mesmo dia. Nesses casos a corrida será adiada.

Caso acontecer problemas no servidor e chegar a 50% não alcançado 75%, será validado 50% dos pontos, arredondando para cima os pontos quebrados.

Em caso de fatos não ocorridos na comunidade da LIGA ZGT, ficará a cargo da organização julgar.

 



12.0 Regra de Carteira de Penalidades - Liga ZGT

Carteira de Penalidades da Liga ZGT entra em sua 2ª Fase, com novas regras e diretrizes para disciplinar e garantir a competitividade justa entre os pilotos. Seguem abaixo os detalhes desta fase:

1ª Fase Concluída

A 1ª Fase da Carteira de Penalidades foi encerrada com sucesso, e a 2ª Fase entra em vigor a partir da Temporada 31.

2ª Fase da Carteira de Penalidades

  • A 2ª Fase terá validade durante 4 temporadas, compreendendo as Temporadas 31 até 34.
  • Os eventos que contarão pontos para a Carteira de Penalidades são os seguintes:
    • Campeonato Mundial
    • Campeonato GT-500
    • Copa Porsche
    • Campeonato LMP1
    • Super Formula
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Suspensões

Os pilotos que acumularem penalidades durante as Temporadas poderão ser suspensos de acordo com o nível de pontos acumulados, conforme segue:

  • Suspensão Nível 1:

    • Pilotos que acumularem 25 pontos de penalidades nesse período terão uma suspensão de 1 temporada completa, com duração de 4 meses.
  • Suspensão Nível 2:

    • Pilotos que acumularem 38 pontos de penalidades nesse período serão suspensos por 2 temporadas completas, com duração total de 8 meses.
  • Suspensão Nível 3:

    • Pilotos que acumularem 52 pontos de penalidades durante as Temporadas 28, 29 e 30 serão banidos permanentemente da Liga ZGT.

Redução de Pontos

Ao final de cada ciclo de 4 temporadas, serão retirados 28 pontos de penalidades da carteira de cada piloto, e a contagem será reiniciada para as próximas temporadas.


13.0 Faltas

As faltas não contarão como pontos na Carteira de Penalidades, sendo tratadas separadamente.

Consulta da Carteira de Penalidades

Uma tabela de acompanhamento estará disponível para que os pilotos possam consultar sua situação na Carteira de Penalidades ao longo das temporadas.

Essas regras visam manter a disciplina e a competitividade saudável na Liga ZGT, garantindo que todos os pilotos sigam as normas e respeitem o espírito esportivo da competição.

Link da carteira de penalidades: https://equipezgt.blogspot.com/p/liga-zgt-carteira-de-penalidade.html


13.1 Faltas justificáveis:

 O piloto terá um prazo até o dia da primeira etapa da Temporada para justificar suas faltas, durante a temporada, após essa data, não serão validadas as justificativas de faltas.

O envio terá que ser realizado ao e-mail equipezgt6@gmail.com.

Após aceitação das justificativas de faltas, o piloto ficará isento de qualquer penalidade.

Após a data limite estipulada acima, não serão abertas exceções, sendo aplicadas as regras previstas em caso de falta.

Após o inicio do campeonato o piloto comprovar que ele não irá conseguir mais de 3  provas ele terá que entrar em contato com a Organização para justificar faltas. 

Acontecimentos extremos: Faltas por motivos de internação hospitalar, falecimento de parentes O piloto terá que enviar o atestado médico hospitalar ou comprovante de óbito. Para evitar perder pontos por faltas. 

 

13.2 Faltas no Campeonato:

O piloto que faltar terá descontado - 2 pontos do campeonato


14.0 Reclamações e Vídeos de Corrida

- É obrigatório gravar as corridas, sendo que o piloto que não gravar a corrida poderá ser automaticamente considerado culpado do acidente, vídeos da transmissão não serão válidos para análise. Mesmo se demonstrarem a inocência do piloto, vídeos da transmissão serão desconsiderados.

- O piloto tem 24 horas após o horário de início da corrida para solicitar análises de incidentes do evento. O piloto deve enviar o vídeo para a organização do campeonato no e-mail equipezgt6@gmail.com.

- A defesa terá 24 horas para enviar o vídeo de resposta após receber a mensagem de notificação no whatsapp do diretor de prova. Passado este período o piloto perde o direito de enviar o vídeo, será considerado apenas e tão somente o vídeo do pedido de análise, sem exceções. Notificação terá um prazo de 6 dias no máximo.

- Nos vídeos de pedidos de análise e de defesa, é obrigatório ao piloto fazer o vídeo contendo a tela inteira, em alta resolução, com a telemetria visível e com a função do replay de constarem todas informações na tela ativada. No caso de haver informações ocultas ou baixa resolução, a equipe de fiscalização pode invalidar o vídeo ou a análise.

- O vídeo do piloto devera conter tempo de 10 segundos até no máximo 5 minutos. O vídeo que não estiver dentro do tempo estipulado será cancelada a análise.

- O vídeo precisa conter a câmera do piloto reclamante e dos pilotos acusados. Caso não constar será cancelada a análise.

- A resolução do vídeo terá que estar no mínimo em resolução de 480p abaixo disso será cancelado a analise pela equipe de fiscalização de prova. 

-Em caso de suspeita de outro piloto estar utilizando outra ID na PSN será analisado o histórico do piloto nas corridas da LIGA ZGT, e o piloto terá que durante o período de analise comprovar por filmagem o seu tempo.

- Apenas serão analisadas reclamações de pilotos com o replay original deles salvo por eles ao final da corrida. Em caso de o piloto usar replay de outro piloto, pedido não será analisado. Isso inclui pilotos que saírem do lobby antes do final da corrida e pilotos que perderem conexão, em ambos os casos, pedidos de análise não serão aceitos devido ao replay não pertencer ao piloto.

- Após aplicação dos critérios previstos nas regras do campeonato e estatuto da ZGT, a organização responderá por e-mail os resultados e possíveis advertências e punições.

- O piloto poderá solicitar uma reclamação enviando o replay do seu share play.

- Fica proibido o piloto abrir reclamação para outro piloto mesmo sendo da mesma equipe.

- Para evitar reclamação desnecessária. O piloto que abrir a reclamação e a comissão entender como desnecessário e seu caso não proceder ele receberá uma penalidade de - 2 pontos.

Obs: O piloto reclamante também é passível de punição.

- É responsabilidade do piloto ler o Estatuto ZGT (cujo link se encontra na barra na parte superior do site), pois seu conteúdo é complementar às regras do campeonato e também são aplicadas como regras do campeonato.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do campeonato pelos canais de comunicação.




14.0 Regras de convivência e respeito

 

- Todo piloto tem obrigação, como piloto e como pessoa, manter o respeito aos concorrentes e membros da organização.

- Todas reclamações devem ser feitas diretamente à organização do campeonato de forma particular. É proibido ao piloto reclamações públicas através de redes sociais, grupos e PSN. O piloto que infringir essa regra será penalizado. No caso da sua segunda vez ele receberá penalidade de maior grau ou exclusão do grupo de whatsapp.

O piloto que não participar do briefing de corrida não poderá realizar o treino classificatório. Em caso do piloto chegar atrasado e o briefing de corrida ter encerrado. Será proibido participar do Treino classificatório. O piloto que ignorar, será penalizado com penalidade média.

Será obrigatório o piloto utilizar um fone para se comunicar com o diretor de prova narradores e comentarista. Se caso piloto não dar entrevista ele receberá penalidade média na primeira vez. Os três primeiros colocados que serão entrevistados serão proibido de sair da sala após o final da prova no caso de sair da sala ele receberá penalidade média.

- Fica proibido ao piloto fazer a postagem de vídeos em redes sociais e grupos de whatsapp envolvendo incidentes de corrida que tenham o intuito de denegrir a imagem de outros pilotos ou da organização do campeonato. A postagem de vídeos com ultrapassagens limpas e disputas sadias está permitida. Em caso de denúncias, haverá apuração dos fatos pela organização do campeonato.

- Nos lobbys, é proibido o piloto postar conteúdo pornográfico, ofensivo, palavras de baixo escalão, conteúdo que não se refere a LIGA ZGT, postagem de outros vídeos para poluição do chat " vídeos de outros campeonatos e ligas que não pertence a ZGT, politica, futebol, imagem que não se refere a LIGA ZGT campeonato mundial.

- Exclusão do grupo resultará no caso dos participantes não cumprirem as regras do Grupo LIGA ZGT.

- Discussão e desrespeito fora do grupo de whatsapp e fora do lobby da Liga ZGT, não serão de responsabilidade do campeonato.

- Penalidade máxima para grupo de whatsapp será exclusão do grupo.

 

15.0- PROCEDIMENTOS DE ENTRADA NA SALA


Só será permitida a entrada na sala durante eventos da divisão à qual o piloto pertence. Após entrada, o fiscal de prova enviará uma mensagem para entrar na party para o briefing. Caso o participante entre sem ser chamado, esse ficará sujeito à devida penalidade.

 

É proibido aos pilotos que estão no briefing entrar na pista para realizar aquecimento. Aos pilotos que não estão na sala de briefing, é permitido entrar na pista para aquecimento.

 

Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, nesse caso haverá penalidade ou ate exclusão do campeonato.

 

 

15.1- CONEXÃO

 

Previamente ao início do treino qualificatório, seguir as instruções do diretor do campeonato durante os procedimentos de teste de conexão dos pilotos.

 Após o último teste se caso piloto ficar com problemas este terá que largar da última posição. Não podendo fazer o treino Classificatório.

O piloto que apresentar muito leg nos testes de conexão ou durante a corrida deverá se retirar da corrida. O diretor de prova irá avaliar o caso.

Ao ser perguntado quantos pilotos estão na pista, o piloto deve entrar no evento (selecionar o sinal de correto de cor verde, última opção à esquerda e abaixo na tela), selecionar o binóculo (modo observação de corrida), informar no chat do lobby o número total de pilotos que vê (incluindo a si mesmo).

 

Desligar o computador, notebook e celular para deixar apenas o ps4 conectado à internet (evitar variações na banda e lags repentinos).

 

Antes da corrida, limpar o cache de arquivos temporários do jogo, resetar modem e resetar o ps4. Para limpar todo o cache do ps4, desligar ele da tomada por 15 segundos.

 

Configurar o roteador para utilizar NAT 2 para manter a conexão mais estável.

 

Se tiver problemas ao entrar na sala, desligue o ps4 e modem e limpe os arquivos temporários, seguir as instruções da organização passo a passo, já que quando este imprevisto ocorre a liga se responsabiliza em guiar e acompanhar o procedimento do piloto passo a passo.

 

Para se iniciar o evento, O evento terá um tempo limite de iniciar de até 60 minutos em caso de problemas com conexões e com a fiscalização do evento, após esse tempo será feito a prova somente se todos os participantes e fiscais da prova estarem de acordo. 

 

Em caso de perda de conexão durante o treino qualificatório, é permitido ao piloto retornar à sala e participar do evento, após o término do treino qualificatório, o piloto não pode retornar mais à sala. No caso de desconexão durante a corrida, não é permitido ao piloto retornar à sala. 


OBS: no caso de desconexão na etapa, pertencente à rodada dupla, o piloto pode retornar à sala no período entre o término da primeira bateria e início da segunda para disputar a etapa. Devido à situação especial de escolha do grid de largada deste evento, o piloto que perder a conexão na primeira bateria irá iniciar no fim do grid a segunda bateria.

 

 

15.2- RECOMENDAÇÕES DE PILOTAGEM

 

As corridas são com largada com falsa partida, o piloto deve aguardar o sinal verde para colocar o carro em movimento.

 

A primeira curva é um ponto muito importante, não se deve colocar outro piloto em perigo.

 

Evitar linhas de três pilotos (three wide) em disputa de posição.

 

Facilitar a ultrapassagem quando retardatário.

 

Montar a estratégia antes da corrida.

 

Treinar e achar o melhor acerto do carro.

 

Olhar constantemente o retrovisor e o radar.

 

Estudar o tempo total perdido com paradas nos boxes.

 

Evitar o vácuo quando há a possibilidade de LAG.

BOA SORTE A TODOS OS PILOTOS E BOM DIVERTIMENTO