LIGA ZGT - 5º CAMPEONATO DRIFT GRAN TURISMO 7
LIGA ZGT APRESENTA - REGULAMENTO E REGRAS
(Brazilian Drift League)
1.
REGULAMENTAÇÃO DOS CARROS
1.1 Cavalaria mínima e máxima: (600hp e
800hp).
1.2 Categoria de
carros permitida: Carros de rua com motores frontais e
tração traseira (FR/RWD).
1.2.1
Categoria de carros não permitida:
Carros
dos grupos
(Gr.B/Gr.4/Gr.3/Gr.2/Gr.1), tais como os carros
especiais e esportivamente modificados (Amuse, GReddy, Wicked, RE Amemiya, Eckert’s Rod & Customs e Roadster Shop), e os carros de tração dianteira e integral
(VGT/AWD/FWD).
1.3 Pneu exigído: NORMAL DURO (Comfort Hard).
1.4 Lastro: Não será permitido o uso de lastro de peso em qualquer hipótese.
1.5 Nitro: Não será permitido o uso de nitro (N²O) em qualquer hipótese.
1.6 Redução de peso:
Todos os carros DEVEM ter o máximo de redução de peso
possível.
1.7 Uso de
aerofólio: Será permitido o uso de aerofólio
(spoiler), contanto que o piloto detenha ou utilize a força descendente do
mesmo de forma MÍNIMA.
1.8 Componentes
especiais: É estritamente PROIBIDO o uso de componentes
especiais, aqueles dos quais só são possíveis de adquirir através de presentes
[TICKETS] (Turbinas de rotações ultra-altas/Eixo de transmissão de
carbono/Pistões e bielas de titânio/Aumento de curso S/Aumento de diâmetro S).
2.
ZONAS DE PONTUAÇÃO
2.1 Zonas: Normalmente utilizadas nos lados externos das curvas, tem por parâmetro
medir a profundidade dos pneus visando o preenchimento da linha, sendo medido
pelas rodas de trás de seu respectivo carro.
2.2 Clips: Normalmente utilizados nos lados internos das curvas, tem por parâmetro
medir a profundidade do carro visando o preenchimento da linha, sendo medido
pelo parachoque frontal do mesmo.
2.3 Touch n' Go: Sendo usados UNICAMENTE em zonas de Fourykai, os Touch N' Go's não
ultilizam regras de profundidade, sendo descrito por seu próprio nome (tocar e
partir), o piloto deve apenas atingir o ponto prescrito respeitando a linha da
pista para que sua nota seja mantida.
2.4 Zonas de desaceleração: As zonas de
desaceleração, como prescritas pelo nome, são zonas de OBRIGATÓRIA redução de
velocidade. Qualquer contato por parte do perseguidor, tendo em vista
negligência, indica ação prejudicatória ao líder da volta em questão.
3.
FORMATO DE CAMPEONATO
3.1 QUALIFICATÓRIAS
3.1.1 Formato de
pontuação: Cada piloto tem direito a DUAS voltas, onde
iniciam-se com um número exato de 100 PONTOS, tendo em vista, as zonas de
pontuações descritas acima, o piloto mediante a seus erros ou acertos, deduz ou
mantém a sua respectiva nota, respeitando os seguintes requisitos: LINHA,
ÂNGULO e ESTILO.
3.1.2 Notas: Após o
julgamento das duas voltas, a maior nota do piloto irá prevalecer para a sua
classificação, logo, não será feita uma média das duas notas.
3.1.3 Linha: Em cada pista será determinado, através de avaliações, uma linha
correta do qual, cada piloto deverá seguir, mantendo uma velocidade aceitável,
fluída e consistente.
3.1.4 Ângulo: Assim como a linha, o ângulo tem por base, manter o piloto em uma
condição confortável para a realização de uma volta sólida e consciente durante
o esterçamento de seu respectivo carro.
3.1.5 Estilo: O estilo está intrínsecamente atrelado à agressividade, comprometimento
e solidez do piloto mediante a tais condições; Uso não abusivo dos freios,
Velocidade de lançada, Velocidade de transição, Preenchimento das zonas de
pontuação e respeito da linha em um todo.
3.1.6 Ações
anulatórias: Durante a fase qualificatória, as
seguintes ações resultam na ANULAÇÃO de sua respectiva volta:
-
Exceder o ângulo de esterçamento
que o carro suporta, fazendo com que o mesmo se perca em seu eixo de angulação;
-
Exceder o limite da pista, saindo
da linha com pelo menos DUAS rodas;
-
Alinhar o esterçamento do carro,
parando totalmente a ação de derrapagem;
-
Batida brusca em elementos
próximos a pista (parede, barricada, muro, etc.);
-
Terminar volta de forma
descontrolada, rodando, saindo da pista ou batendo e quaisquer obstáculos.
3.2
BATALHAS
3.2.1 Chaveamento: Em um formato eliminatório, as notas atribuídas a cada piloto
determinam seu rival. O primeiro colocado da qualificatória enfrenta o último,
assim como o segundo colocado enfrenta o penúltimo, e assim por diante. Ao
avançar as fases, permanece a regra.
3.2.2 Formato: No sistema de batalhas, o formato das tais consiste em duas voltas,
onde cada piloto ocupa as duas posições (LÍDER e PERSEGUIDOR).
O papel do LÍDER é agir
como na qualificatória, preenchendo as zonas de pontuação, obedecendo a linha e
andando de forma
"PERSEGUÍVEL", minimizando chances de erros do seu PERSEGUIDOR.
O PERSEGUIDOR no
entanto, deve imitar de forma perfeita o seu oponente (LÍDER), pilotando com
cuidado, de forma que não comprometa o mesmo.
3.2.3 Ações
Anulatórias: Durante a fase eliminatória, as seguintes
ações resultam na DESQUALIFICAÇÃO do piloto:
-
Exceder o ângulo de esterçamento
que o carro suporta, fazendo com que o mesmo se perca em seu eixo de angulação;
-
Exceder o limite da pista, saindo
da pista com pelo menos DUAS rodas;
-
Alinhar o esterçamento do carro,
parando totalmente a ação de derrapagem;
-
Batida brusca em elementos
próximos à pista (parede, barricada, muro, etc.);
-
Choque brusco entre pilotos,
ocasionando o término da batalha de forma precoce;
-
Terminar volta de forma
descontrolada, rodando, saindo da pista ou batendo e quaisquer obstáculos,
assim como em seu adversário (no caso do perseguidor).
•4.0 ETAPAS
Esta é oficialmente a ordem das etapas da
primeira temporada do campeonato oficial Brazilian Drift League x Liga ZGT:
1. Fuji Speedway
2. Road Atlanta
3. Interlagos
4. RedBull Ring
5. Watkins Glen
As datas serão divulgadas juntamente com o
Briefing das etapas.
4.1 Demostração das provas para o julgamento das Etapas:
5.0 Inscrição
Desde Já, segue abaixo as informações para a
realização da inscrição para os eventos:
Dados para Pagamento da inscrição:
•Adicionar
na PSN (ZUQUEIRO)
•Chave
Pix: 17988048855 - william aparecido pereira Banco XP valor 35,00
https://www.youtube.com/@LigaZGT