LIGA ZGT - CAMPEONATO MUNDIAL - TEMPORADA 16 - REGULAMENTO - INSCRIÇÕES ABERTAS
22:50
By
LIGA ZGT
1° CAMPEONATO BRASILEIRO HANKOOK PNEUS DE BY LIGA ZGT EDIÇÃO 16
🚦1.0 - Divisões, acesso e rebaixamento
Os pilotos serão divididos em 19 DIVISÕES, cada uma com 15 vagas.
A Iniciantes foi criada para pilotos ganharem experiência e desenvolverem seu potencial sem a pressão envolvida nas divisões superiores. Pilotos da categoria Iniciantes que tiverem uma evolução precoce, a partir de critérios da ZGT, serão remanejados para vagas em divisões superiores.
É obrigatório aos pilotos sem participação no campeonato anterior a realização das classificatória de vagas, a qual é usada para nivelar a ordem de quais pilotos tem prioridade no preenchimento de vagas abertas em divisões superiores.
AGENDA SEMANAL DO CAMPEONATO POR DIVISÃO E DIA DE CORRIDA ABERTURA DO LOBBY
Nível Alien - 1º Divisão - domingo 21:20 horas - descem 5 pilotos -
Nível Alien - 2º Divisão - terça-feira 22:30 horas - sobem 5 pilotos - descem 5 pilotos
Nível Profissional - 3º Divisão - quarta-feira 20:30 horas - sobe 5 pilotos - descem 5 pilotos
Nível Profissional - 4º Divisão - domingo as 23:15 horas - sobem 4 pilotos - sobe 1 piloto para div. 2 - descem 5 pilotos
Nível Profissional - 5º Divisão - sexta-feira 00:30 horas - sobe 4 pilotos - sobe 1 piloto para div 3 - descem 5 pilotos
Nível Profissional - 6º Divisão - domingo 14:00 horas - sobe 4 pilotos - sobe 1 piloto para div. 4 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Veterano - 7º Divisão - quinta-feira 23:00 horas - sobe 4 pilotos - sobe 1 piloto para div. 5 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Veterano - 8º Divisão - sexta-feira 22:30 horas - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 5 - sobe 1 piloto para div. 6 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Veterano - 9º Divisão - domingo 19:00 horas - sobe 3 pilotos div 8 - sobe 1 piloto para div. 6 - sobe 1 piloto para div. 7 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Veterano -10º Divisão - segunda-feira 20:00 horas - sobe 3 pilotos div 9 - sobe 1 piloto para div. 7 - sobe 1 piloto para div. 8 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Amador - 11º Divisão - quarta-feira 22:30 horas - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 8 - sobe 1 piloto para divisão 9 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Amador - 12º Divisão - sexta-feira 20:00 horas - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 9 - sobe 1 piloto para divisão 10 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Amador - 13º Divisão - segunda-feira 22:30 horas - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 10 - sobe 1 piloto para divisão 11 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Amador - 14º Divisão - domingo 16:00 - divisão aberta- sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 10 - sobe 1 piloto para divisão 12 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - 15º Divisão - sábado 21:00 - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 11 - sobe 1 piloto para div. 12 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - 16º Divisão - quinta-feira 21:15 - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 12 sobe 1 piloto para div. 13 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - 17º Divisão - sábado 19:00 - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 13 sobe 1 piloto para div. 14 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - 18º Divisão - quinta-feira 19:30 - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 14 sobe 1 piloto para div. 15 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - 19º Divisão Categoria Caçulinha - sábado 23:00 - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 15 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - Divisão 1 - Feminina - domingo 11:00 - divisão aberta -
Importante saber que os horários acima são da abertura do lobby no simulador Gran turismo sport.
As divisões abertas podem receber qualquer piloto, ficando a cargo da ZGT a organização de realocamento de pilotos após as provas de tomada de tempo. O número máximo de pilotos da mesma equipe é de 4.
Após iniciado o campeonato, mudanças de divisão apenas serão permitidas da 2ª até a 8a etapa, novos pilotos podem vir a serem aceitos até a 8a etapa também.
Pilotos novos entram na sua nova divisão com zero pontos apartir da 2ª rodada, (independente da pontuação em sua divisão anterior nos casos de realocação) e com lastro de 1% de peso por etapa anterior já disputada acrescentado ao peso do veículo a partir do peso do veículo estipulado pela ZGT no início do campeonato.
Pilotos remanejados entram na sua nova divisão com zero pontos (independente da pontuação em sua divisão anterior nos casos de realocação) e com lastro de 0% de peso.
Importante: Para solicitar entrada ou remanejo de divisão, o piloto deve entrar em contato com a ZGT, que fará o possível, dentro de seus critérios, para solucionar a situação.
🏁2.0 -Para efetuar a Inscrição:
Durante o período de até dia 28 de maio, o piloto deve enviar as informações abaixo para algum dos contatos fornecidos em 2.3 e efetuar o pagamento de sua inscrição conforme 2.2
2.1 - Informações a serem fornecidas na inscrição
- Preencher formulário
- Todos os pilotos serão obrigatório preencher o Formulário de Inscrição.
- Pilotos que preencheu formulário em campeonatos passados entraram em contato pelo whatsapp ou facebook para confirmar sua participação.
- Organização irá entrar em contato marcando um horário da sua disponibilidade.
- O piloto só poderá fazer a Classificatória de Vagas após efetuar o pagamento da sua inscrição.
- Os pilotos terão até o dia 20 de maio para fazer o pagamento da inscrição.
Acesse link abaixo:
⇨Veja aqui o Formulário⇦
2.2 - Da inscrição
Inscrição: 50 reais.
Pagamento realizado em conta bancária ou pelo mercado livre, consultando e informando antes o diretor do campeonato, para não haver erros ou desentendimentos nos procedimentos. Assim, que efetuado, o piloto deve enviar o comprovante para o diretor do campeonato.
Contatos:
e-mail equipezgt6@gmail.com
facebook https://www.facebook. com/profile.php?id= 100012002088641
ZAP 17 991259052
Adicionar ID na PSN ZUQUEIRO e ZUQUEIRO2
2.3 - Condições de Participação:
A logomarca do Patrocinador master Hankook Pneus deverá, obrigatoriamente estar em todos os carros participantes do Evento como na figura abaixo:
Na parte dianteira do carro o piloto deverá colocar o decalque
Foi anexado 2ª Opção para decalque.
Segue vídeos de como colocar o decalque Opção 1:
Segue vídeos de como colocar o decalque:
Segue a opção 2 de colocar o decalque:
Para achar a logomarca da Hankook driving emotion precisara ir em Descobrir e decalque e depois em Tag colocar zgt ligazgt ou hankook.
Todos os Pneus dos carros, obrigatoriamente serão Hankook Pneus, como na figura abaixo:
Segue vídeos de como colocar o Pneus Hankook:
🏆3.0 - Premiação:
- Campeão: Troféu personalizado.
Vice Campeão: Medalha de 2º Lugar
3º Lugar: Medalha de 3º Lugar
- LIGA ZGT - Sorteio de 10 camisetas para todos os pilotos que se inscrever na Temporada.
- Sorteio de 1 Volante Logitech G29 condição participar das 10 etapas e não sofrer nenhuma penalidade de pontos no campeonato.Patrocinador Ferreira Automotive Service.
- Prêmio Fair play: 1 Trófeu mais valor de desconto de 50% na inscrição na temporada 17, a cada nível de divisão " Alien, Profissional, Veterano Amador e Iniciante será sorteado um prêmio fair play. Condições: 1ª condição: não sofrer nenhuma penalidade de pontos na tabela de classificação. 2ª condição: Piloto que ter o menor número de penalidade do jogo de excesso de limite de pista durante as provas.
- Sorteio de Prêmios patrocinado pela Hankook durante algumas transmissões do Campeonato Brasileiro Hankook Pneus de Gran Turismo.
- Premiação em dinheiro para os pilotos que terminar nas respectivas posições abaixo:
Valor Total em dinheiro: R$ 6.500,00
Valor estimado para Premiação Total: 11.000,00
Obs: Envio das medalhas e troféus frete ficará da liga zgt exceto para pilotos de fora do país.
3.1 Campeonato de Construtores:
Exemplo:
Piloto na divisão de nível Alien somou num total de 82 pontos irá se multiplicar por 3 vezes = 246 pontos
Piloto na divisão de nível Amador somou num total de 60 pontos irá se multiplicar por 1,5 vezes = 90 pontos
Exemplo:
Equipe X marcou total de 88 pontos na primeira rodada e ela possui 8 pilotos, 88/8 = 11
Equipe Y marcou total de 160 pontos na primeira rodada e ela possui 24 pilotos, 160/24 = 6,66
Equipe Z marcou total de 22 pontos na primeira rodada e ela possui 4 pilotos, 22/6= 3,66
* equipe que tem 4 pilotos serão dividido por 6.
🎤3.2 Transmissão ao vivo:
Todas as Etapas são transmitidas ao vivo pelo canal da LIGA ZGT, com a narração já consagrada do nosso querido ZUQUEIRO e com seus convidados, pilotos congrados em experiência e velocidade, nos comentários.
As transmissões iniciam durante o treino classificatório.
link: http://www.youtube.com/c/LigaZGT
Sempre que possível, são realizadas entrevistas com os pilotos que alcançam o pódio ao final da corrida. Lembrando que atrasos por problemas de conexões de usuários podem causar atraso do evento podendo ser cancelada a entrevista na ausência de tempo hábil para ela devido à manutenção da agenda de corridas e ser prioridade exatamente não atrasar o início dos eventos.
⏰4.0 Classificatória de Vagas:
É obrigatório aos pilotos novos participar das Classificatória de vagas e piloto que participou da 14ª Divisão na temporada anterior.
Aos pilotos remanescentes do campeonato anterior, eles podem participar da tomada de tempo com o intuito de tentar preencher vagas, caso sejam abertas por desistência de algum piloto, de divisões superiores. Nessa temporada teremos 50% das vagas colocadas para tomada de Tempo e outros restante para pilotos remanescentes onde será usado critério posição terminada na Temporada anterior.
Após o inicio da Temporada todos os pilotos que entrar serão colocado para entrada na última divisão, somente em caso de pilotos da última divisão não ter interesse em subir de divisão. Todos os procedimentos de acesso e rebaixamento será controlado pela Organização da LIGA ZGT.
Após o início do campeonato, fica a cargo da organização o posicionamento e remanejo de pilotos novos e pilotos já disputando o campeonato usando os critérios de tomada de tempo e de bom senso para evitar desigualdades técnicas dentro das divisões.
Serão realizados nessa temporada 3 Classificatórias:
1- Classificatória de Tempo o piloto irá efetuar voltas, durante 20 minutos e o seu melhor tempo será registrado. Piloto tem direito a participar de 1 bateria. Pontuação máxima é de 3,0 pontos.
2- Classificatória de Corrida Curta o piloto irá efetuar uma corrida de 14 voltas no circuito de Red Bull Ring ganhando uma pontuação conforme o tempo final de prova. Piloto pode participar apenas de 2 baterias o melhor resultado será considerado.
3- Classificatória de Corrida Longa o piloto irá efetuar uma corrida de 25 voltas no circuito de Kyoto Driving Park ganhando uma pontuação conforme o tempo final de prova. Piloto pode participar apenas de 2 baterias o melhor resultado será considerado.
Após o piloto concluir as 3 classificatórias o piloto terá o seu resultado final. Com uma nota de 0 a 10 pontos.
Critério de desempate
1º Tomada de Tempo
2º Corrida Longa
3º Corrida Curta
Pilotos terão oportunidade dentro das 59 sessões para efetuar sua participação na temporada, sendo responsabilidade do piloto evitar deixar para as últimas sessões e evitar o risco de não conseguir vaga para sua tomada de tempo.
Caso não consiga realizar a classificatória de vagas, o piloto será posicionado como último colocado na ordem de prioridade para preenchimento de vagas.
Após o piloto entrar na sala deve aguardar chamado para o briefing, não sendo permitido entrar na pista para aquecimento no meio tempo.
O horário de abertura de sala será de 15 minutos antes e o piloto terá que entrar no lobby e na party do ps4 para ouvir as informações de corrida, caso o piloto não consiga entrar pelas 15 vagas da sessão já terem sido preenchidas, deve tentar novamente em outro horário, relembrando que é responsabilidade do piloto não deixar para a última hora e o risco é por conta própria.
Para realizar a bateria, o piloto deve entrar no lobby com o host ZUQUEIRO nas datas e horários abaixo:
Obs: A prova das 22h00 do dia 14 de Red Bull Ring por conta de ser no mesmo horário da Final do Campeonato LMP1 Grupo 2, foi transferida para data do dia 19 horário 23h00
No caso de o piloto perder a conexão durante a tomada de tempo, ele pode retornar ao lobby e seguir dando voltas dentro período de tempo estipulado. Caso retorne, vale a volta mais rápida após o retorno (mesmo se a anterior for mais rápida). No caso de não retornar, vale a volta mais rápida que estiver presente na transmissão do youtube.
O piloto poderá participar de até 2 corridas curtas e longas durante a Classificatórias.
4.2 Configurações do Evento para as Classificatória de Vagas:
O piloto tem 20 minutos em uma única bateria para realizar a sua voltas, a partir da abertura da pista anunciada pelo host através do chat do lobby para registrar sua melhor volta.
O circuito utilizado será o de Barcelona-Catalunya, um circuito altamente técnico, com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT para comprovar a veracidade dos dados e das voltas realizadas pelos pilotos.
O veículo disponível será a Mistubishi Lancer GR.3 com 550cv e 1096kg ajuste de setup afinação proibido (exceto a tomada de tempo pré-campeonato em que o setup é fechado, em todos outros eventos é permitido o ajuste do carro)
Nome da sala estará LIGA ZGT Bateria T. T.
Abaixo, as configurações usadas no lobby para a tomada de tempo.
Desgaste de pneus 4x e combustível: 3x
Pneus: livres
Ajuste: Proibido
4.4 Como será a Classificatória de Vagas corrida curta:
O piloto terá 2 tentativas para realizar sua participação na Classificatória de corrida curta. O melhor tempo final será validado. Será realizado uma Classificação de 10 minutos antes do ínicio da corrida curta
O circuito utilizado será o de Red Bull Ring, um circuito alta velocidade, com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT para comprovar a veracidade dos dados e do tempo final de corrida.
O veículo disponível será a Hyundai Genesis GR.3 com 548cv e 1100kg ajuste de setup afinação proibido (exceto a tomada de tempo pré-campeonato em que o setup é fechado, em todos outros eventos é permitido o ajuste do carro).
Para pilotos que tomar penalidade de corte de curva terá - 0,1 ponto.
Para pilotos que sofrer voltas na pista de Red Bull Ring, será adicionado no Tempo final 90 segundos por volta em atraso.
Nome da sala estará LIGA ZGT Bateria C. C.
Abaixo, as configurações usadas no lobby para a corrida curta:
4.5 Como será a Classificatória de Vagas corrida longa:
O piloto terá 2 tentativas para realizar sua participação na Classificatória de corrida longa. O melhor tempo final será validado. Será realizado uma Classificação de 10 minutos antes do ínicio da corrida longa.
O circuito utilizado será o de Kyoto Driving Park - Yamagiwa, um circuito com curvas de alta velocidade, com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT para comprovar a veracidade dos dados e do tempo final de corrida.
O veículo disponível será a Peugeot RCZ GR.3 com 550cv e 1092kg ajuste de setup afinação proibido (exceto a tomada de tempo pré-campeonato em que o setup é fechado, em todos outros eventos é permitido o ajuste do carro)
Para pilotos que tomar penalidade de corte de curva terá - 0,1 ponto.
Para pilotos que sofrer voltas na pista de Kyoto Driving Park - Yamagiwa, será adicionado no Tempo final 95 segundos por volta em atraso.
Nome da sala estará LIGA ZGT Bateria C. L.
Abaixo, as configurações usadas no lobby para a corrida longa:
Após conclusão de todas as baterias, serão compiladas as pontuações de cada piloto para a posterior divulgação da classificação e comunicação em relação ao preenchimento de vagas ao longo das divisões.
Em relação aos pilotos que já vinham participando de campeonatos da ZGT e já tinham sua vaga de divisão garantida, no caso de aberturas de vagas em divisões superiores e no caso de interesse dos pilotos em preenchê-la, dar-se-á prioridade aos pilotos que tiverem realizado tomada de tempo.
Acidentes durante a Classificatória de Vagas serão julgados e o piloto será penalizado por perda de pontuação ou até mesmo exclusão da sua participação.
Acidente leve = 0,2 pontos
Acidente médio = 0,4 pontos
Acidente grave = 0,8 pontos
Se caso o piloto por conta de acidentes chegar a 1,0 ponto ficará de fora do campeonato.
🚗5.0- Veículos disponíveis:
Os veículos serão sorteados no dia 01 de junho horário 20:00
18 veículos da categoria GT3 (denominada gr.3 no jogo) estarão disponíveis nesta temporada.
Lista de veículos será disponibilizada no dia 24 de maio :
Relação Peso e Potência
Dois carros serão sorteados para cada piloto, um carro de tração MR e outro de tração FR, devendo o piloto optar por apenas um deles para todas as etapas, sendo que o piloto tem até a primeira etapa para decidir. O carro que o piloto correr a primeira etapa será o carro considerado escolhido pelo piloto perante a organização.
Cada carros poderá ser sorteado duas vezes no sorteio, ou seja, para cada divisão, haverá no máximo dois carros repetidos dentro de cada divisão dentre os pilotos.
O sorteio será realizado ao vivo com tabelas informando os carros sorteados para cada piloto.
Os Carros sorteados são os 18 abaixo:
Mercedes AMG GT3´16 FR potência 591cv peso 1099kg
Jaguar F-Type GT3 FR potência 593cv peso 1100kg
Chevrolet Corvette C7 GT3 FR potência 587cv peso 1092kg
Aston Martin V12 Vantage GT3 FR potência 601cv peso 1100kg
Dogde Viper GT3-R´ 15 FR potência 592cv peso 1096kg
BMW M6 GT3 Walkenhorst´11 FR potência 581cv peso 1092kg
Subaru WRX GR.3 FR potência 593cv peso 1100kg
Lexus RC F GT3 2017 FR potência 575cv peso 1092kg
Nissan Nismo GT-R GT3 N24 Schulza Motorsport FR potência 622cv peso 1092kg
Audi R8 LMS ultra MR potência 565cv peso 1090kg
Ford GT LM Spec II Test Car MR potência 557cv peso 1095kg
Honda NSX GT3 MR potência 582cv peso 1092kg
Lamborghini Huracan GT3 MR potência 579cv peso 1094kg
Porsche 911 GT3 MR potência 563cv peso 1093kg
Mclaren 650S GT3 MR potência 586cv peso 1091kg
Ferrari 458 GT3 MR potência 572cv peso 1093kg
Alfaromeo 4C GR.3 MR potência 573cv peso 1098kg
Renault R.S.01 GT3 16 MR potência 564cv peso 1098kg
5.1 LASTRO
- Lastros serão atribuídos por porcentagem aos primeiros 10 colocados de cada etapa, exceto na última rodada, onde todos os pilotos estarão utilizando o veículo sem nenhum lastro.
Lastro de peso adicionado de acordo com posição:
1º Recebe: 4%
2º Recebe: 3%
3º Recebe: 2.5%
4º Recebe: 2%
5º Recebe: 1.6%
6º Recebe: 1.3%
7º Recebe: 1%
8º Recebe: 0.6%
9º Recebe: 0.3%
10º Recebe: 0.1%
Exemplo:
Veículo BMW inicia uma etapa com 85% de peso, chega na segunda posição na corrida, na próxima corrida, por receber um lastro de 3%, o carro inicia a etapa seguinte com 88% de peso.
Veículo Honda NSX com 102% de peso + 4% de lastro o carro ficaria com 106% de lastro para próxima etapa.
Em relação aos carros com porcentagem quebrada, será arredondado para a porcentagem abaixo no caso de 0.1, 0.2, 0.3 e 0.4, exemplo, carro com lastro 88.3% correrá com 88%.
Para as porcentagens 0.5, 0.6, 0.7, 0.8, 0.9 o arredondamento será para cima. Exemplo, carro com lastro 88.8% correrá com 89%.
A soma das porcentagens quebradas será sempre considerando o somatório de todas etapas, exemplo, carro que inicia o campeonato com 85% e recebe de lastro 0.3%+0.1% terá um resultado de 85.4%. Na etapa seguinte, ele correrá com 85% (arredondamento para baixo relativo ao 0.4%). Digamos, este mesmo carro chega na 9a colocação na respectiva etapa, recebe 0.3% e fica com um lastro total 85.7%, na etapa seguinte, este carro iniciará o evento com 86% (arredondamento para cima relativo ao 0.6%).
No caso de o piloto atingir o limite de peso máximo, ele correrá o restante das etapas com este peso, sem adição de lastro por já ter atingido o máximo.
5.2 GANHO DE POTÊNCIA
Neste campeonato, o piloto poderá ter o ganho de 1% de potência se preencher os pré-requisitos abaixo em três oportunidades, sendo que se preencher os pré-requisitos em ambas, será premiado com o 1% extra em ambas(pode chegar a 3%).
Após recebido o 1%, este será usado até o final do campeonato.
Oportunidade 1, pré-requisitos: ao final da terceira etapa, todos pilotos que completarem mais de 75% das voltas (número de voltas necessárias via arredondamento para cima, se for o caso) das primeiras 3 etapas, leia-se, em cada uma das 3 etapas ter completado mais de 75% das voltas dela. Em caso de desconexão antes do percurso mínimo estipulado, o piloto perde o direito a este ganho.
Oportunidade 2: chegar ao final da sexta etapa tendo completado mais de 75% das voltas de cada etapa entre as etapas 4 e 6 (independente dos ocorridos das etapas 1 a 3).
Oportunidade 3: chegar ao final da nona etapa tendo completado mais de 75% das voltas de cada etapa entre as etapas 7 e 9 (independente dos ocorridos das etapas 1 a 3 e 4 a 6).
Em caso do piloto não conseguir largar por conta da conexão ou ele vier a sofrer PA, o piloto será contabilizado que participou da etapa até o final da corrida. Só será aceito caso o piloto sair na volta de apresentação. Em corridas que não haver volta de apresentação sair na primeira volta.
1ª Etapa Autódromo de Interlagos 24 voltas
💻7.0- Da pontuação:
1º =25
2º =18
3º =15
4º =12
5º =10
6º =8
7º =6
8º =4
9º =2
10º =1
Pontuação da melhor volta = 1 ponto para receber a pontuação o piloto terá que terminar a prova entre os dez primeiros colocados para validar o ponto. Se ele não estiver não haverá pontuação extra a nenhum piloto.
7.1- Em caso de empate na pontuação, os critérios adotados serão:
1 - As melhores posições terminadas nas provas
2 - Menor número de faltas
3 - Volta mais rápida
📄8.0- DA PILOTAGEM E PENALIDADES POR MÁ CONDUÇÃO
Regras Gerais
Definições gerais: incidente é o contato em que não há dano a nenhum dos carros envolvidos mas havendo perda de tempo para algum dos pilotos podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, acidente é o contato em que há dano a algum dos veículos, podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, contato inocente é o contato em que nenhum dos pilotos sofre qualquer perda devido a ele, não havendo culpabilidade.
Defina-se preferencial: no caso de dois pilotos estiverem parcial ou totalmente lado a lado rumo a um ponto ou uma curva em que na melhor trajetória a ser percorrida por ambos há sobreposição de linhas, haverá casos em que ambos devem dar espaço um ao outro(mesmo significando uma trajetória e velocidade subótima, leia-se, por exemplo, ao dividir uma curva) e casos deles deve desacelerar pelo outro ter prioridade, neste caso, um dos pilotos tem a preferencial (exemplo, antes de dividir uma curva, um carro está menos de metade do veículo lado a lado, o piloto a frente tem a preferencial e o outro deve desacelerar). A preferencial é usada para julgar culpabilidade no caso de incidentes e acidentes.
Linha ótima: linha de percurso que leva ao menor tempo de volta em uma pista.
Regras gerais
1 - Todo piloto tem como prioridade evitar incidentes e acidentes, sendo essa regra aplicada acima das outras. Exemplo, um piloto atravessar um carro "fantasma" para evitar contato com outro piloto. A toda regras abaixo, acrescenta-se que pode ser desrespeitada se o piloto o fizer para evitar um incidente ou acidente e/ou que não tenha um ganho de tempo ao fazê-lo.
1.1 - Todo piloto que não fizer o que estiver ao seu alcance para evitar um acidente evitável será penalizado. Exemplo: piloto tenta se aproveitar de um acidente à sua frente e não desacelera, tendo um imprevisto, algo inerente a acidentes, e acaba se acidentando junto e piorando a gravidade dos danos dos outros.
2 - Nenhum piloto deve andar no sentido contrário ao da corrida, exceto se manobrando após alguma rodada ou saída de pista no momento em que for seguro o fazer sem entrar no caminho de outros carros, leia-se, um piloto manobrando não deve causar com que um piloto em velocidade de corrida altere sua linha planejada para evitar contato, sendo passível de punição.
3 - Nenhum piloto deve atravessar outro carro que esteja fantasma.
4 - Todo piloto com danos significativos em seu carro deve dar preferencial (leia-se, sair da linha ótima de corrida) a pilotos com carros inteiros ou com danos que gerem uma diferença de velocidade significativa (use-se cerca de 5 segundos por volta ou mais de 2 segundos por setor, não sendo estes parâmetros fixos nem absolutos, sendo cada caso e suas subjetividades avaliadas pelos comissários de prova)
5 - É proibido ao piloto usar piloto automático durante a qualificação ou durante ao corrida.
Saída do pit em qualificação e em corrida:
1 - A preferencial é de quem já está na pista, exceto pistas em que a saída do pit se sobrepõem à linha ótima. Neste caso, ao sair do pit, o piloto deve-se manter na faixa associada à linha ótima e só podendo sair dela no caso de poder sair desta linha sem causar alteração de percurso de outros carros mais rápidos.
2 - É obrigação do piloto em pista cuidar para não ter contato de pilotos saindo do pit. Em caso de piloto saindo do pit em pista que a saída do pit se sobrepões à linha ótima, este deve sair da linha para evitar contato. Em caso de ultrapassagem, ou qualquer outro motivo, em pistas que a saída do pit não se sobrepõem à linha ótima e um piloto estiver saindo do pit, o piloto em pista deve agir de acordo para evitar contato, abortando a ultrapassagem ou desacelerando.
Qualificação:
1 - Nenhum piloto que não esteja em volta rápida deve causar com que outro piloto em volta rápida seja obrigado a alterar seu percurso saindo da linha ótima.
2 - Nenhum piloto em volta rápida sem nenhum dano em seu carro tem obrigação de mudar seu percurso por nenhum outro carro, mesmo se o outro carro estiver significativamente mais rápido.
Largada:
1 - No caso de largada lançada pelo jogo, aplicam-se desde o momento em que o jogo passa o comando do carro para o jogador as regras de corrida em curso
2 - No caso de largada com safety car, aplicam-se as regras abaixo:
2.1 - O piloto deve aguardar a passagem do safety car e a saída dos pilotos à frente para se locomover, na ausência de safety car, deve aguardar os pilotos da frente se locomoverem. No caso de um piloto demorar mais do que 5 segundos para se locomover após a saída do da frente, o piloto pode partir.
2.2 - O piloto deve manter-se entre a velocidade mínima tal e veocidade máxima tal, é proibido ao piloto usar os freios durante a volta de aquecimento de pneus, exceto para evitar incidentes no caso de imprevistos.
2.3 - Recomenda-se que o piloto mantenha um intervalo de 1 a 1,500 segundo para o piloto à sua frente.
2.4 - No caso de imprevistos e o piloto perder contato com o piloto à frente, o piloto pode ultrapassar o limite de velocidade e usar os freios até chegar a um intervalo de 2 segundos do piloto da frente, sendo a regra 2.2 aplicada novamente no intervalo de distância entre 0,700 e 1,300 segundos. ( se o safety car desacelera para esperar, os pilotos à frente são prejudicados por esfriamento de pneus, além da questão de tempo de demora para se comunicar com o piloto do safety car, além de o caso de o pole estiver sem safety car à frente)
2.5 - Exceto casos excepcionais, como acidentes, é proibida a ultrapassagem durante a volta de apresentação.
2.5.1 - O piloto que rodar o seu veículo ele somente poderá retornar a sua posição que ele estava se ele não possuir danos ou não cair para última posição.
2.6 - O piloto só poderá ultrapassar, quando passar na linha de chegada.
Corrida em curso
1 - Ultrapassagens: recomenda-se fazê-las nas retas. Um piloto tem o direito de dividir a preferencial se estiver com mais da metade do carro lado a lado do outro carro antes do ponto de frenagem usual que os pilotos usam em outras voltas. Menos do que isso, o piloto deve desacelerar e posicionar-se atrás do outro veículo antes do ponto em que ele começa a virar, leia-se, não pode causar alteração no percurso do piloto da frente da linha ótima da corrida.
2 - Relativo a mergulhos: um piloto só pode ultrapassar outro estando atrás no ponto de frenagem usual se a diferença de desempenho dos carros for o suficiente para estar à frente do outro carro no ápice da curva se em nenhum momento causar alteração significativa de trajetória do piloto que vinha mais devagar à frente.
3 - É permitido ao piloto mudar sua trajetória uma única vez para defender sua posição antes de um curva. No caso de mudança de faixa, o piloto recomenda-se permanecer na mesma faixa inclusive durante a curva, sendo-lhe sugerido não retornar a faixas anteriores e deixar o espaço de um carro na faixa externa. Exemplo, se puxa o carro para a direita 2 faixas, deve fazer a curva usando essas duas faixas como referência, dando a oportunidade de o outro piloto ultrapassar por fora e emparelhar até o ponto do ápice da curva. Após o ápice da curva, o piloto pode espalhar se o carro que estiver por fora não estiver com sua metade lado a lado, voltando a ter preferência a partir desse ponto. No caso de o piloto ultrapassando por fora estiver com no mínimo sua metade lado a lado, a preferencial é dividida entre ambos. Devido à complexidade das peculiaridades de cada ultrapassagem e situações possíveis, será aplicado o bom senso dos comissários de prova.
4 - Pilotos retardatário não pode causar alteração de percurso quanto à linha ótima sendo percorrida pelos pilotos que estiverem lhes dando volta, mesmo que para isso seja necessário desacelerar e sair da sua linha ótima de percurso.
5 - Treino qualificatório será proibido o piloto diminuir a quantidade de combustível. Todos os pilotos terá que iniciar com o combustível inicial.
6 - Piloto que tiver problema de equipamento comprovado por fotos ou vídeos até o final da prova será considerado que participou de toda a prova. O piloto terá que fazer a volta de apresentação e ficar parado nos boxes para ser validado. Em caso do piloto abrir a volta 2 que será a primeira volta de corrida não será aceito o pedido.
7 - Ao término da prova na etapa vigente os pilotos (Primeiro, Segundo, Terceiro) que irão dar a entrevista, obrigatoriamente deverão permanecer no lobby até entrarem para dar suas respectivas entrevistas no lobby do host da sala. Caso o piloto saia da sala antes de entrar na party do host para das sua entrevista o mesmo deverá enviar a sua share play saindo do lobby e entrando na party. Piloto será obrigatório utilizar Headset. No caso de não dar a entrevista o piloto receberá penalidade média na primeira vez e na segunda vez penalidade grave. Obs: Algumas etapas poderão não haver entrevista por falta de tempo.
8 - Todos os pilotos terão que usar decalque dos patrocinadores e os pneus do patrocinador master em caso de não utilização ele recebera desqualificação de prova.
Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, bem como reclamações sobre a organização do campeonato. Nesses casos, haverá penalidade ou até exclusão do participante.
Caso acontecer problemas no servidor e 33% dos pilotos forem desconectados da sala naquele momento, será realizado uma nova corrida.
Caso acontecer problemas no com bugs que afetam 50% pilotos, será realizado uma nova corrida.
Caso acontecer problemas no servidor e a corrida não ter chegado a 50% não será validado a corrida.
Caso acontecer problemas no servidor e chegar a 50% do servidor e a corrida alcançar não ter alcançado 75%, será validado 50% dos pontos, arredondando para cima os pontos quebrados.
Em caso de fatos não ocorridos na comunidade da LIGA ZGT, ficará a cargo da organização julgar.
PENALIDADE ADVERTÊNCIA: ADVERTÊNCIA VERBAL - Qualquer infração que não cause problemas a outros.
PENALIDADE LEVE: PERDA DE 1 POSIÇÃO NO GRID - 2 PONTOS
Causar um acidente. Mudar de direção na corrida atingindo outro piloto. Atingir o piloto da frente causando-lhe danos. Ofensa leve contra piloto ou fiscal. Reclamação em grupo de whatsapp.
PENALIDADE MÉDIA: PERDA DE 2 POSIÇÕES - 4 PONTOS Causar um acidente de porte médio. Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar. Ofensa média contra piloto ou fiscal. Atingir um carro durante uso de marcha ré.
PENALIDADE GRAVE: PERDA DE 4 POSIÇÕES NO GRID FINAL DA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 8 PONTOS. Causar um acidente de maior gravidade. Ofensa grave contra piloto ou fiscal. Usar veículo errado, Andar em sentido contrário. Retardatário ocasionar acidente. Tirar um piloto da prova com quebra total do carro. Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar pela segunda vez.
PENALIDADE GRAVÍSSIMA: DESQUALIFICAÇÃO DE PROVA, SUSPENSÃO DA PRÓXIMA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 25 PONTOS: Destruição do carro de propósito, provado por filmagem ou confissão. Ofensa contra piloto ou fiscal gravíssima. Causar um acidente de maior gravidade envolvendo vários carros pela segunda vez. Suspeito de outro piloto utilizar ID na PSN.
PENALIDADE DE DESQUALIFICAÇÃO: A Organização irá julgar caso a caso. Exemplos: vantagem indevida, desrespeito ao lastro, desrespeito a horários. A organização irá desqualificar o piloto que usará lastro errado durante a prova. Em caso do piloto não sair da sala em até 2 minutos será expulso da sala pelo host. A não utilização do decalque e dos pneus Hankook o piloto será desclassificado.
Faltas justificáveis:
O piloto terá um prazo até o dia 9 de junho de 2019 para justificar suas faltas, durante a temporada, após essa data, não serão validadas as justificativas de faltas.
O envio terá que ser realizado ao e-mail equipezgt6@gmail.com.
Após aceitação das justificativas de faltas, o piloto ficará isento de qualquer penalidade.
Após a data limite estipulada acima, não serão abertas exceções, sendo aplicadas as regras previstas em caso de falta.
- Apenas serão analisadas reclamações de pilotos com o replay original deles salvo por eles ao final da corrida. Em caso de o piloto usar replay de outro piloto, pedido não será analisado. Isso inclui pilotos que saírem do lobby antes do final da corrida e pilotos que perderem conexão, em ambos os casos, pedidos de análise não serão aceitos devido ao replay não pertencer ao piloto.
- Após aplicação dos critérios previstos nas regras do campeonato e estatuto da ZGT, a organização responderá por e-mail os resultados e possíveis advertências e punições.
- É responsabilidade do piloto ler o Estatuto ZGT (cujo link se encontra na barra na parte superior do site), pois seu conteúdo é complementar às regras do campeonato e também são aplicadas como regras do campeonato.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do campeonato pelos canais de comunicação.
🔓10.0- DAS DEFINIÇÕES E DO REGULAMENTO DA SALA Campeonato:
Nível Amador - 12º Divisão - sexta-feira 20:00 horas - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 9 - sobe 1 piloto para divisão 10 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Amador - 13º Divisão - segunda-feira 22:30 horas - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 10 - sobe 1 piloto para divisão 11 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Amador - 14º Divisão - domingo 16:00 - divisão aberta- sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 10 - sobe 1 piloto para divisão 12 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - 15º Divisão - sábado 21:00 - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 11 - sobe 1 piloto para div. 12 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - 16º Divisão - quinta-feira 21:15 - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 12 sobe 1 piloto para div. 13 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - 17º Divisão - sábado 19:00 - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 13 sobe 1 piloto para div. 14 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - 19º Divisão Categoria Caçulinha - sábado 23:00 - divisão aberta - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 15 - descem 5 pilotos - divisão aberta
Nível Iniciante - Divisão 1 - Feminina - domingo 11:00 - divisão aberta -
Importante saber que os horários acima são da abertura do lobby no simulador Gran turismo sport.
As divisões abertas podem receber qualquer piloto, ficando a cargo da ZGT a organização de realocamento de pilotos após as provas de tomada de tempo. O número máximo de pilotos da mesma equipe é de 4.
Após iniciado o campeonato, mudanças de divisão apenas serão permitidas da 2ª até a 8a etapa, novos pilotos podem vir a serem aceitos até a 8a etapa também.
Pilotos novos entram na sua nova divisão com zero pontos apartir da 2ª rodada, (independente da pontuação em sua divisão anterior nos casos de realocação) e com lastro de 1% de peso por etapa anterior já disputada acrescentado ao peso do veículo a partir do peso do veículo estipulado pela ZGT no início do campeonato.
Pilotos remanejados entram na sua nova divisão com zero pontos (independente da pontuação em sua divisão anterior nos casos de realocação) e com lastro de 0% de peso.
Importante: Para solicitar entrada ou remanejo de divisão, o piloto deve entrar em contato com a ZGT, que fará o possível, dentro de seus critérios, para solucionar a situação.
🏁2.0 -Para efetuar a Inscrição:
Durante o período de até dia 28 de maio, o piloto deve enviar as informações abaixo para algum dos contatos fornecidos em 2.3 e efetuar o pagamento de sua inscrição conforme 2.2
2.1 - Informações a serem fornecidas na inscrição
- Preencher formulário
- Todos os pilotos serão obrigatório preencher o Formulário de Inscrição.
- Pilotos que preencheu formulário em campeonatos passados entraram em contato pelo whatsapp ou facebook para confirmar sua participação.
- Organização irá entrar em contato marcando um horário da sua disponibilidade.
- O piloto só poderá fazer a Classificatória de Vagas após efetuar o pagamento da sua inscrição.
- Os pilotos terão até o dia 20 de maio para fazer o pagamento da inscrição.
Acesse link abaixo:
⇨Veja aqui o Formulário⇦
2.2 - Da inscrição
Inscrição: 50 reais.
Pagamento realizado em conta bancária ou pelo mercado livre, consultando e informando antes o diretor do campeonato, para não haver erros ou desentendimentos nos procedimentos. Assim, que efetuado, o piloto deve enviar o comprovante para o diretor do campeonato.
Contatos:
e-mail equipezgt6@gmail.com
facebook https://www.facebook.
ZAP 17 991259052
Adicionar ID na PSN ZUQUEIRO e ZUQUEIRO2
2.3 - Condições de Participação:
A logomarca do Patrocinador master Hankook Pneus deverá, obrigatoriamente estar em todos os carros participantes do Evento como na figura abaixo:
Na parte dianteira do carro o piloto deverá colocar o decalque
Foi anexado 2ª Opção para decalque.
Segue vídeos de como colocar o decalque Opção 1:
Segue vídeos de como colocar o decalque:
Para achar a logomarca da Hankook driving emotion precisara ir em Descobrir e decalque e depois em Tag colocar zgt ligazgt ou hankook.
Todos os Pneus dos carros, obrigatoriamente serão Hankook Pneus, como na figura abaixo:
Segue vídeos de como colocar o Pneus Hankook:
🏆3.0 - Premiação:
- Campeão: Troféu personalizado.
Vice Campeão: Medalha de 2º Lugar
3º Lugar: Medalha de 3º Lugar
- LIGA ZGT - Sorteio de 10 camisetas para todos os pilotos que se inscrever na Temporada.
- Sorteio de 1 Volante Logitech G29 condição participar das 10 etapas e não sofrer nenhuma penalidade de pontos no campeonato.Patrocinador Ferreira Automotive Service.
- Prêmio Fair play: 1 Trófeu mais valor de desconto de 50% na inscrição na temporada 17, a cada nível de divisão " Alien, Profissional, Veterano Amador e Iniciante será sorteado um prêmio fair play. Condições: 1ª condição: não sofrer nenhuma penalidade de pontos na tabela de classificação. 2ª condição: Piloto que ter o menor número de penalidade do jogo de excesso de limite de pista durante as provas.
- Sorteio de Prêmios patrocinado pela Hankook durante algumas transmissões do Campeonato Brasileiro Hankook Pneus de Gran Turismo.
- Premiação em dinheiro para os pilotos que terminar nas respectivas posições abaixo:
Valor Total em dinheiro: R$ 6.500,00
Valor estimado para Premiação Total: 11.000,00
Obs: Envio das medalhas e troféus frete ficará da liga zgt exceto para pilotos de fora do país.
3.1 Campeonato de Construtores:
Exemplo:
Piloto na divisão de nível Alien somou num total de 82 pontos irá se multiplicar por 3 vezes = 246 pontos
Piloto na divisão de nível Amador somou num total de 60 pontos irá se multiplicar por 1,5 vezes = 90 pontos
Exemplo:
Equipe X marcou total de 88 pontos na primeira rodada e ela possui 8 pilotos, 88/8 = 11
Equipe Y marcou total de 160 pontos na primeira rodada e ela possui 24 pilotos, 160/24 = 6,66
Equipe Z marcou total de 22 pontos na primeira rodada e ela possui 4 pilotos, 22/6= 3,66
* equipe que tem 4 pilotos serão dividido por 6.
🎤3.2 Transmissão ao vivo:
Todas as Etapas são transmitidas ao vivo pelo canal da LIGA ZGT, com a narração já consagrada do nosso querido ZUQUEIRO e com seus convidados, pilotos congrados em experiência e velocidade, nos comentários.
As transmissões iniciam durante o treino classificatório.
link: http://www.youtube.com/c/LigaZGT
Sempre que possível, são realizadas entrevistas com os pilotos que alcançam o pódio ao final da corrida. Lembrando que atrasos por problemas de conexões de usuários podem causar atraso do evento podendo ser cancelada a entrevista na ausência de tempo hábil para ela devido à manutenção da agenda de corridas e ser prioridade exatamente não atrasar o início dos eventos.
⏰4.0 Classificatória de Vagas:
É obrigatório aos pilotos novos participar das Classificatória de vagas e piloto que participou da 14ª Divisão na temporada anterior.
Aos pilotos remanescentes do campeonato anterior, eles podem participar da tomada de tempo com o intuito de tentar preencher vagas, caso sejam abertas por desistência de algum piloto, de divisões superiores. Nessa temporada teremos 50% das vagas colocadas para tomada de Tempo e outros restante para pilotos remanescentes onde será usado critério posição terminada na Temporada anterior.
Após o inicio da Temporada todos os pilotos que entrar serão colocado para entrada na última divisão, somente em caso de pilotos da última divisão não ter interesse em subir de divisão. Todos os procedimentos de acesso e rebaixamento será controlado pela Organização da LIGA ZGT.
Após o início do campeonato, fica a cargo da organização o posicionamento e remanejo de pilotos novos e pilotos já disputando o campeonato usando os critérios de tomada de tempo e de bom senso para evitar desigualdades técnicas dentro das divisões.
Serão realizados nessa temporada 3 Classificatórias:
1- Classificatória de Tempo o piloto irá efetuar voltas, durante 20 minutos e o seu melhor tempo será registrado. Piloto tem direito a participar de 1 bateria. Pontuação máxima é de 3,0 pontos.
2- Classificatória de Corrida Curta o piloto irá efetuar uma corrida de 14 voltas no circuito de Red Bull Ring ganhando uma pontuação conforme o tempo final de prova. Piloto pode participar apenas de 2 baterias o melhor resultado será considerado.
3- Classificatória de Corrida Longa o piloto irá efetuar uma corrida de 25 voltas no circuito de Kyoto Driving Park ganhando uma pontuação conforme o tempo final de prova. Piloto pode participar apenas de 2 baterias o melhor resultado será considerado.
Após o piloto concluir as 3 classificatórias o piloto terá o seu resultado final. Com uma nota de 0 a 10 pontos.
Tabela de Pontuação
Critério de desempate
1º Tomada de Tempo
2º Corrida Longa
3º Corrida Curta
4.1 Datas da realização das baterias:
Pilotos terão oportunidade dentro das 59 sessões para efetuar sua participação na temporada, sendo responsabilidade do piloto evitar deixar para as últimas sessões e evitar o risco de não conseguir vaga para sua tomada de tempo.
Caso não consiga realizar a classificatória de vagas, o piloto será posicionado como último colocado na ordem de prioridade para preenchimento de vagas.
Após o piloto entrar na sala deve aguardar chamado para o briefing, não sendo permitido entrar na pista para aquecimento no meio tempo.
O horário de abertura de sala será de 15 minutos antes e o piloto terá que entrar no lobby e na party do ps4 para ouvir as informações de corrida, caso o piloto não consiga entrar pelas 15 vagas da sessão já terem sido preenchidas, deve tentar novamente em outro horário, relembrando que é responsabilidade do piloto não deixar para a última hora e o risco é por conta própria.
Obs: A prova das 22h00 do dia 14 de Red Bull Ring por conta de ser no mesmo horário da Final do Campeonato LMP1 Grupo 2, foi transferida para data do dia 19 horário 23h00
No caso de o piloto perder a conexão durante a tomada de tempo, ele pode retornar ao lobby e seguir dando voltas dentro período de tempo estipulado. Caso retorne, vale a volta mais rápida após o retorno (mesmo se a anterior for mais rápida). No caso de não retornar, vale a volta mais rápida que estiver presente na transmissão do youtube.
O piloto poderá participar de até 2 corridas curtas e longas durante a Classificatórias.
4.2 Configurações do Evento para as Classificatória de Vagas:
O piloto tem 20 minutos em uma única bateria para realizar a sua voltas, a partir da abertura da pista anunciada pelo host através do chat do lobby para registrar sua melhor volta.
O circuito utilizado será o de Barcelona-Catalunya, um circuito altamente técnico, com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT para comprovar a veracidade dos dados e das voltas realizadas pelos pilotos.
O veículo disponível será a Mistubishi Lancer GR.3 com 550cv e 1096kg ajuste de setup afinação proibido (exceto a tomada de tempo pré-campeonato em que o setup é fechado, em todos outros eventos é permitido o ajuste do carro)
Nome da sala estará LIGA ZGT Bateria T. T.
Abaixo, as configurações usadas no lobby para a tomada de tempo.
Pneus: livres
Ajuste: Proibido
4.4 Como será a Classificatória de Vagas corrida curta:
O piloto terá 2 tentativas para realizar sua participação na Classificatória de corrida curta. O melhor tempo final será validado. Será realizado uma Classificação de 10 minutos antes do ínicio da corrida curta
O circuito utilizado será o de Red Bull Ring, um circuito alta velocidade, com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT para comprovar a veracidade dos dados e do tempo final de corrida.
O veículo disponível será a Hyundai Genesis GR.3 com 548cv e 1100kg ajuste de setup afinação proibido (exceto a tomada de tempo pré-campeonato em que o setup é fechado, em todos outros eventos é permitido o ajuste do carro).
Para pilotos que tomar penalidade de corte de curva terá - 0,1 ponto.
Para pilotos que sofrer voltas na pista de Red Bull Ring, será adicionado no Tempo final 90 segundos por volta em atraso.
Nome da sala estará LIGA ZGT Bateria C. C.
Abaixo, as configurações usadas no lobby para a corrida curta:
4.5 Como será a Classificatória de Vagas corrida longa:
O piloto terá 2 tentativas para realizar sua participação na Classificatória de corrida longa. O melhor tempo final será validado. Será realizado uma Classificação de 10 minutos antes do ínicio da corrida longa.
O circuito utilizado será o de Kyoto Driving Park - Yamagiwa, um circuito com curvas de alta velocidade, com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT para comprovar a veracidade dos dados e do tempo final de corrida.
O veículo disponível será a Peugeot RCZ GR.3 com 550cv e 1092kg ajuste de setup afinação proibido (exceto a tomada de tempo pré-campeonato em que o setup é fechado, em todos outros eventos é permitido o ajuste do carro)
Para pilotos que tomar penalidade de corte de curva terá - 0,1 ponto.
Para pilotos que sofrer voltas na pista de Kyoto Driving Park - Yamagiwa, será adicionado no Tempo final 95 segundos por volta em atraso.
Abaixo, as configurações usadas no lobby para a corrida longa:
Após conclusão de todas as baterias, serão compiladas as pontuações de cada piloto para a posterior divulgação da classificação e comunicação em relação ao preenchimento de vagas ao longo das divisões.
Em relação aos pilotos que já vinham participando de campeonatos da ZGT e já tinham sua vaga de divisão garantida, no caso de aberturas de vagas em divisões superiores e no caso de interesse dos pilotos em preenchê-la, dar-se-á prioridade aos pilotos que tiverem realizado tomada de tempo.
Acidentes durante a Classificatória de Vagas serão julgados e o piloto será penalizado por perda de pontuação ou até mesmo exclusão da sua participação.
Acidente leve = 0,2 pontos
Acidente médio = 0,4 pontos
Acidente grave = 0,8 pontos
Se caso o piloto por conta de acidentes chegar a 1,0 ponto ficará de fora do campeonato.
🚗5.0- Veículos disponíveis:
Os veículos serão sorteados no dia 01 de junho horário 20:00
18 veículos da categoria GT3 (denominada gr.3 no jogo) estarão disponíveis nesta temporada.
Lista de veículos será disponibilizada no dia 24 de maio :
Relação Peso e Potência
Dois carros serão sorteados para cada piloto, um carro de tração MR e outro de tração FR, devendo o piloto optar por apenas um deles para todas as etapas, sendo que o piloto tem até a primeira etapa para decidir. O carro que o piloto correr a primeira etapa será o carro considerado escolhido pelo piloto perante a organização.
Cada carros poderá ser sorteado duas vezes no sorteio, ou seja, para cada divisão, haverá no máximo dois carros repetidos dentro de cada divisão dentre os pilotos.
O sorteio será realizado ao vivo com tabelas informando os carros sorteados para cada piloto.
Os Carros sorteados são os 18 abaixo:
Mercedes AMG GT3´16 FR potência 591cv peso 1099kg
Jaguar F-Type GT3 FR potência 593cv peso 1100kg
Chevrolet Corvette C7 GT3 FR potência 587cv peso 1092kg
Aston Martin V12 Vantage GT3 FR potência 601cv peso 1100kg
Dogde Viper GT3-R´ 15 FR potência 592cv peso 1096kg
BMW M6 GT3 Walkenhorst´11 FR potência 581cv peso 1092kg
Subaru WRX GR.3 FR potência 593cv peso 1100kg
Lexus RC F GT3 2017 FR potência 575cv peso 1092kg
Nissan Nismo GT-R GT3 N24 Schulza Motorsport FR potência 622cv peso 1092kg
Audi R8 LMS ultra MR potência 565cv peso 1090kg
Ford GT LM Spec II Test Car MR potência 557cv peso 1095kg
Honda NSX GT3 MR potência 582cv peso 1092kg
Lamborghini Huracan GT3 MR potência 579cv peso 1094kg
Porsche 911 GT3 MR potência 563cv peso 1093kg
Mclaren 650S GT3 MR potência 586cv peso 1091kg
Ferrari 458 GT3 MR potência 572cv peso 1093kg
Alfaromeo 4C GR.3 MR potência 573cv peso 1098kg
Renault R.S.01 GT3 16 MR potência 564cv peso 1098kg
5.1 LASTRO
- Lastros serão atribuídos por porcentagem aos primeiros 10 colocados de cada etapa, exceto na última rodada, onde todos os pilotos estarão utilizando o veículo sem nenhum lastro.
Lastro de peso adicionado de acordo com posição:
1º Recebe: 4%
2º Recebe: 3%
3º Recebe: 2.5%
4º Recebe: 2%
5º Recebe: 1.6%
6º Recebe: 1.3%
7º Recebe: 1%
8º Recebe: 0.6%
9º Recebe: 0.3%
10º Recebe: 0.1%
Exemplo:
Veículo BMW inicia uma etapa com 85% de peso, chega na segunda posição na corrida, na próxima corrida, por receber um lastro de 3%, o carro inicia a etapa seguinte com 88% de peso.
Veículo Honda NSX com 102% de peso + 4% de lastro o carro ficaria com 106% de lastro para próxima etapa.
Em relação aos carros com porcentagem quebrada, será arredondado para a porcentagem abaixo no caso de 0.1, 0.2, 0.3 e 0.4, exemplo, carro com lastro 88.3% correrá com 88%.
Para as porcentagens 0.5, 0.6, 0.7, 0.8, 0.9 o arredondamento será para cima. Exemplo, carro com lastro 88.8% correrá com 89%.
A soma das porcentagens quebradas será sempre considerando o somatório de todas etapas, exemplo, carro que inicia o campeonato com 85% e recebe de lastro 0.3%+0.1% terá um resultado de 85.4%. Na etapa seguinte, ele correrá com 85% (arredondamento para baixo relativo ao 0.4%). Digamos, este mesmo carro chega na 9a colocação na respectiva etapa, recebe 0.3% e fica com um lastro total 85.7%, na etapa seguinte, este carro iniciará o evento com 86% (arredondamento para cima relativo ao 0.6%).
No caso de o piloto atingir o limite de peso máximo, ele correrá o restante das etapas com este peso, sem adição de lastro por já ter atingido o máximo.
5.2 GANHO DE POTÊNCIA
Neste campeonato, o piloto poderá ter o ganho de 1% de potência se preencher os pré-requisitos abaixo em três oportunidades, sendo que se preencher os pré-requisitos em ambas, será premiado com o 1% extra em ambas(pode chegar a 3%).
Após recebido o 1%, este será usado até o final do campeonato.
Oportunidade 1, pré-requisitos: ao final da terceira etapa, todos pilotos que completarem mais de 75% das voltas (número de voltas necessárias via arredondamento para cima, se for o caso) das primeiras 3 etapas, leia-se, em cada uma das 3 etapas ter completado mais de 75% das voltas dela. Em caso de desconexão antes do percurso mínimo estipulado, o piloto perde o direito a este ganho.
Oportunidade 2: chegar ao final da sexta etapa tendo completado mais de 75% das voltas de cada etapa entre as etapas 4 e 6 (independente dos ocorridos das etapas 1 a 3).
Oportunidade 3: chegar ao final da nona etapa tendo completado mais de 75% das voltas de cada etapa entre as etapas 7 e 9 (independente dos ocorridos das etapas 1 a 3 e 4 a 6).
Em caso do piloto não conseguir largar por conta da conexão ou ele vier a sofrer PA, o piloto será contabilizado que participou da etapa até o final da corrida. Só será aceito caso o piloto sair na volta de apresentação. Em corridas que não haver volta de apresentação sair na primeira volta.
🚦6.0- DAS ETAPAS
As etapas ocorrerão de acordo com a agenda do campeonato, caso ocorram problemas que impeçam o bom andamento, conforme critérios do diretor de prova, a data da prova poderá ser alterada.
O campeonato será com treinos qualificatórios de 12 minutos para pista com extensão menor do que 10km. Para pistas entre 10 a 20km, treinos qualificatórios durarão 15 minutos. Para pista acima de 20km, cada piloto tem direito a uma volta rápida.
Para pista oval e semi-oval, cada piloto tem direito a duas voltas rápidas.
OBSERVAÇÂO IMPORTANTE: neste campeonato a etapa de Blue Moon Bay que será a 7ª rodada, não haverá treino qualificatório. O grid será referente ao resultado de chegada dos pilotos na 6a etapa (a ser sorteada), contando com grid invertido do primeiro ao oitavo colocados, grid não-invertido para o restante.
O treino qualificatório inicia com aviso no chat do lobby, podendo os pilotos saírem de seus boxes apenas após esse aviso. Em seguida, pelo chat do lobby, é comunicado aos pilotos o horário de término do treino qualificatório.
Antes de cada etapa, previamente ao treino qualificatório, é obrigatório o piloto entrar na party iniciada pelo diretor do campeonato no momento em que for chamado para ouvir o briefing, percorrendo as informações e recomendações daquele dia de corrida.
As corridas terão uma volta de apresentação manual, para aquecimento de pneus.
2ª Etapa Autódromo de Autopolis 25 voltas
3ª Etapa Circuito Nurburgring GP 20 voltas
4ª Etapa Circuito 24H Nurburgring 5 voltas
5ª Etapa Circuito Suzuka Circuit 20 voltas
6ª Etapa Circuito Brand Hatch Grand Prix 28 voltas
7ª Etapa Circuito Blue Moon Bay 75 voltas
8ª Etapa Autodromo Nazionale di Monza 22 voltas
9ª Etapa Circuito Barcelona-Catalunya 21 voltas
10ª Etapa Circuito Willow Springs Nig willow Internacional GP 32 voltas
Neste campeonato, serão utilizados 4 circuitos reais fixos escolhidos pela organização do Campeonato, mais o circuito original de Blue Moon Bay.
A etapas ímpares não fará parte do sorteio por ser previamente decidido que consistirá nas etapas pré-estabelecidas pelo campeonato.
Todos os circuitos da relação no sorteio serão reais.
Todos os circuitos da relação no sorteio serão reais.
Relação dos circuitos escolhidos pela organização:
1ª Etapa: Autódromo de Interlagos
3ª Etapa: Circuito de Nurburgring GP
5ª Etapa: Circuito de Suzuka Circuit
7ª Etapa: Circuito Blue Moon Bay Speedway
9ª Etapa: Circuito de Barcelona-Catalunya
1ª Etapa: Autódromo de Interlagos
3ª Etapa: Circuito de Nurburgring GP
5ª Etapa: Circuito de Suzuka Circuit
7ª Etapa: Circuito Blue Moon Bay Speedway
9ª Etapa: Circuito de Barcelona-Catalunya
Relação dos circuitos no sorteio:
Mount Panorama
La Sarthe
Nurburgring 24h
Autodromo Nazionale di Monza
Fuji Speedway F
Willow Springs Internacional Big willow
Autopolis Internacional Racing Course
Brands Hatch Grand Prix
Red Bull Ring
Corrida dos Campeões
A corrida dos campeões será realizado em 2 provas.
A primeira prova será a Classificatória para Corrida dos Campeões será na terça-feira dia 20 de agosto horário 22h30 de brasília pilotos participantes:
Campeão das divisões 11ª até 19ª
Vice Campeão 1ª até a 6ª
Esses 15 pilotos vão concorrer a 4 vagas para correr no domingo a Corrida Oficial.
A segunda prova será a Corrida dos Campeões Oficial será na terça-feira dia 27 de agosto horário 22h30 de brasília pilotos participantes:
Campeões das divisões 1ª até 10ª
Os 4 melhores da Classificatória de terça-feira
Caso faltar pilotos para dia oficial os reservas serão da primeira prova.
As duas corridas terão as configurações abaixo:
Configuração dos veículos será como no inicio do Campeonato.
Configuração do circuito será Sardegna - Pista A - 22 voltas condição climática tempo aberto 13:10
Willow Springs Internacional Big willow
Autopolis Internacional Racing Course
Brands Hatch Grand Prix
Red Bull Ring
A corrida dos campeões será realizado em 2 provas.
A primeira prova será a Classificatória para Corrida dos Campeões será na terça-feira dia 20 de agosto horário 22h30 de brasília pilotos participantes:
Campeão das divisões 11ª até 19ª
Vice Campeão 1ª até a 6ª
Esses 15 pilotos vão concorrer a 4 vagas para correr no domingo a Corrida Oficial.
A segunda prova será a Corrida dos Campeões Oficial será na terça-feira dia 27 de agosto horário 22h30 de brasília pilotos participantes:
Campeões das divisões 1ª até 10ª
Os 4 melhores da Classificatória de terça-feira
Caso faltar pilotos para dia oficial os reservas serão da primeira prova.
As duas corridas terão as configurações abaixo:
Configuração dos veículos será como no inicio do Campeonato.
Configuração do circuito será Sardegna - Pista A - 22 voltas condição climática tempo aberto 13:10
💻7.0- Da pontuação:
1º =25
2º =18
3º =15
4º =12
5º =10
6º =8
7º =6
8º =4
9º =2
10º =1
Pontuação da melhor volta = 1 ponto para receber a pontuação o piloto terá que terminar a prova entre os dez primeiros colocados para validar o ponto. Se ele não estiver não haverá pontuação extra a nenhum piloto.
7.1- Em caso de empate na pontuação, os critérios adotados serão:
1 - As melhores posições terminadas nas provas
2 - Menor número de faltas
3 - Volta mais rápida
📄8.0- DA PILOTAGEM E PENALIDADES POR MÁ CONDUÇÃO
Regras Gerais
Definições gerais: incidente é o contato em que não há dano a nenhum dos carros envolvidos mas havendo perda de tempo para algum dos pilotos podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, acidente é o contato em que há dano a algum dos veículos, podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, contato inocente é o contato em que nenhum dos pilotos sofre qualquer perda devido a ele, não havendo culpabilidade.
Defina-se preferencial: no caso de dois pilotos estiverem parcial ou totalmente lado a lado rumo a um ponto ou uma curva em que na melhor trajetória a ser percorrida por ambos há sobreposição de linhas, haverá casos em que ambos devem dar espaço um ao outro(mesmo significando uma trajetória e velocidade subótima, leia-se, por exemplo, ao dividir uma curva) e casos deles deve desacelerar pelo outro ter prioridade, neste caso, um dos pilotos tem a preferencial (exemplo, antes de dividir uma curva, um carro está menos de metade do veículo lado a lado, o piloto a frente tem a preferencial e o outro deve desacelerar). A preferencial é usada para julgar culpabilidade no caso de incidentes e acidentes.
Linha ótima: linha de percurso que leva ao menor tempo de volta em uma pista.
Regras gerais
1 - Todo piloto tem como prioridade evitar incidentes e acidentes, sendo essa regra aplicada acima das outras. Exemplo, um piloto atravessar um carro "fantasma" para evitar contato com outro piloto. A toda regras abaixo, acrescenta-se que pode ser desrespeitada se o piloto o fizer para evitar um incidente ou acidente e/ou que não tenha um ganho de tempo ao fazê-lo.
1.1 - Todo piloto que não fizer o que estiver ao seu alcance para evitar um acidente evitável será penalizado. Exemplo: piloto tenta se aproveitar de um acidente à sua frente e não desacelera, tendo um imprevisto, algo inerente a acidentes, e acaba se acidentando junto e piorando a gravidade dos danos dos outros.
2 - Nenhum piloto deve andar no sentido contrário ao da corrida, exceto se manobrando após alguma rodada ou saída de pista no momento em que for seguro o fazer sem entrar no caminho de outros carros, leia-se, um piloto manobrando não deve causar com que um piloto em velocidade de corrida altere sua linha planejada para evitar contato, sendo passível de punição.
3 - Nenhum piloto deve atravessar outro carro que esteja fantasma.
4 - Todo piloto com danos significativos em seu carro deve dar preferencial (leia-se, sair da linha ótima de corrida) a pilotos com carros inteiros ou com danos que gerem uma diferença de velocidade significativa (use-se cerca de 5 segundos por volta ou mais de 2 segundos por setor, não sendo estes parâmetros fixos nem absolutos, sendo cada caso e suas subjetividades avaliadas pelos comissários de prova)
5 - É proibido ao piloto usar piloto automático durante a qualificação ou durante ao corrida.
Saída do pit em qualificação e em corrida:
1 - A preferencial é de quem já está na pista, exceto pistas em que a saída do pit se sobrepõem à linha ótima. Neste caso, ao sair do pit, o piloto deve-se manter na faixa associada à linha ótima e só podendo sair dela no caso de poder sair desta linha sem causar alteração de percurso de outros carros mais rápidos.
2 - É obrigação do piloto em pista cuidar para não ter contato de pilotos saindo do pit. Em caso de piloto saindo do pit em pista que a saída do pit se sobrepões à linha ótima, este deve sair da linha para evitar contato. Em caso de ultrapassagem, ou qualquer outro motivo, em pistas que a saída do pit não se sobrepõem à linha ótima e um piloto estiver saindo do pit, o piloto em pista deve agir de acordo para evitar contato, abortando a ultrapassagem ou desacelerando.
Qualificação:
1 - Nenhum piloto que não esteja em volta rápida deve causar com que outro piloto em volta rápida seja obrigado a alterar seu percurso saindo da linha ótima.
2 - Nenhum piloto em volta rápida sem nenhum dano em seu carro tem obrigação de mudar seu percurso por nenhum outro carro, mesmo se o outro carro estiver significativamente mais rápido.
Largada:
1 - No caso de largada lançada pelo jogo, aplicam-se desde o momento em que o jogo passa o comando do carro para o jogador as regras de corrida em curso
2 - No caso de largada com safety car, aplicam-se as regras abaixo:
2.1 - O piloto deve aguardar a passagem do safety car e a saída dos pilotos à frente para se locomover, na ausência de safety car, deve aguardar os pilotos da frente se locomoverem. No caso de um piloto demorar mais do que 5 segundos para se locomover após a saída do da frente, o piloto pode partir.
2.2 - O piloto deve manter-se entre a velocidade mínima tal e veocidade máxima tal, é proibido ao piloto usar os freios durante a volta de aquecimento de pneus, exceto para evitar incidentes no caso de imprevistos.
2.3 - Recomenda-se que o piloto mantenha um intervalo de 1 a 1,500 segundo para o piloto à sua frente.
2.4 - No caso de imprevistos e o piloto perder contato com o piloto à frente, o piloto pode ultrapassar o limite de velocidade e usar os freios até chegar a um intervalo de 2 segundos do piloto da frente, sendo a regra 2.2 aplicada novamente no intervalo de distância entre 0,700 e 1,300 segundos. ( se o safety car desacelera para esperar, os pilotos à frente são prejudicados por esfriamento de pneus, além da questão de tempo de demora para se comunicar com o piloto do safety car, além de o caso de o pole estiver sem safety car à frente)
2.5 - Exceto casos excepcionais, como acidentes, é proibida a ultrapassagem durante a volta de apresentação.
2.5.1 - O piloto que rodar o seu veículo ele somente poderá retornar a sua posição que ele estava se ele não possuir danos ou não cair para última posição.
2.6 - O piloto só poderá ultrapassar, quando passar na linha de chegada.
Corrida em curso
1 - Ultrapassagens: recomenda-se fazê-las nas retas. Um piloto tem o direito de dividir a preferencial se estiver com mais da metade do carro lado a lado do outro carro antes do ponto de frenagem usual que os pilotos usam em outras voltas. Menos do que isso, o piloto deve desacelerar e posicionar-se atrás do outro veículo antes do ponto em que ele começa a virar, leia-se, não pode causar alteração no percurso do piloto da frente da linha ótima da corrida.
2 - Relativo a mergulhos: um piloto só pode ultrapassar outro estando atrás no ponto de frenagem usual se a diferença de desempenho dos carros for o suficiente para estar à frente do outro carro no ápice da curva se em nenhum momento causar alteração significativa de trajetória do piloto que vinha mais devagar à frente.
3 - É permitido ao piloto mudar sua trajetória uma única vez para defender sua posição antes de um curva. No caso de mudança de faixa, o piloto recomenda-se permanecer na mesma faixa inclusive durante a curva, sendo-lhe sugerido não retornar a faixas anteriores e deixar o espaço de um carro na faixa externa. Exemplo, se puxa o carro para a direita 2 faixas, deve fazer a curva usando essas duas faixas como referência, dando a oportunidade de o outro piloto ultrapassar por fora e emparelhar até o ponto do ápice da curva. Após o ápice da curva, o piloto pode espalhar se o carro que estiver por fora não estiver com sua metade lado a lado, voltando a ter preferência a partir desse ponto. No caso de o piloto ultrapassando por fora estiver com no mínimo sua metade lado a lado, a preferencial é dividida entre ambos. Devido à complexidade das peculiaridades de cada ultrapassagem e situações possíveis, será aplicado o bom senso dos comissários de prova.
4 - Pilotos retardatário não pode causar alteração de percurso quanto à linha ótima sendo percorrida pelos pilotos que estiverem lhes dando volta, mesmo que para isso seja necessário desacelerar e sair da sua linha ótima de percurso.
6 - Piloto que tiver problema de equipamento comprovado por fotos ou vídeos até o final da prova será considerado que participou de toda a prova. O piloto terá que fazer a volta de apresentação e ficar parado nos boxes para ser validado. Em caso do piloto abrir a volta 2 que será a primeira volta de corrida não será aceito o pedido.
7 - Ao término da prova na etapa vigente os pilotos (Primeiro, Segundo, Terceiro) que irão dar a entrevista, obrigatoriamente deverão permanecer no lobby até entrarem para dar suas respectivas entrevistas no lobby do host da sala. Caso o piloto saia da sala antes de entrar na party do host para das sua entrevista o mesmo deverá enviar a sua share play saindo do lobby e entrando na party. Piloto será obrigatório utilizar Headset. No caso de não dar a entrevista o piloto receberá penalidade média na primeira vez e na segunda vez penalidade grave. Obs: Algumas etapas poderão não haver entrevista por falta de tempo.
8 - Todos os pilotos terão que usar decalque dos patrocinadores e os pneus do patrocinador master em caso de não utilização ele recebera desqualificação de prova.
Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, bem como reclamações sobre a organização do campeonato. Nesses casos, haverá penalidade ou até exclusão do participante.
Caso acontecer problemas no servidor e 33% dos pilotos forem desconectados da sala naquele momento, será realizado uma nova corrida.
Caso acontecer problemas no com bugs que afetam 50% pilotos, será realizado uma nova corrida.
Caso acontecer problemas no servidor e a corrida não ter chegado a 50% não será validado a corrida.
Caso acontecer problemas no servidor e chegar a 50% do servidor e a corrida alcançar não ter alcançado 75%, será validado 50% dos pontos, arredondando para cima os pontos quebrados.
Em caso de fatos não ocorridos na comunidade da LIGA ZGT, ficará a cargo da organização julgar.
💥9.0 PENALIDADES
PENALIDADE ADVERTÊNCIA: ADVERTÊNCIA VERBAL - Qualquer infração que não cause problemas a outros.
PENALIDADE LEVE: PERDA DE 1 POSIÇÃO NO GRID - 2 PONTOS
Causar um acidente. Mudar de direção na corrida atingindo outro piloto. Atingir o piloto da frente causando-lhe danos. Ofensa leve contra piloto ou fiscal. Reclamação em grupo de whatsapp.
PENALIDADE MÉDIA: PERDA DE 2 POSIÇÕES - 4 PONTOS Causar um acidente de porte médio. Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar. Ofensa média contra piloto ou fiscal. Atingir um carro durante uso de marcha ré.
PENALIDADE GRAVE: PERDA DE 4 POSIÇÕES NO GRID FINAL DA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 8 PONTOS. Causar um acidente de maior gravidade. Ofensa grave contra piloto ou fiscal. Usar veículo errado, Andar em sentido contrário. Retardatário ocasionar acidente. Tirar um piloto da prova com quebra total do carro. Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar pela segunda vez.
PENALIDADE GRAVÍSSIMA: DESQUALIFICAÇÃO DE PROVA, SUSPENSÃO DA PRÓXIMA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 25 PONTOS: Destruição do carro de propósito, provado por filmagem ou confissão. Ofensa contra piloto ou fiscal gravíssima. Causar um acidente de maior gravidade envolvendo vários carros pela segunda vez. Suspeito de outro piloto utilizar ID na PSN.
PENALIDADE DE DESQUALIFICAÇÃO: A Organização irá julgar caso a caso. Exemplos: vantagem indevida, desrespeito ao lastro, desrespeito a horários. A organização irá desqualificar o piloto que usará lastro errado durante a prova. Em caso do piloto não sair da sala em até 2 minutos será expulso da sala pelo host. A não utilização do decalque e dos pneus Hankook o piloto será desclassificado.
Faltas justificáveis:
O piloto terá um prazo até o dia 9 de junho de 2019 para justificar suas faltas, durante a temporada, após essa data, não serão validadas as justificativas de faltas.
O envio terá que ser realizado ao e-mail equipezgt6@gmail.com.
Após aceitação das justificativas de faltas, o piloto ficará isento de qualquer penalidade.
Após a data limite estipulada acima, não serão abertas exceções, sendo aplicadas as regras previstas em caso de falta.
Faltas no Campeonato:
O piloto que faltar terá descontado - 2 pontos do campeonato
Todos os acidentes ficará critério da analise da Fiscalização de prova.
9.1 Comissão julgadora
- LUIZA SILVIA
- RODRIGO
- MARCO AURELIO
- JONATHAN GUIZILIN
- DANIEL
- ANDERSON
- RONALDO SOUZA
9.2 Vídeos de Corrida
- É obrigatório gravar as corridas, sendo que o piloto que não gravar a corrida será automaticamente considerado culpado do acidente, vídeos da transmissão não serão válidos para análise. Mesmo se demonstrarem a inocência do piloto, vídeos da transmissão serão desconsiderados.
- O piloto tem 24 horas após o horário de início da corrida para solicitar análises de incidentes do evento. O piloto deve enviar o vídeo para a organização do campeonato no e-mail equipezgt6@gmail.com.
- A defesa terá 24 horas para enviar o vídeo de resposta após receber a mensagem. Passado este período o piloto perde o direito de enviar o vídeo, será considerado apenas e tão somente o vídeo do pedido de análise, sem exceções.
- Nos vídeos de pedidos de análise e de defesa, é obrigatório ao piloto fazer o vídeo contendo a tela inteira, em alta resolução, com a telemetria visível e com a função do replay de constarem todas informações na tela ativada. No caso de haver informações ocultas ou baixa resolução, a equipe de fiscalização pode invalidar o vídeo ou a análise.
-Em caso de suspeita de outro piloto estar utilizando outra ID na PSN será analisado o histórico do piloto nas corridas da LIGA ZGT, e o piloto terá que durante o periodo de analise comprovar por filmagem o seu tempo.
9.1 Comissão julgadora
- LUIZA SILVIA
- RODRIGO
- MARCO AURELIO
- JONATHAN GUIZILIN
- DANIEL
- ANDERSON
- RONALDO SOUZA
9.2 Vídeos de Corrida
- É obrigatório gravar as corridas, sendo que o piloto que não gravar a corrida será automaticamente considerado culpado do acidente, vídeos da transmissão não serão válidos para análise. Mesmo se demonstrarem a inocência do piloto, vídeos da transmissão serão desconsiderados.
- O piloto tem 24 horas após o horário de início da corrida para solicitar análises de incidentes do evento. O piloto deve enviar o vídeo para a organização do campeonato no e-mail equipezgt6@gmail.com.
- A defesa terá 24 horas para enviar o vídeo de resposta após receber a mensagem. Passado este período o piloto perde o direito de enviar o vídeo, será considerado apenas e tão somente o vídeo do pedido de análise, sem exceções.
- Nos vídeos de pedidos de análise e de defesa, é obrigatório ao piloto fazer o vídeo contendo a tela inteira, em alta resolução, com a telemetria visível e com a função do replay de constarem todas informações na tela ativada. No caso de haver informações ocultas ou baixa resolução, a equipe de fiscalização pode invalidar o vídeo ou a análise.
-Em caso de suspeita de outro piloto estar utilizando outra ID na PSN será analisado o histórico do piloto nas corridas da LIGA ZGT, e o piloto terá que durante o periodo de analise comprovar por filmagem o seu tempo.
- Após aplicação dos critérios previstos nas regras do campeonato e estatuto da ZGT, a organização responderá por e-mail os resultados e possíveis advertências e punições.
- É responsabilidade do piloto ler o Estatuto ZGT (cujo link se encontra na barra na parte superior do site), pois seu conteúdo é complementar às regras do campeonato e também são aplicadas como regras do campeonato.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do campeonato pelos canais de comunicação.
🔓10.0- DAS DEFINIÇÕES E DO REGULAMENTO DA SALA Campeonato:
Carros
Categoria GR.3
Pneus
A escolha de pneus será de corrida, em contra partida será obrigatório usar mesmo composto, o consumo de pneus 7x e combustível será configurado como 3x.
Assistências
Assistências permitidas:
- Realistas
Controle de Tração e ABS
Danos
- Danos Totais
Penalidades:
- Penalidade ligada
Aderência da Pista
- A aderência será deixada em modo real.
Largada
Preferencialmente, largadas serão dadas em movimento MANUAL. O procedimento de largada pode ser modificado. A ZGT se responsabilizará em avisar e explicar previamente aos pilotos se mudanças se fizerem necessárias.
11.0 Regras de convivência e respeito
- Todo piloto tem obrigação, como piloto e como pessoa, manter o respeito aos concorrentes e membros da organização.
- Todas reclamações devem ser feitas diretamente à organização do campeonato de forma particular. É proibido ao piloto reclamações públicas através de redes sociais, grupos de whatsapp e PSN. O piloto que infringir essa regra será penalizado com advertência para corrida seguinte. No caso da sua segunda vez ele receberá penalidade maior.
- Fica proibido ao piloto fazer a postagem de vídeos em redes sociais e grupos de whatsapp envolvendo incidentes de corrida que tenham o intuito de denegrir a imagem de outros pilotos ou da organização do campeonato. A postagem de vídeos com ultrapassagens limpas e disputas sadias está permitida. Em caso de denúncias, haverá apuração dos fatos pela organização do campeonato.
- Nos lobbys e comentários das transmissões, é proibido o piloto postar conteúdo pornográfico, ofensivo, palavras de baixo escalão, conteúdo que não se refere a LIGA ZGT, postagem de outros vídeos para poluição do chat " vídeos de outros campeonatos e ligas que não pertence a ZGT, politica, futebol, imagem que não se refere a LIGA ZGT campeonato mundial.
- Exclusão do grupo resultará no caso dos participantes não cumprirem as regras do Grupo LIGA ZGT.
12.0- PROCEDIMENTOS DE ENTRADA NA SALA
Só será permitida a entrada na sala durante eventos da divisão à qual o piloto pertence. Após entrada, o fiscal de prova enviará uma mensagem para entrar na party para o briefing. Caso o participante entre sem ser chamado, esse ficará sujeito à devida penalidade.
É proibido aos pilotos que estão no briefing entrar na pista para realizar aquecimento. Aos pilotos que não estão na sala de briefing, é permitido entrar na pista para aquecimento.
Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, nesse caso haverá penalidade ou ate exclusão do campeonato.
12.1- CONEXÃO
Previamente ao início do treino qualificatório, seguir as instruções do diretor do campeonato durante os procedimentos de teste de conexão dos pilotos. Será proibido fazer o treino de classificação os pilotos que tiverem problemas na conexão durante as etapas.
Ao ser perguntado quantos pilotos estão na pista, o piloto deve entrar no evento (selecionar o sinal de correto de cor verde, última opção à esquerda e abaixo na tela), selecionar o binóculo (modo observação de corrida), informar no chat do lobby o número total de pilotos que vê (incluindo a si mesmo).
Desligar o computador, notebook e celular para deixar apenas o ps4 conectado à internet (evitar variações na banda e lags repentinos).
Antes da corrida, limpar o cache de arquivos temporários do jogo, resetar modem e resetar o ps4. Para limpar todo o cache do ps4, desligar ele da tomada por 15 segundos.
Configurar o roteador para utilizar NAT 2 para manter a conexão mais estável.
Se tiver problemas ao entrar na sala, desligue o ps4 e modem e limpe os arquivos temporários, seguir as instruções da organização passo a passo, já que quando este imprevisto ocorre a liga se responsabiliza em guiar e acompanhar o procedimento do piloto passo a passo.
Para se iniciar o evento, os pilotos tem que estar vendo pelo menos 80% dos outros participantes.
Em caso de perda de conexão durante o treino qualificatório, é permitido ao piloto retornar à sala e participar do evento, após o término do treino qualificatório, o piloto não pode retornar mais à sala. No caso de desconexão durante a corrida, não é permitido ao piloto retornar à sala.
OBS: no caso de desconexão na 4a etapa, pertencente à rodada dupla, o piloto pode retornar à sala no período entre o término da primeira bateria e início da segunda para disputar a 5a etapa. Devido à situação especial de escolha do grid de largada deste evento, o piloto que perder a conexão na primeira bateria irá iniciar no fim do grid a segunda bateria.
12.2- RECOMENDAÇÕES DE PILOTAGEM
As corridas são com largada com falsa partida, o piloto deve aguardar o sinal verde para colocar o carro em movimento.
A primeira curva é um ponto muito importante, não se deve colocar outro piloto em perigo.
Evitar linhas de três pilotos (three wide) em disputa de posição.
Facilitar a ultrapassagem quando retardatário.
Montar a estratégia antes da corrida.
Treinar e achar o melhor acerto do carro.
Olhar constantemente o retrovisor e o radar.
Estudar o tempo total perdido com paradas nos boxes.
Evitar o vácuo quando há a possibilidade de LAG.
Categoria GR.3
Pneus
A escolha de pneus será de corrida, em contra partida será obrigatório usar mesmo composto, o consumo de pneus 7x e combustível será configurado como 3x.
Assistências
Assistências permitidas:
- Realistas
Controle de Tração e ABS
Danos
- Danos Totais
Penalidades:
- Penalidade ligada
Aderência da Pista
- A aderência será deixada em modo real.
Largada
Preferencialmente, largadas serão dadas em movimento MANUAL. O procedimento de largada pode ser modificado. A ZGT se responsabilizará em avisar e explicar previamente aos pilotos se mudanças se fizerem necessárias.
11.0 Regras de convivência e respeito
- Todo piloto tem obrigação, como piloto e como pessoa, manter o respeito aos concorrentes e membros da organização.
- Todas reclamações devem ser feitas diretamente à organização do campeonato de forma particular. É proibido ao piloto reclamações públicas através de redes sociais, grupos de whatsapp e PSN. O piloto que infringir essa regra será penalizado com advertência para corrida seguinte. No caso da sua segunda vez ele receberá penalidade maior.
- Fica proibido ao piloto fazer a postagem de vídeos em redes sociais e grupos de whatsapp envolvendo incidentes de corrida que tenham o intuito de denegrir a imagem de outros pilotos ou da organização do campeonato. A postagem de vídeos com ultrapassagens limpas e disputas sadias está permitida. Em caso de denúncias, haverá apuração dos fatos pela organização do campeonato.
- Nos lobbys e comentários das transmissões, é proibido o piloto postar conteúdo pornográfico, ofensivo, palavras de baixo escalão, conteúdo que não se refere a LIGA ZGT, postagem de outros vídeos para poluição do chat " vídeos de outros campeonatos e ligas que não pertence a ZGT, politica, futebol, imagem que não se refere a LIGA ZGT campeonato mundial.
- Exclusão do grupo resultará no caso dos participantes não cumprirem as regras do Grupo LIGA ZGT.
12.0- PROCEDIMENTOS DE ENTRADA NA SALA
Só será permitida a entrada na sala durante eventos da divisão à qual o piloto pertence. Após entrada, o fiscal de prova enviará uma mensagem para entrar na party para o briefing. Caso o participante entre sem ser chamado, esse ficará sujeito à devida penalidade.
É proibido aos pilotos que estão no briefing entrar na pista para realizar aquecimento. Aos pilotos que não estão na sala de briefing, é permitido entrar na pista para aquecimento.
Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, nesse caso haverá penalidade ou ate exclusão do campeonato.
12.1- CONEXÃO
Previamente ao início do treino qualificatório, seguir as instruções do diretor do campeonato durante os procedimentos de teste de conexão dos pilotos. Será proibido fazer o treino de classificação os pilotos que tiverem problemas na conexão durante as etapas.
Ao ser perguntado quantos pilotos estão na pista, o piloto deve entrar no evento (selecionar o sinal de correto de cor verde, última opção à esquerda e abaixo na tela), selecionar o binóculo (modo observação de corrida), informar no chat do lobby o número total de pilotos que vê (incluindo a si mesmo).
Desligar o computador, notebook e celular para deixar apenas o ps4 conectado à internet (evitar variações na banda e lags repentinos).
Antes da corrida, limpar o cache de arquivos temporários do jogo, resetar modem e resetar o ps4. Para limpar todo o cache do ps4, desligar ele da tomada por 15 segundos.
Configurar o roteador para utilizar NAT 2 para manter a conexão mais estável.
Se tiver problemas ao entrar na sala, desligue o ps4 e modem e limpe os arquivos temporários, seguir as instruções da organização passo a passo, já que quando este imprevisto ocorre a liga se responsabiliza em guiar e acompanhar o procedimento do piloto passo a passo.
Para se iniciar o evento, os pilotos tem que estar vendo pelo menos 80% dos outros participantes.
Em caso de perda de conexão durante o treino qualificatório, é permitido ao piloto retornar à sala e participar do evento, após o término do treino qualificatório, o piloto não pode retornar mais à sala. No caso de desconexão durante a corrida, não é permitido ao piloto retornar à sala.
OBS: no caso de desconexão na 4a etapa, pertencente à rodada dupla, o piloto pode retornar à sala no período entre o término da primeira bateria e início da segunda para disputar a 5a etapa. Devido à situação especial de escolha do grid de largada deste evento, o piloto que perder a conexão na primeira bateria irá iniciar no fim do grid a segunda bateria.
12.2- RECOMENDAÇÕES DE PILOTAGEM
As corridas são com largada com falsa partida, o piloto deve aguardar o sinal verde para colocar o carro em movimento.
A primeira curva é um ponto muito importante, não se deve colocar outro piloto em perigo.
Evitar linhas de três pilotos (three wide) em disputa de posição.
Facilitar a ultrapassagem quando retardatário.
Montar a estratégia antes da corrida.
Treinar e achar o melhor acerto do carro.
Olhar constantemente o retrovisor e o radar.
Estudar o tempo total perdido com paradas nos boxes.
Evitar o vácuo quando há a possibilidade de LAG.
BOA SORTE A TODOS OS PILOTOS E BOM DIVERTIMENTO