LIGA ZGT - GRAN TURISMO SPORT PS4 - 14º CAMPEONATO MUNDIAL - REGULAMENTO - INSCRIÇÕES ABERTAS -


14° CAMPEONATO MUNDIAL 



Após o sucesso da última edição, apresentamos o 14° CAMPEONATO MUNDIAL para fechar 2018 com chave de ouro, em meio às comemorações do primeiro aniversário do Gran Turismo Sport cheio de novidades para nossos pilotos da categoria GT3, demonstrarem seu potencial em disputas cada vez mais acirradas.

1.0 - Divisões, acesso e rebaixamento


Os pilotos serão divididos em 12 DIVISÕES, cada uma com 15 vagas.

Nesta edição, excluiu-se a antiga Divisão 9, ao mesmo tempo em que criamos duas novas divisões: a categoria Iniciantes e a Categoria Feminina.

A Iniciantes foi criada para pilotos ganharem experiência e desenvolverem seu potencial sem a pressão envolvida nas divisões superiores. Pilotos da categoria Iniciantes que tiverem uma evolução precoce, a partir de critérios da ZGT, serão remanejados para vagas em divisões superiores.

A divisão Feminina, já que, cada vez mais, mulheres tem entrado no mundo dos Esports Online, a ZGT, sempre pioneira e à frente de seu tempo, já quer proporcionar essa oportunidade para os colírios de nossos olhos demonstrarem que lugar de mulher não é pilotando fogão mas sim pilotando nas pistas em alta velocidade.

É obrigatório aos pilotos sem participação no campeonato anterior a realização da tomada de tempo, a qual é usada para nivelar a ordem de quais pilotos tem prioridade no preenchimento de vagas abertas em divisões superiores.

AGENDA SEMANAL DO CAMPEONATO POR DIVISÃO E DIA DE CORRIDA


1º Divisão - terça-feira 23:00 horas - desce 5 pilotos

2º Divisão - quarta-feira 22:45 horas - sobem 5 pilotos - descem 5 pilotos

3º Divisão - quarta-feira 20:30 horas - sobe 5 pilotos  - descem 5 pilotos 

4º Divisão - sexta-feira as 20:00 horas - sobem 4 pilotos - sobe 1 piloto para div. 2 - desce 5 pilotos

5º Divisão - domingo 23:00 horas - sobe 4 pilotos - sobe 1 piloto para div 3 - desce 5 pilotos 

6º Divisão - sexta-feira 00:30 horas - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 4 - desce 5 pilotos - divisão aberta

7º Divisão "Especial" 15 vagas domingo 14:00 horas - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 5 - desce 5 pilotos - divisão aberta

8º Divisão - quinta-feira 22:30 horas - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 5 - sobe 1 piloto para div. 6 - desce 5 pilotos - divisão aberta 


9º Divisão -  domingo 18:30 horas - sobe 3 pilotos div 8 - sobe 1 piloto para div. 6 - sobe 1 piloto para div. 7 - desce 5 pilotos - divisão aberta  

10º Divisão -  domingo 20:45 horas - sobe 3 pilotos div 9 - sobe 1 piloto para div. 7 - sobe 1 piloto para div. 8 - desce 5 pilotos - divisão aberta  

11º Divisão -  sexta-feira 22:15 horas - sobe 3 pilotos - sobe 1 piloto para div. 8 - sobe 1 piloto para divisão 9 - desce 5 pilotos - divisão aberta

Categoria de Iniciantes - sábado 21:30 


As divisões abertas podem receber qualquer piloto, ficando a cargo da ZGT a organização de realocamento de pilotos após as provas de tomada de tempo.

Após iniciado o campeonato, mudanças de divisão apenas serão permitidas da 3ª até a 8a etapa, novos pilotos podem vir a serem aceitos até a 8a etapa também.
Pilotos novos ou remanejados entram na sua nova divisão com zero pontos (independente da pontuação em sua divisão anterior nos casos de realocação) e com lastro de 1% de peso por etapa anterior já disputada acrescentado ao peso do veículo a partir do peso do veículo estipulado pela ZGT no início do campeonato. 

Importante: Para solicitar entrada ou remanejo de divisão, o piloto deve entrar em contato com a ZGT, que fará o possível, dentro de seus critérios, para solucionar a situação.

2.0 -Para efetuar a Inscrição:

Durante o período de até , o piloto deve enviar as informações abaixo para algum dos contatos fornecidos em 2.3 e efetuar o pagamento de sua inscrição conforme 2.2

2.1 - Informações a serem fornecidas na inscrição

Nome completo

ZAP ou Facebook

ID na PSN



2.2 - Da inscrição
Inscrição: 40 reais.
Pagamento realizado em conta bancária ou pelo mercado livre, consultando e informando antes o diretor do campeonato, para não haver erros ou desentendimentos nos procedimentos. Assim, que efetuado, o piloto deve enviar o comprovante para o diretor do campeonato.


Contatos: 

e-mail equipezgt6@gmail.com 
facebook https://www.facebook.com/profile.php?id=100012002088641 

ZAP 17 991259052

Adicionar ID na PSN ZUQUEIRO 


*Premiação:


Campeão: Troféu personalizado com envio do frete para campeão de cada divisão. 

Vice Campeão: Medalha de 2º Lugar 
3º Lugar: Medalha de 3º Lugar

Sorteio cockpit JNS cockpit no final da temporada a todos os pilotos que comparecer em todas as etapas.

Envio das medalhas ficará a critério dos pilotos.


3.0 Transmissão ao vivo


Todas as Etapas são transmitidas ao vivo pelo canal da LIGA ZGT, com a narração já consagrada do nosso querido ZUQUEIRO e com seus convidados, pilotos congrados em experiência e velocidade, nos comentários.

As transmissões iniciam durante o treino classificatório.

link: http://www.youtube.com/c/LigaZGT 

Sempre que possível, são realizadas entrevistas com os pilotos que alcançam o pódio ao final da corrida. Lembrando que atrasos por problemas de conexões de usuários podem causar atraso do evento podendo ser cancelada a entrevista na ausência de tempo hábil para ela devido à manutenção da agenda de corridas e ser prioridade exatamente não atrasar o início dos eventos.


4.0 Tomada de Tempo e Classificatória de Vagas.

É obrigatório aos pilotos novos participar da tomada de tempo.
Aos pilotos remanescentes do campeonato anterior, eles podem participar da tomada de tempo com o intuito de tentar preencher vagas, caso sejam abertas por desistência de algum piloto, de divisões superiores.

Após o inicio da Temporada todos os pilotos que entrar serão colocado para entrada na última divisão, somente em caso de pilotos da última divisão não ter interesse em subir de divisão. Todos os procedimentos de acesso e rebaixamento será controlado pela Organização da LIGA ZGT.

Após o início do campeonato, fica a cargo da organização o posicionamento e remanejo de pilotos novos e pilotos já disputando o campeonato usando os critérios de tomada de tempo e de bom senso para evitar desigualdades técnicas dentro das divisões.

4.1 Datas da realização das tomadas de tempo:

Pilotos terão uma oportunidade dentro de 8 sessões para efetuar sua tomada de tempo, sendo responsabilidade do piloto evitar deixar para as últimas sessões e evitar o risco de não conseguir vaga para sua tomada de tempo.
Caso não consiga realizar a tomada de tempo, o piloto será posicionado como último colocado na ordem de prioridade para preenchimento de vagas.

Para realizar a tomada de tempo, o piloto deve entrar no lobby com o host ZUQUEIRO nas datas e horários abaixo.


Dia 4 de Outubro quinta-feira 22:00 

Dia 4 de Outubro quinta-feira 23:00

Dia 5 de Outubro Sexta-feira 19:00

Dia 5 de Outubro Sexta-feira 20:00

Dia 7 de Outubro Domingo 19:00

Dia 7 de Outubro Domingo 20
:00 

Dia 8 de Outubro Segunda-Feira 18:00

Dia 8 de Outubro Segunda-Feira 20:00

Após o piloto entrar na sala deve aguardar chamado para o briefing, não sendo permitido entrar na pista para aquecimento no meio tempo.

O horário de abertura de sala ocorrerá pontualmente, caso o piloto não consiga entrar pelas 15 vagas da sessão já terem sido preenchidas, deve tentar novamente em outro horário, relembrando que é responsabilidade do piloto não deixar para a última hora e o risco é por conta própria.


A volta válida é a volta mais rápida do piloto que aparecer na transmissão do youtube. Após fechar o período de tempo estipulado junto ao aviso do diretor de prova que o tempo acabou, os pilotos ficam proibidos de fechar mais voltas, devendo parar seu carro e aguardar 5 minutos para que se passe carro por carro na transmissão e revisar a melhor volta de cada um. Caso o piloto complete mais voltas, será desqualificado.

No caso de o piloto perder a conexão durante a tomada de tempo, ele pode retornar ao lobby e seguir dando voltas dentro período de tempo estipulado. Caso retorne, vale a volta mais rápida após o retorno (mesmo se a anterior for mais rápida). No caso de não retornar, vale a volta mais rápida que estiver presente na transmissão do youtube.


4.2 Como será a tomada de Tempo:


O piloto tem 20 minutos a partir da abertura da pista anunciada pelo host através do chat do lobby para registrar sua melhor volta.
O circuito utilizado será o de Autodromo Lago Maggiore GP, um circuito altamente técnico, com transmissão ao vivo pelo canal da LIGA ZGT para comprovar a veracidade dos dados e das voltas realizadas pelos pilotos.
Abaixo, as configurações usadas no lobby para a tomada de tempo.








O veículo disponível será o Dodge Viper GT3 GR.3 com 550hp e 1096kg ajuste de setup afinação proibido (exceto a tomada de tempo pré-campeonato em que o setup é fechado, em todos outros eventos é permitido o ajuste do carro)

Desgaste de pneu e combustível: 2x

Pneus: livres

Após conclusão da tomada de tempo, serão compiladas as melhores voltas de cada piloto para a posterior divulgação da classificação e comunicação em relação ao preenchimento de vagas ao longo das divisões.

Em relação aos pilotos que já vinham participando de campeonatos da ZGT e já tinham sua vaga de divisão garantida, no caso de aberturas de vagas em divisões superiores e no caso de interesse dos pilotos em preenchê-la, dar-se-á prioridade aos pilotos que tiverem realizado tomada de tempo.


5.0- Veículos disponíveis:





Os veículos serão sorteados no dia 10 de Outubro às 20:30

18 veículos da categoria GT3 (denominada gr.3 no jogo) estarão disponíveis nesta temporada.

Dois carros serão sorteados para cada piloto, um carro de tração MR e outro de tração FR, devendo o piloto optar por apenas um deles para todas as etapas, sendo que o piloto tem até a primeira etapa para decidir. O carro que o piloto correr a primeira etapa será o carro considerado escolhido pelo piloto perante a organização.

Cada carros poderá ser sorteado duas vezes no sorteio, ou seja, para cada divisão, haverá no máximo dois carros repetidos dentro de cada divisão dentre os pilotos.

O sorteio será realizado ao vivo com tabelas informando os carros sorteados para cada piloto.

Os Carros sorteados são os 18 abaixo:

Mercedes SLS AMG GT3´11 FR

Jaguar F-Type GT3 FR

Chevrolet Corvette C7 GT3 FR

Hyundai Genesis GT3 FR 


Mitsubishi Lancer Evo Final GT3 FR

BMW M3 GT3´11 FR

Aston Martin V12 Vantage GT3 ´12 FR

Lexus RC F GT3 2017 FR 

Nissan Nismo GT-R GT3 N24 Schulza Motorsport FR


Audi R8 LMS ultra MR

Ford GT LM Spec II Test Car MR


Honda NSX GT3 MR

Lamborghini Huracan GT3 MR

Porsche 911 GT3 MR

Mclaren 650S GT3 MR

Ferrari 458 GT3 MR

Peugeot RCZ GT3 MR


ALFAROMEO 4C GT3 MR


Dodge Viper, usado na tomada de tempo, não será incluso no campeonato.

5.1 LASTRO

Lastros serão atribuídos por porcentagem aos primeiros 10 colocados de cada etapa, exceto na rodada dupla.
Na rodada dupla, correspondente a 4a e 5a etapa, será usado em ambas etapas o mesmo lastro (ou seja, o lastro usado na 4a etapa). Para a 6a etapa, o lastro será adicionado considerando um resultado e um lastro a ser adicionado por cada etapa da rodada dupla. Ou seja, durante a 4a e 5a etapa não ocorrerá adição de lastro, para a sexta etapa, ocorrerão duas adições, uma pela 4a e uma pela 5a etapa.
Essas etapas ocorrerão entre 6/11 até 11/11.

Lastro de peso adicionado de acordo com posição:

1º Recebe 4%
2º Recebe 3%
3º Recebe 2.5%
4º Recebe 2%
5º Recebe 1.6%
6º Recebe 1.3%
7º Recebe 1%
8º Recebe 0.6%
9º Recebe 0.3%
10º Recebe 0.1%

Exemplo: 
Veículo BMW inicia uma etapa com 85% de peso, chega na segunda posição na corrida, na próxima corrida, por receber um lastro de 3%, o carro inicia a etapa seguinte com 88% de peso.

Veículo Honda NSX com 102% de peso + 4% de lastro o carro ficaria com 106% de lastro para próxima etapa.

Em relação aos carros com porcentagem quebrada, será arredondado para a porcentagem abaixo no caso de 0.1, 0.2, 0.3 e 0.4, exemplo, carro com lastro 88.3% correrá com 88%.
Para as porcentagens 0.5, 0.6, 0.7, 0.8, 0.9 o arredondamento será para cima. Exemplo, carro com lastro 88.8% correrá com 89%.
A soma das porcentagens quebradas será sempre considerando o somatório de todas etapas, exemplo, carro que inicia o campeonato com 85% e recebe de lastro 0.3%+0.1% terá um resultado de 85.4%. Na etapa seguinte, ele correrá com 85% (arredondamento para baixo relativo ao 0.4%). Digamos, este mesmo carro chega na 9a colocação na respectiva etapa, recebe 0.3% e fica com um lastro total 85.7%, na etapa seguinte, este carro iniciará o evento com 86% (arredondamento para cima relativo ao 0.6%).

No caso de o piloto atingir o limite de peso máximo, ele correrá o restante das etapas com este peso, sem adição de lastro por já ter atingido o máximo.

5.2 
GANHO DE POTÊNCIA

Neste campeonato, o piloto poderá ter o ganho de 1% de potência se preencher os pré-requisitos abaixo em duas oportunidades, sendo que se preencher os pré-requisitos em ambas, será premiado com o 1% extra em ambas(pode chegar a 2%).
Após recebido o 1%, este será usado até o final do campeonato.

Oportunidade 1, pré-requisitos: ao final da terceira etapa, todos pilotos que completarem mais de 75% das voltas (número de voltas necessárias via arredondamento para cima, se for o caso) das primeiras 3 etapas, leia-se, em cada uma das 3 etapas ter completado mais de 75% das voltas dela. Em caso de desconexão antes do percurso mínimo estipulado, o piloto perde o direito a este ganho.


Oportunidade 2: chegar ao final da sétima etapa tendo completado mais de 75% das voltas de cada etapa entre as etapas 4 e 7 (independente dos ocorridos das etapas 1 a 3).



6.0- DAS ETAPAS


As etapas ocorrerão de acordo com a agenda do campeonato, caso ocorram problemas que impeçam o bom andamento, conforme critérios do diretor de prova, a data da prova poderá ser alterada.

O campeonato será com treinos qualificatórios de 12 minutos para pista com extensão menor do que 10km. Para pistas entre 10 a 20km, treinos qualificatórios durarão 15 minutos. Para pista acima de 20km, cada piloto tem direito a uma volta rápida.
Para pista oval e semi-oval, cada piloto tem direito a duas voltas rápidas.
OBSERVAÇÂO IMPORTANTE: neste campeonato a segunda perna da rodada dupla, 4a e 5a etapas, contará com o circuito oval de Blue Moon Bay. Neste caso, não haverá treino qualificatório entre as etapas. O grid será referente ao resultado de chegada dos pilotos na 4a etapa (a ser sorteada), contando com grid invertido do primeiro ao oitavo colocados, grid não-invertido para o restante.
No caso de perda de conexão, o piloto poderá retornar ao lobby no período entre o término da quarta etapa e início da quinta para competir pela quinta etapa.

O treino qualificatório inicia com aviso no chat do lobby, podendo os pilotos saírem de seus boxes apenas após esse aviso. Em seguida, pelo chat do lobby, é comunicado aos pilotos o horário de término do treino qualificatório.

Antes de cada etapa, previamente ao treino qualificatório, é obrigatório o piloto entrar na party iniciada pelo diretor do campeonato no momento em que for chamado para ouvir o briefing, percorrendo as informações e recomendações daquele dia de corrida.

6.1 Datas e configurações do circuitos:










Neste campeonato, serão utilizados apenas circuitos reais, exceto Blue Moon Bay. A ordem para as etapas correspondentes de cada circuitos será sorteada na data
A quinta etapa não fará parte do sorteio por ser previamente decidido que consistirá na etapa de Blue Moon Bay, dentro da rodada dupla.

Relação dos circuitos no sorteio:
Mount Panorama
Brands Hatch
Suzuka
Red Bull Ring
La Sarthe
Nurburgring 24h
Interlagos
Monza
Fuji Speedway F














Corrida dos Campeões dia 18 dezembro 22h30

Circuito de Catalunya-Barcelona 22 voltas

Pilotos participantes

Campeão das divisões
Vice campeão da 1ª e 2ª divisão.

*Se caso chegar o Circuito de Fuji Speedway F até dia 10 de outubro estará entrando no lugar do circuito de Willow Springs.

7.0- Da pontuação:


1º =25

2º =18

3º =15

4º =12

5º =10

6º =8

7º =6

8º =4

9º =2

10º =1


7.1- Em caso de empate na pontuação, os critérios adotados serão:

1- Pontuação na fase anterior

2 - As melhores posições terminadas nas provas.


8.0- DA PILOTAGEM E PENALIDADES POR MÁ CONDUÇÃO


Regras Gerais

Definições gerais: incidente é o contato em que não há dano a nenhum dos carros envolvidos mas havendo perda de tempo para algum dos pilotos podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, acidente é o contato em que há dano a algum dos veículos, podendo haver julgamento de culpabilidade ou não, contato inocente é o contato em que nenhum dos pilotos sofre qualquer perda devido a ele, não havendo culpabilidade.

Defina-se preferencial: no caso de dois pilotos estiverem parcial ou totalmente lado a lado rumo a um ponto ou uma curva em que na melhor trajetória a ser percorrida por ambos há sobreposição de linhas, haverá casos em que ambos devem dar espaço um ao outro(mesmo significando uma trajetória e velocidade subótima, leia-se, por exemplo, ao dividir uma curva) e casos deles deve desacelerar pelo outro ter prioridade, neste caso, um dos pilotos tem a preferencial (exemplo, antes de dividir uma curva, um carro está menos de metade do veículo lado a lado, o piloto a frente tem a preferencial e o outro deve desacelerar). A preferencial é usada para julgar culpabilidade no caso de incidentes e acidentes.

Linha ótima: linha de percurso que leva ao menor tempo de volta em uma pista.

Regras gerais

1 - Todo piloto tem como prioridade evitar incidentes e acidentes, sendo essa regra aplicada acima das outras. Exemplo, um piloto atravessar um carro "fantasma" para evitar contato com outro piloto. A toda regras abaixo, acrescenta-se que pode ser desrespeitada se o piloto o fizer para evitar um incidente ou acidente e/ou que não tenha um ganho de tempo ao fazê-lo.

1.1 - Todo piloto que não fizer o que estiver ao seu alcance para evitar um acidente evitável será penalizado. Exemplo: piloto tenta se aproveitar de um acidente à sua frente e não desacelera, tendo um imprevisto, algo inerente a acidentes, e acaba se acidentando junto e piorando a gravidade dos danos dos outros.

2 - Nenhum piloto deve andar no sentido contrário ao da corrida, exceto se manobrando após alguma rodada ou saída de pista no momento em que for seguro o fazer sem entrar no caminho de outros carros, leia-se, um piloto manobrando não deve causar com que um piloto em velocidade de corrida altere sua linha planejada para evitar contato, sendo passível de punição.

3 - Nenhum piloto deve atravessar outro carro que esteja fantasma.

4 - Todo piloto com danos significativos em seu carro deve dar preferencial (leia-se, sair da linha ótima de corrida) a pilotos com carros inteiros ou com danos que gerem uma diferença de velocidade significativa (use-se cerca de 5 segundos por volta ou mais de 2 segundos por setor, não sendo estes parâmetros fixos nem absolutos, sendo cada caso e suas subjetividades avaliadas pelos comissários de prova)

5 - É proibido ao piloto usar piloto automático durante a qualificação ou durante ao corrida.

Saída do pit em qualificação e em corrida:
1 - A preferencial é de quem já está na pista, exceto pistas em que a saída do pit se sobrepõem à linha ótima. Neste caso, ao sair do pit, o piloto deve-se manter na faixa associada à linha ótima e só podendo sair dela no caso de poder sair desta linha sem causar alteração de percurso de outros carros mais rápidos.

2 - É obrigação do piloto em pista cuidar para não ter contato de pilotos saindo do pit. Em caso de piloto saindo do pit em pista que a saída do pit se sobrepões à linha ótima, este deve sair da linha para evitar contato. Em caso de ultrapassagem, ou qualquer outro motivo, em pistas que a saída do pit não se sobrepõem à linha ótima e um piloto estiver saindo do pit, o piloto em pista deve agir de acordo para evitar contato, abortando a ultrapassagem ou desacelerando.

Qualificação:
1 - Nenhum piloto que não esteja em volta rápida deve causar com que outro piloto em volta rápida seja obrigado a alterar seu percurso saindo da linha ótima.

2 - Nenhum piloto em volta rápida sem nenhum dano em seu carro tem obrigação de mudar seu percurso por nenhum outro carro, mesmo se o outro carro estiver significativamente mais rápido.

Largada:
1 - No caso de largada lançada pelo jogo, aplicam-se desde o momento em que o jogo passa o comando do carro para o jogador as regras de corrida em curso

2 - No caso de largada com safety car, aplicam-se as regras abaixo:

2.1 - O piloto deve aguardar a passagem do safety car e a saída dos pilotos à frente para se locomover, na ausência de safety car, deve aguardar os pilotos da frente se locomoverem. No caso de um piloto demorar mais do que 5 segundos para se locomover após a saída do da frente, o piloto pode partir.

2.2 - O piloto deve manter-se entre a velocidade mínima tal e veocidade máxima tal, é proibido ao piloto usar os freios durante a volta de aquecimento de pneus, exceto para evitar incidentes no caso de imprevistos.

2.3 - Recomenda-se que o piloto mantenha um intervalo de 1 a 1,500 segundo para o piloto à sua frente.

2.4 - No caso de imprevistos e o piloto perder contato com o piloto à frente, o piloto pode ultrapassar o limite de velocidade e usar os freios até chegar a um intervalo de 2 segundos do piloto da frente, sendo a regra 2.2 aplicada novamente no intervalo de distância entre 1 e 2 segundos. ( se o safety car desacelera para esperar, os pilotos à frente são prejudicados por esfriamento de pneus, além da questão de tempo de demora para se comunicar com o piloto do safety car, além de o caso de o pole estiver sem safety car à frente)

2.5 - Exceto casos excepcionais, como acidentes, é proibida a ultrapassagem durante a volta de apresentação.


2.6 - O piloto só poderá ultrapassar, quando passar na linha de chegada.
Corrida em curso
1 - Ultrapassagens: recomenda-se fazê-las nas retas. Um piloto tem o direito de dividir a preferencial se estiver com mais da metade do carro lado a lado do outro carro antes do ponto de frenagem usual que os pilotos usam em outras voltas. Menos do que isso, o piloto deve desacelerar e posicionar-se atrás do outro veículo antes do ponto em que ele começa a virar, leia-se, não pode causar alteração no percurso do piloto da frente da linha ótima da corrida.

2 - Relativo a mergulhos: um piloto só pode ultrapassar outro estando atrás no ponto de frenagem usual se a diferença de desempenho dos carros for o suficiente para estar à frente do outro carro no ápice da curva se em nenhum momento causar alteração significativa de trajetória do piloto que vinha mais devagar à frente.

3 - É permitido ao piloto mudar sua trajetória uma única vez para defender sua posição antes de um curva. No caso de mudança de faixa, o piloto recomenda-se permanecer na mesma faixa inclusive durante a curva, sendo-lhe sugerido não retornar a faixas anteriores e deixar o espaço de um carro na faixa externa. Exemplo, se puxa o carro para a direita 2 faixas, deve fazer a curva usando essas duas faixas como referência, dando a oportunidade de o outro piloto ultrapassar por fora e emparelhar até o ponto do ápice da curva. Após o ápice da curva, o piloto pode espalhar se o carro que estiver por fora não estiver com sua metade lado a lado, voltando a ter preferência a partir desse ponto. No caso de o piloto ultrapassando por fora estiver com no mínimo sua metade lado a lado, a preferencial é dividida entre ambos. Devido à complexidade das peculiaridades de cada ultrapassagem e situações possíveis, será aplicado o bom senso dos comissários de prova.

4 - Pilotos retardatário não pode causar alteração de percurso quanto à linha ótima sendo percorrida pelos pilotos que estiverem lhes dando volta, mesmo que para isso seja necessário desacelerar e sair da sua linha ótima de percurso.

Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, bem como reclamações sobre a organização do campeonato. Nesses casos, haverá penalidade ou até exclusão do participante.

Caso acontecer problemas no servidor e 40% dos pilotos forem desconectados da sala naquele momento, será realizado uma nova corrida.
Caso acontecer problemas no com bugs que afetam 50% pilotos, será realizado uma nova corrida.

Caso acontecer problemas no servidor e a corrida não ter chegado a 50% não será validado a corrida.

Caso acontecer problemas no servidor e chegar a 50% do servidor e a corrida alcançar não ter alcançado 75%, será validado 50% dos pontos, arredondando para cima os pontos quebrados.


Em caso de fatos não ocorridos na comunidade da LIGA ZGT, ficará a cargo da organização julgar. 

9.0 PENALIDADES


PENALIDADE ADVERTÊNCIA: ADVERTÊNCIA VERBAL - Qualquer infração que não cause problemas a outros. 


PENALIDADE LEVE: ACRÉSCIMO 1 POSIÇÃO NO GRID - 2 PONTOS
 Causar um acidente. Mudar de direção na corrida atingindo outro piloto. Atingir o piloto da frente causando-lhe danos.


PENALIDADE MÉDIA: PERDA DE 2 POSIÇÕES  - 4 PONTOS Causar um acidente de porte médio. Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar. Ofensa média contra piloto ou fiscal. Atingir um carro durante uso de marcha ré.


PENALIDADE GRAVE: PERDA DE  4 POSIÇÕES NO GRID FINAL DA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 8 PONTOS. Causar um acidente de maior gravidade. Ofensa grave contra piloto ou fiscal. Usar veículo errado, Andar em sentido contrário. Retardatário ocasionar acidente. Tirar um piloto da prova com quebra total do carro.  Piloto que tiver penalidade de não participação do Treino Qualificatório e participar pela segunda vez.

PENALIDADE GRAVÍSSIMA: DESQUALIFICAÇÃO DE PROVA, SUSPENSÃO DA PRÓXIMA CORRIDA, MAIS PERDA DO TREINO QUALIFICATÓRIO - 25 PONTOS: Destruição do carro de propósito, provado por filmagem ou confissão. Ofensa contra piloto ou fiscal gravíssima. Causar um acidente de maior gravidade envolvendo vários carros pela segunda vez.

PENALIDADE DE DESQUALIFICAÇÃO: A Organização irá julgar caso a caso. Exemplos: vantagem indevida, desrespeito ao lastro, desrespeito a horários. 

Faltas justificáveis:
 O piloto terá um prazo até o dia 22 de Outubro de 2018 para justificar suas faltas, durante a temporada, após essa data, não serão validadas as justificativas de faltas.
O envio terá que ser realizado ao e-mail equipezgt6@gmail.com.
Após aceitação das justificativas de faltas, o piloto ficará isento de qualquer penalidade.
Após a data limite estipulada acima, não serão abertas exceções, sendo aplicadas as regras previstas em caso de falta.

Faltas no Campeonato:

O piloto que faltar 3 vezes terá descontado - 6 pontos do campeonato
O piloto que faltar 4 vezes terá descontado - 10 pontos do campeonato
O piloto que faltar 5 vezes será Excluído do campeonato.

Todos os acidentes ficará critério da analise da Fiscalização de prova.
 
9.1 Comissão julgadora 

- LUIZA SILVIA
- RODRIGO 
- MARCO AURELIO
- JONATHAN GUIZILIN
- DANIEL
- ANDERSON 


9.2 Vídeos de Corrida 


- É obrigatório gravar as corridas, sendo que o piloto que não gravar a corrida será automaticamente considerado culpado do acidente, vídeos da transmissão não serão válidos para análise. Mesmo se demonstrarem a inocência do piloto, vídeos da transmissão serão desconsiderados.

- O piloto tem 24 horas após o horário de início da corrida para solicitar análises de incidentes do evento. O piloto deve enviar o vídeo para a organização do campeonato no e-mail equipezgt6@gmail.com.

- A defesa terá 24 horas para enviar o vídeo de resposta após receber a mensagem. Passado este período o piloto perde o direito de enviar o vídeo, será considerado apenas e tão somente o vídeo do pedido de análise, sem exceções.

- Nos vídeos de pedidos de análise e de defesa, é obrigatório ao piloto fazer o vídeo contendo a tela inteira, em alta resolução, com a telemetria visível e com a função do replay de constarem todas informações na tela ativada. No caso de haver informações ocultas, a equipe de fiscalização pode invalidar o vídeo ou a análise.

- Apenas serão analisadas reclamações de pilotos com o replay original deles salvo por eles ao final da corrida. Em caso de o piloto usar replay de outro piloto, pedido não será analisado. Isso inclui pilotos que saírem do lobby antes do final da corrida e pilotos que perderem conexão, em ambos os casos, pedidos de análise não serão aceitos devido ao replay não pertencer ao piloto.

- Após aplicação dos critérios previstos nas regras do campeonato e estatuto da ZGT, a organização responderá por e-mail os resultados e possíveis advertências e punições.

- É responsabilidade do piloto ler o Estatuto ZGT (cujo link se encontra na barra na parte superior do site), pois seu conteúdo é complementar às regras do campeonato e também são aplicadas como regras do campeonato.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do campeonato pelos canais de comunicação.


10.0- DAS DEFINIÇÕES E DO REGULAMENTO DA SALA




Carros


Categoria GR.3


Pneus


A escolha de pneus será de corrida, em contra partida será obrigatório usar mesmo composto, o consumo de pneus 3x e combustível será configurado como 2x.


Assistências


Assistências permitidas:

- Realistas
Controle de Tração e ABS


 Danos


- Danos Totais


 Penalidades:


- Penalidade ligada 


 Aderência da Pista


- A aderência será deixada em modo real.


 Largada

Preferencialmente, largadas serão dadas em movimento. Devido a bugs associados com algumas das últimas atualizações, o procedimento de largada pode ser modificado. A ZGT se responsabilizará em avisar e explicar previamente aos pilotos se mudanças se fizerem necessárias.


11.0 Regras de convivência e respeito

- Todo piloto tem obrigação, como piloto e como pessoa, manter o respeito aos concorrentes e membros da organização.

- Todas reclamações devem ser feitas diretamente à organização do campeonato de forma particular. É proibido ao piloto reclamações públicas através de redes sociais, grupos de whatsapp e PSN. O piloto que infringir essa regra será penalizado com advertência para corrida seguinte. No caso da sua segunda vez ele receberá penalidade. 

- Fica proibido ao piloto fazer a postagem de vídeos em redes sociais e grupos de whatsapp envolvendo incidentes de corrida que tenham o intuito de denegrir a imagem de outros pilotos ou da organização do campeonato. A postagem de vídeos com ultrapassagens limpas e disputas sadias está permitida. Em caso de denúncias, haverá apuração dos fatos pela organização do campeonato.

- Nos lobbys e comentários das transmissões, é proibido o piloto postar conteúdo pornográfico, ofensivo, palavras de baixo escalão, conteúdo que não se refere a LIGA ZGT, postagem de outros vídeos para poluição do chat " vídeos de outros campeonatos e ligas que não pertence a ZGT, politica, futebol, imagem que não se refere a LIGA ZGT campeonato mundial. 

- Exclusão do grupo resultará no caso dos participantes não cumprirem as regras do Grupo LIGA ZGT. 

12.0- PROCEDIMENTOS DE ENTRADA NA SALA



Só será permitida a entrada na sala durante eventos da divisão à qual o piloto pertence. Após entrada, o fiscal de prova enviará uma mensagem para entrar na party para o briefing. Caso o participante entre sem ser chamado, esse ficará sujeito à devida penalidade.

É proibido aos pilotos que estão no briefing entrar na pista para realizar aquecimento. Aos pilotos que não estão na sala de briefing, é permitido entrar na pista para aquecimento.

Não será tolerada falta de respeito com os pilotos e fiscais de prova, nesse caso haverá penalidade ou ate exclusão do campeonato.


12.1- CONEXÃO

Previamente ao início do treino qualificatório, seguir as instruções do diretor do campeonato durante os procedimentos de teste de conexão dos pilotos.

Ao ser perguntado quantos pilotos estão na pista, o piloto deve entrar no evento (selecionar o sinal de correto de cor verde, última opção à esquerda e abaixo na tela), selecionar o binóculo (modo observação de corrida), informar no chat do lobby o número total de pilotos que vê (incluindo a si mesmo).

Desligar o computador, notebook e celular para deixar apenas o ps4 conectado à internet (evitar variações na banda e lags repentinos).

Antes da corrida, limpar o cache de arquivos temporários do jogo, resetar modem e resetar o ps4. Para limpar todo o cache do ps4, desligar ele da tomada por 15 segundos.

Configurar o roteador para utilizar NAT 2 para manter a conexão mais estável.

Se tiver problemas ao entrar na sala, desligue o ps4 e modem e limpe os arquivos temporários, seguir as instruções da organização passo a passo, já que quando este imprevisto ocorre a liga se responsabiliza em guiar e acompanhar o procedimento do piloto passo a passo.

Para se iniciar o evento, os pilotos tem que estar vendo pelo menos 80% dos outros participantes.

Em caso de perda de conexão durante o treino qualificatório, é permitido ao piloto retornar à sala e participar do evento, após o término do treino qualificatório, o piloto não pode retornar mais à sala. No caso de desconexão durante a corrida, não é permitido ao piloto retornar à sala.
OBS: no caso de desconexão na 4a etapa, pertencente à rodada dupla, o piloto pode retornar à sala no período entre o término da primeira bateria e início da segunda para disputar a 5a etapa. Devido à situação especial de escolha do grid de largada deste evento, o piloto que perder a conexão na primeira bateria irá iniciar no fim do grid a segunda bateria.


12.2- RECOMENDAÇÕES DE PILOTAGEM


As corridas são com largada com falsa partida, o piloto deve aguardar o sinal verde para colocar o carro em movimento.

A primeira curva é um ponto muito importante, não se deve colocar outro piloto em perigo.

Evitar linhas de três pilotos (three wide) em disputa de posição.

Facilitar a ultrapassagem quando retardatário.

Montar a estratégia antes da corrida.

Treinar e achar o melhor acerto do carro.

Olhar constantemente o retrovisor e o radar.

Estudar o tempo total perdido com paradas nos boxes.

Evitar o vácuo quando há a possibilidade de LAG.

RESULTADOS DO SORTEIO:
















BOA SORTE A TODOS OS PILOTOS E BOM DIVERTIMENTO